MIT cria material 10 vezes mais resistente e 20 vezes mais leve que o aço

Uma equipa de investigadores do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) criou um dos mais fortes materiais leves conhecidos, comprimindo e fundindo flocos de grafeno, uma forma bidimensional de carbono.

Na forma bidimensional, o grafeno é o mais forte de todos os materiais conhecidos. Mas os cientistas têm tido dificuldade em traduzir essa força bidimensional em materiais tridimensionais úteis.

A equipa do MIT conseguiu unir pequenos flocos de grafeno numa estrutura 3D com uma forma semelhante a uma esponja.

Mas, a principal característica deste objeto é que a sua área superficial é muito superior ao seu volume, o que é responsável pela sua resistência – o material tem uma densidade de apenas 5% e pode ter uma força 10 vezes maior do que o aço.

“Uma vez criadas estas estruturas tridimensionais, queríamos ver qual é o limite – qual é o material mais forte possível que conseguimos produzir”, afirmou Zhao Qin, um dos autores do estudo publicado na Science Advances.

Assim, os especialistas criaram uma variedade de modelos 3D feitos do mesmo material, que submeteram a vários testes.

Um dos materiais tinha paredes mais finas e revelou-se mais resistente do que aquele que foi criado com paredes mais grossas porque, de acordo com os cientistas, as paredes mais finas permitem que a estrutura se deforme lentamente, dissipando melhor a pressão.

Segundo o MIT, a nova descoberta mostra que o aspeto crucial das novas formas tridimensionais tem mais a ver com a sua forma geométrica do que com o próprio material, o que sugere que podem ser criados objetos fortes e leves a partir de uma variedade de materiais.

“Podemos substituir o material por qualquer coisa. A geometria é o fator dominante”, afirmou Markus Buehler, diretor do departamento de engenharia civil e ambiental do MIT.

Os investigadores revelam que a mesma geometria deste novo objeto pode até ser aplicada a materiais estruturais de grande escala usados, por exemplo, na construção de pontes e edifícios.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Rússia está a sabotar desenvolvimento da vacina contra covid-19

Um grupo de hackers associado ao Kremlin está a tentar sabotar o desenvolvimento da vacina contra a covid-19 no ocidente. Os piratas informáticos conseguiram piratear o computador de vários investigadores. O APT29, um grupo de piratas …

Família de George Floyd apresenta queixa-crime contra Minneapolis

A família de George Floyd apresentou esta quarta-feira uma queixa-crime contra o município de Minneapolis e contra quatro polícias pela responsabilidade na morte do afro-americano às mãos da polícia, em maio, anunciaram os advogados. "Não foi …

UE reduz lista de países para reabrir fronteiras e mantém EUA e Brasil de fora

Os Estados-membros da União Europeia (UE) atualizaram, esta quinta-feira, a lista de países aos quais reabrem as fronteiras externas, mantendo de fora os Estados Unidos e o Brasil. "Na sequência da primeira revisão ao abrigo da …

24 horas depois, estátua de manifestante antirracismo em Bristol foi removida

A estátua de uma manifestante do movimento Black Lives Matter, erguida, esta quarta-feira, na cidade de Bristol, no Reino Unido, já foi removida. De acordo com o jornal The Guardian, 24 horas depois de ter sido …

Advogados continuam luta para manter declarações fiscais de Trump em segredo

Depois de o Supremo Tribunal ter determinado que os procuradores nova-iorquinos podem ter acesso às declarações de impostos do Presidente dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump, os seus advogados informaram na quarta-feira que estavam a considerar …

EUA negam vistos a funcionários da Huawei que apoiem "violadores de direitos humanos"

Esta quarta-feira, o Governo norte-americano que vai impor restrições nos vistos a funcionários da Huawei e a outras empresas que os Estados Unidos vejam como apoiantes de Governos violadores de direitos humanos. Além das restrições, o …

Ventilador produzido em Portugal recebe autorização de utilização do Infarmed

O ventilador Atena, produzido em Portugal, recebeu, na terça-feira, a autorização do Infarmed para o seu uso em contexto hospitalar na luta contra a covid-19. Esta quarta-feira, numa publicação na sua página de Facebook, o CEiiA …

American Airlines avisa 25 mil trabalhadores que podem perder emprego

Os dirigentes da American Airlines escreveram a cerca de 25 mil trabalhadores da transportadora aérea para lhes comunicar que o seu emprego pode desaparecer em outubro. Os dirigentes das Companhias de aviação dos Estados Unidos admitiram …

Trump substitui diretor de campanha a menos de quatro meses das eleições

O Presidente dos Estados Unidos substituiu, esta quarta-feira, o seu diretor de campanha, perante os maus resultados nas sondagens, a menos de quatro meses das eleições. "Tenho o prazer de anunciar que Bill Stepien foi promovido …

Bristol acordou com uma nova estátua. Manifestante antirracismo substitui comerciante de escravos

Bristol acordou com uma nova estátua. Um artista britânico ergueu uma estátua de uma manifestante do movimento ‘Black Lives Matter’ no topo do pedestal na cidade inglesa antes ocupado pela estátua de um comerciante de …