Astrofísicos captaram misterioso sinal extraterrestre

O telescópio CHIME captou uma misteriosa onda de rádio a uma frequência inferior a 700 MHz, emitida a partir de uma localização desconhecida do Universo. Trata-se da menor frequência alguma vez registada.

A primeira onda de rádio foi registada no ano 2007 e, a partir dessa estreia, os astrónomos registaram apenas duas dúzias de fenómenos semelhantes. A origem destas ondas de rádio geraram diferentes hipóteses ao longo do tempo, incluindo explosões de buracos negros e atividades extraterrestres, algo que está a ser investigado pelos especialistas.

No entanto, uma destas “rajadas rápidas de rádio” (“fast radio bursts” ou FRB) está a intrigar os cientistas. As FBRs são muito poderosas e duram apenas milissegundos mas na manhã de 25 de julho, uma dessas explosões registou um dos mais raros eventos alguma vez detetados.

O sinal misterioso, denominado FRB 180725A, foi transmitido em frequências de até 580 megahertz, quase 200 MHz abaixo de qualquer outro FRB detetado. Os astrofísicos acreditam que o produtor da onda deve considerado extremamente potente, até porque esta é a primeira emissão de rádio detetada pelo telescópio Canadian Hydrogen Intensity Mapping Experiment (CHIME), no Canadá.

Patrick Boyle, autor do The Astronomer’s Telegram (um boletim de observações astronómicas publicadas por cientistas credenciados) e responsável do projeto CHIME, refere que FRBs ocorrem tanto de dia como de noite e que os seus horários não estão correlacionados com qualquer atividade conhecida no local de origem, nem com outras fontes notórias.

A frequência rápida e baixa dos sinais sugere que as explosões são extremamente brilhantes e têm origem numa fonte muito poderosa, algures no cosmos. As hipóteses incluem supernovas, buracos negros supermassivos e algumas outras fontes de radiação eletromagnética poderosa, como pulsares.

No entanto, até agora, não foi possível identificar nenhuma fonte natural. É por este motivo que os cientistas não descartam a possibilidade de uma “origem artificial” ou, por outras palavras, uma origem extraterrestre.

Certo é que os FRBs permanecem um mistério para os astrónomos e identificar uma fonte precisa não é uma tarefa fácil. Além disso, por muito pequeno que seja o número de FRBs registados até o momento, Christopher Conselice indicou que há, provavelmente, diversos sinais semelhantes que alcançam a Terra diariamente.

O professor de astrofísica da Universidade de Nottingham, no Reino Unido, defende que os FRBs podem chegar ao nosso planeta até milhares de vezes por dia, mas podemos não ter ferramentas suficientes para detetar todos esses sinais.

O CHIME é um radiotelescópio de última geração que foi pensado especificamente para detetar ondas de rádio antigas enviadas quando o Universo era apenas uma criança. Apesar de estar em funções há apenas um ano, este instrumento já detetou vários FRBs, incluindo FRBs de baixa frequência que se seguiram logo após o FRB 180725A.

Os cientistas estão esperançosos e acreditam que este novo (e poderoso) instrumento ajude finalmente a detetar a origem destas misteriosas rajadas rápidas de rádio.

PARTILHAR

14 COMENTÁRIOS

  1. Finalmente alguém com tomates e disse que talvez o problema seja nosso por não termos tecnologia capaz… Desde sempre os “senhores” cientistas falam sempre como fossem donos da verdade e quem falar ao contrario será atacado e gozado em praça publica. É bom ver alguém que tenha a mente aberta e admitir a nossa limitação.

    • Ah?!
      Que confusão vai nessa cabeça…
      Quem são esses ““senhores” cientistas que falam sempre como fossem donos da verdade”?!
      Esses, de certeza absoluta que não são cientistas – até porque isso é precisamente o contrário da ciência!
      Cientistas são estes que, com o telescópio captaram uma onda de rádio de fora da terra!…

      • Nao sao doneos da verdade, mas sao donos do dinheiro , ganham do belo, pagos pelo povo imbecil, como nao produzem nada, nem fazem anda, nada como jsutificar trabalho, quando nao sabem dizem q pode ser o pai natal, isto é, aliens…

      • Não vale a pensa insistir. Desliguei e já fui trocar o bicho à WORTEN. Trouxe uma máquina de fazer sumos.
        Vamos ver se isto dá alguma sinal espacial.

        • Depende do ponto de vista: para os padres, pastores, bispos, cardeais, imãs, rabinos, etc, etc, foi a melhor!!!
          Já para o palerma, perdão, para o povo em geral, a religião só serviu/serve para o dominar e prender/atrasar, travando o seu desenvolvimento intelectual e sentido crítico!
          O resultado é o que se conhece com os paises/povos mais “religiosos” a viverem na miséria (enquato os seus líderes religiosos vivem vidas luxuosas)!…

RESPONDER

"Síndrome do Inverno." Investigadores na Antártida em estado de hibernação psicológica

Os investigadores da Antártida entram em estado de "hibernação psicológica" para lidar com o stress provocado pela escuridão constante e o isolamento típicos do inverno a latitudes extremas. Passar longos períodos de tempo em isolamento e …

Cientistas revelam pela primeira vez como é o polo norte do Sol

Embora existam muitas missões da Agência Espacial Europeia (ESA) com o objetivo de analisar o nosso astro, a maioria das sondas tem focado as suas observações nas regiões equatoriais, deixando os polos relativamente inexplorados - …

Sporting vs Aves | Furacão Keizer volta a atacar

O Sporting deu seguimento ao bom momento que atravessa e goleou o Desportivo das Aves, no Estádio José Alvalade, por 4-1. Os visitantes até marcaram primeiro, mas dois golos no final da primeira parte e …

Ratos e pombos estão a substituir espécies emblemáticas

Animais como ratos e pombos estão a tomar o lugar de outros, como tigres, que apenas conseguem sobreviver em certos habitats. A agricultura e a construção está a favorecer as mesmas espécies em todos os …

Em sete anos, Comissão de Ética não advertiu um único deputado

Nos últimos sete anos, a Comissão de Ética foi chamada a pronunciar-se 52 vezes sobre incompatibilidades e impedimentos de deputados, mas nunca encontrou nenhuma. Segundo o Diário de Notícias, nas duas últimas legislaturas, a subcomissão parlamentar …

Pai castiga filha por praticar bullying e obriga-a a ir a pé para a escola

Depois de ter sido suspensa da escola por bullying, o pai de Kristen decidiu dar-lhe uma lição: castigou a filha obrigando-a a percorrer oito quilómetros até à escola. Kristen gozava com os colegas da escola. À …

Professora disse aos alunos que o Pai Natal não existia. Foi despedida

Uma professora substituta, numa cidade americana, já não vai voltar a ser chamado para dar aulas - além do Pai Natal, também "matou" o Coelhinho da Páscoa e a Fada dos Dentes. Por todo o país, …

Dinossauro desconhecido estava escondido em opalas da Austrália

Opalas encontradas por mineiros numa área deserta da Austrália acabaram por ser fragmentos de fóssil de uma espécie de dinossauro desconhecida até agora. Batizado como Weewarrasaurus pobeni, em honra do campo de opalas Wee Warra, que …

Descoberta espécie de salamandra que respira através de "árvores de Natal"

Uma equipa de biólogos norte-americanos identificou uma nova espécie de salamandra num anfíbio que, até agora, só foi encontrado em três locais nos estados norte-americanos da Flórida e do Alabama.  De acordo com a Universidade Estadual …

O maior puzzle do Mundo é uma ilha congelada na Rússia

Localizado entre o Oceano Ártico e os mares gelados do norte da Sibéria, o aglomerado de rochas, conhecidas como as Ilhas da Nova Sibéria, é frio e remoto. As ilhas são uma tela quase desabitada coberta …