Astrofísicos captaram misterioso sinal extraterrestre

O telescópio CHIME captou uma misteriosa onda de rádio a uma frequência inferior a 700 MHz, emitida a partir de uma localização desconhecida do Universo. Trata-se da menor frequência alguma vez registada.

A primeira onda de rádio foi registada no ano 2007 e, a partir dessa estreia, os astrónomos registaram apenas duas dúzias de fenómenos semelhantes. A origem destas ondas de rádio geraram diferentes hipóteses ao longo do tempo, incluindo explosões de buracos negros e atividades extraterrestres, algo que está a ser investigado pelos especialistas.

No entanto, uma destas “rajadas rápidas de rádio” (“fast radio bursts” ou FRB) está a intrigar os cientistas. As FBRs são muito poderosas e duram apenas milissegundos mas na manhã de 25 de julho, uma dessas explosões registou um dos mais raros eventos alguma vez detetados.

O sinal misterioso, denominado FRB 180725A, foi transmitido em frequências de até 580 megahertz, quase 200 MHz abaixo de qualquer outro FRB detetado. Os astrofísicos acreditam que o produtor da onda deve considerado extremamente potente, até porque esta é a primeira emissão de rádio detetada pelo telescópio Canadian Hydrogen Intensity Mapping Experiment (CHIME), no Canadá.

Patrick Boyle, autor do The Astronomer’s Telegram (um boletim de observações astronómicas publicadas por cientistas credenciados) e responsável do projeto CHIME, refere que FRBs ocorrem tanto de dia como de noite e que os seus horários não estão correlacionados com qualquer atividade conhecida no local de origem, nem com outras fontes notórias.

A frequência rápida e baixa dos sinais sugere que as explosões são extremamente brilhantes e têm origem numa fonte muito poderosa, algures no cosmos. As hipóteses incluem supernovas, buracos negros supermassivos e algumas outras fontes de radiação eletromagnética poderosa, como pulsares.

No entanto, até agora, não foi possível identificar nenhuma fonte natural. É por este motivo que os cientistas não descartam a possibilidade de uma “origem artificial” ou, por outras palavras, uma origem extraterrestre.

Certo é que os FRBs permanecem um mistério para os astrónomos e identificar uma fonte precisa não é uma tarefa fácil. Além disso, por muito pequeno que seja o número de FRBs registados até o momento, Christopher Conselice indicou que há, provavelmente, diversos sinais semelhantes que alcançam a Terra diariamente.

O professor de astrofísica da Universidade de Nottingham, no Reino Unido, defende que os FRBs podem chegar ao nosso planeta até milhares de vezes por dia, mas podemos não ter ferramentas suficientes para detetar todos esses sinais.

O CHIME é um radiotelescópio de última geração que foi pensado especificamente para detetar ondas de rádio antigas enviadas quando o Universo era apenas uma criança. Apesar de estar em funções há apenas um ano, este instrumento já detetou vários FRBs, incluindo FRBs de baixa frequência que se seguiram logo após o FRB 180725A.

Os cientistas estão esperançosos e acreditam que este novo (e poderoso) instrumento ajude finalmente a detetar a origem destas misteriosas rajadas rápidas de rádio.

PARTILHAR

11 COMENTÁRIOS

  1. Finalmente alguém com tomates e disse que talvez o problema seja nosso por não termos tecnologia capaz… Desde sempre os “senhores” cientistas falam sempre como fossem donos da verdade e quem falar ao contrario será atacado e gozado em praça publica. É bom ver alguém que tenha a mente aberta e admitir a nossa limitação.

    • Ah?!
      Que confusão vai nessa cabeça…
      Quem são esses ““senhores” cientistas que falam sempre como fossem donos da verdade”?!
      Esses, de certeza absoluta que não são cientistas – até porque isso é precisamente o contrário da ciência!
      Cientistas são estes que, com o telescópio captaram uma onda de rádio de fora da terra!…

      • Não vale a pensa insistir. Desliguei e já fui trocar o bicho à WORTEN. Trouxe uma máquina de fazer sumos.
        Vamos ver se isto dá alguma sinal espacial.

        • Depende do ponto de vista: para os padres, pastores, bispos, cardeais, imãs, rabinos, etc, etc, foi a melhor!!!
          Já para o palerma, perdão, para o povo em geral, a religião só serviu/serve para o dominar e prender/atrasar, travando o seu desenvolvimento intelectual e sentido crítico!
          O resultado é o que se conhece com os paises/povos mais “religiosos” a viverem na miséria (enquato os seus líderes religiosos vivem vidas luxuosas)!…

RESPONDER

Cientistas revertem casos de Diabetes tipo 2

Num novo estudo, cientistas bloquearam a proteína VDAC1 nas células que produzem insulina e conseguiram reverter casos de Diabetes tipo 2. Os investigadores também conseguiram mostrar que é possível prevenir o surgimento da doença. O estudo, …

Brexit. May diz que acordo “ainda é possível”, mas divergência que resta é “frustrante”

A primeira-ministra britânica, Theresa May, admitiu esta segunda-feira que "ainda é possível" um acordo que permita uma saída ordeira do Reino Unido da União Europeia, mas a divergência que resta com Bruxelas é "frustrante. Numa declaração …

Abrandamento económico pode dificultar consolidação orçamental em Portugal

A agência de notação financeira Fitch reconhece a "trajetória firme de descida" da dívida pública portuguesa, mas adverte que o abrandamento da economia e as pressões sobre o investimento poderão dificultar a consolidação orçamental nos …

Cinco detidos na Turquia após morte de 22 migrantes em acidente de viação

Cinco pessoas foram esta segunda-feira detidas na província de Izmir, no sudoeste da Turquia, após um acidente de viação que matou no domingo 22 imigrantes, incluindo crianças, informou a agência turca estatal Anadolu. Entre os detidos …

Celebridade chinesa da internet detida por "desrespeitar" hino da China

A lei do Hino, aprovada no ano passado, prevê detenções até 15 dias ou prisão até três anos para quem cantar a Marcha dos Voluntários de forma "distorcida ou desrespeitosa", em público. Uma celebridade da internet …

Ex-presidente do BPP condenado a cinco anos de prisão

O antigo presidente Banco Privado Português (BPP) João Rendeiro foi esta segunda-feira condenado a cinco anos de prisão por falsidade informática e falsificação de documentos. O fundador do banco poderá ver a pena ser suspensa …

Seis aviões comerciais avistam OVNIs no Chile

Pelo menos seis aviões comerciais — cinco deles da Latam Chile e um da Copa Airlines — comunicaram ao Comité de Estudos de Fenómenos Aéreos Anómalos (CEFAA) o avistamento de objetos voadores não identificados no …

Príncipe Harry e Meghan Markle vão ser pais

O príncipe Harry e a duquesa de Sussex, Megan Markle, estão à espera do primeiro filho. O bebé deverá nascer na primavera, anunciou esta sgeunda-feira o Palácio de Kensington, em comunicado. Megan Markle, a duquesa de …

Carros autónomos chegam hoje às estradas portuguesas

Esta segunda-feira vão começar os primeiros testes a carros autónomos nas estradas portuguesas. A A9/CREL - Circular Regional Externa de Lisboa -, em Lisboa, servirá de teste para as fabricantes. Em parceria com a Brisa e …

Portugueses querem a mesma hora durante o ano inteiro

O resultado de uma sondagem recente revela que a maioria dos portugueses prefere ter a mesma hora durante o ano inteiro, um resultado que vai ao encontro dos resultados do inquérito da Comissão Europeia. O resultado …