Mergulhadores encontram misterioso “ovo” gigante a flutuar no oceano

Um trio de mergulhadores teve um encontro muito próximo com uma bolha gelatinosa à deriva – um saco de ovos de lula do tamanho de um ser humano adulto. A surpresa aconteceu na costa oeste da Noruega.

Ronald Raasch, mergulhador do navio de pesquisa norueguês REV Ocean, capturou um vídeo no qual mostra um mergulhador a nadar lentamente à volta de uma bolha gigante cercada por uma membrana transparente e com uma massa escura suspensa no seu interior.

Assim que o mergulhador se aproximou de da bolha, a sua lanterna iluminou o seu interior. Dentro, havia inúmeras esferas minúsculas – cerca de centenas de milhares de ovos de lulas, de acordo com a descrição do vídeo, publicado no YouTube.

Os mergulhadores do REV Ocean fizeram esta surpreendente descoberta durante uma visita a um naufrágio submerso da Segunda Guerra Mundial em Ørstafjorden, na Noruega, localizado a cerca de 200 metros da costa. Os especialistas estava a nadar de volta à costa, a uma profundidade de 17 metros, quando viram a bolha a flutuar.

Quando publicou o vídeo, Raasch descreveu a bolha como uma “bola de gel de lulas“, mas este estava longe de ser o primeiro relato de um objeto tão incomum: dezenas de bolhas semelhantes foram avistadas em águas próximas à Noruega, Espanha, França e Itália, nos últimos 30 anos, disse Halldis Ringvold, investigador do Sea Snack Norway e líder do projeto “Huge Spheres”.

A primeira reação dos cientistas foi de perplexidade, uma vez que estas bolhas são muito delicadas e, por isso, muito difíceis de abordar de perto e fazer amostras para testes futuros.

De acordo com o Live Science, mergulhadores relataram ter visto este tipo de esferas ao longo das costas do Mediterrâneo e da Noruega em 2017, e análises de ADN de amostras de quatro delas confirmaram, recentemente, que eram sacos de ovos pertencentes à lula do sul (Illex coindetii), um cefalópode com 10 braços.

O “ovo” recém-descoberto é semelhante aos sacos de ovos previamente documentados “tanto na aparência como no tamanho e localização”, disse Ringvold. Apesar de no vídeo a bolha parecer ter o mesmo tamanho do mergulhador que nada em torno dela, estas esferas medem, normalmente, cerca de um metro de diâmetro.

A massa escura é, provavelmente, tinta da lula, que a injetou enquanto fazia a esfera”, explicou o cientista, adiantando que, “no final do vídeo, é possível ver os ovos reais das lulas”. “São muito pequenos, redondos e transparentes.”

Um ovo de lula mede cerca de 0,2 centímetros de diâmetro quando o embrião está pronto para eclodir e as fêmeas produzem entre 50.000 e 200.000 ovos, de acordo com o SeaLifeBase. O desenvolvimento embrionário demora entre de 10 a 14 dias quando a temperatura da água é de 15 graus Celsius.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

O "aeroporto do amanhã" está abandonado no meio de um pântano dos Estados Unidos

Era para ser o "aeroporto do amanhã", um centro intercontinental para aviões supersónicos com seis pistas e conexões ferroviárias de alta velocidade para as cidades vizinhas. Hoje, é pouco mais do que uma pista no …

Facebook remove (acidentalmente) página oficial de Ville de Bitche, uma remota cidade francesa

O Facebook apagou a página de Ville de Bitche, uma remota cidade francesa. O município passou um mês a apelar à rede social para repor a página. "Recebemos uma mensagem no Facebook e também percebemos que …

NASA escolheu SpaceX de Elon Musk para a próxima missão tripulada à Lua

Elon Musk fecha contrato de 2,9 mil milhões de dólares para levar o Homem novamente à Lua. O contrato é a mais importante vitória da SpaceX e reforça a posição da empresa como parceira …

Benfica 1-2 Gil Vicente | Galo canta e silencia águia na Luz

STOP. O Gil Vicente visitou na tarde deste sábado o Benfica e saiu do palco da Luz com os três pontos na bagagem e a “cantar de galo”, ao vencer por 2-1, num duelo relativo …

"Longa vida à monarquia." Realeza britânica tende a viver mais três décadas do que a população geral

As diferenças na longevidade de alguns membros da família real em comparação com a população em geral são extremamente grandes, mas não incomuns. O príncipe Filipe, marido da rainha Isabel II e o consorte mais antigo …

Abominável (e falso) Homem das Neves. Líder russo usou Yeti para atrair turistas para a Sibéria

Um dos líderes regionais mais antigos de Vladimir Putin confessou ter encenado avistamentos falsos de Yetis numa tentativa de encorajar o turismo na Sibéria. Aman Tuleev, um dos líderes regionais de longa data do Presidente russo …

Irão já está a enriquecer urânio a 60%

O Irão avisou e já está a cumprir. Menos de uma semana depois de ter acusado Israel de um ataque contra a sua principal central nuclear, o país diz estar a enriquecer urânio com uma …

Salvini vai a julgamento em Itália por bloqueio de migrantes em navio

Matteo Salvini, líder do partido de extrema-direita italiano Liga, vai ser julgado por acusações de sequestro pela sua decisão de impedir o desembarque de 147 migrantes resgatados no Mediterrâneo pela Open Arms, em agosto de …

Maldivas ponderam oferecer vacinas aos turistas

As Maldivas estão a ponderar dar aos turistas a vacina contra covid-19 quando chegarem para férias, de modo a incentivar o turismo. As Maldivas estão prontas para enfrentar a concorrência acessa assim que o turismo reabrir …

SOS Racismo diz que SEF atentava contra direitos dos imigrantes e aplaude extinção

O Governo decidiu extinguir o SEF e substituí-lo pelo novo Serviço de Estrangeiros e Asilo, com diferentes moldes de funcionamento. A associação SOS Racismo congratulou-se este sábado com a extinção do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras …