Misterioso líquido descoberto dentro de pote em forma de cisne num túmulo chinês

Uma equipa de arqueólogos encontrou um misterioso líquido dentro de um pote de bronze em forma de cisne. O artefacto foi descoberto dentro de um túmulo chinês com mais de 2 mil anos.

Um antigo túmulo chinês escondia um pote em forma de cisne com um misterioso líquido que os arqueólogos ainda não conseguiram decifrar do que se trata. Os especialistas sabem, porém, que o pote de bronze tem mais de 2 mil anos. Agora, o conteúdo vai ser enviado para Beijing, onde serão realizados mais testes para aferir a sua natureza.

O túmulo foi encontrado por trabalhadores da construção civil durante um projeto de renovação urbana na cidade de Sanmenxia, na província de Henan. Foi ao investigar este local que a equipa de arqueólogos se deparou com este misterioso artefacto, escreve o Ancient-Origins. Este é o primeiro pote de bronze deste tipo alguma vez encontrado em Sanmenxia



Para além deste pote, também foi encontrado um capacete de bronze, uma bacia de bronze, e espadas de ferro e jade. Os especialistas acreditam que estes objetos foram colocados no túmulo para que o falecido os usasse na vida no além.

Os investigadores salientam que o pote foi claramente feito por algum artesão dotado, que adicionalmente tinha conhecimento e estava familiarizado com cisnes.

“Podemos estimar com ousadia que cisnes podem ter aparecido em Sanmenxia há mais de mil anos”, diz Zhu Xiaodong, do Instituto de Relíquias Culturais e Arqueologia de Sanmenxia, em declarações ao Global China Daily. Isto vem contra a ideia de que os cisnes só começaram a chegar à região, vindos da Sibéria, em 1980.

A confirmar-se, há mais de dois milénios, cisnes terão visitado Sanmenxia. Assim, os cientistas têm agora uma melhor noção de como era o clima de região nesta altura da história.

O pote de bronze contém 300 centilitros do tal líquido desconhecido, que tem uma cor amarelada/acastanhada, com alguma impurezas. Embora não tenham grandes palpites, os investigadores especulam que o líquido possa ser algum tipo de vinho ou bebida alcoólica fermentada. Uma hipótese mais rebuscada é que possa ser uma tentativa de replicar o mítico “elixir da vida”.

ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Portugal é o país da União Europeia com mais confiança nas vacinas

Portugal é o país da União Europeia (UE) onde a população tem mais confiança nas vacinas contra a covid-19, com 95% dos inquiridos a considerarem as vacinas seguras, segundo um Eurobarómetro publicado esta quinta-feira pela …

Estas são as dez profissões mais bem pagas em Portugal

O ManpowerGroup fez o levantamento das das dez profissões mais bem pagas do país. Esses profissionais recebem até 150 mil euros por ano. Com base no levantamento das dez profissões mais bem pagas do país, fornecido …

Nave espacial chinesa com três astronautas acopla na nova estação espacial

A nave espacial chinesa que partiu ao início do dia de hoje com uma tripulação de três pessoas já acoplou na nova estação espacial da China, para uma missão de três meses, noticia a imprensa …

Vagas só vão aumentar nos cursos com notas mais altas

Para já, apenas os cursos procurados pelos alunos com médias mais elevadas vão poder aumentar o número de vagas disponíveis no concurso nacional de acesso deste ano. De acordo com o jornal Público, o Governo afastou, …

Novo Banco. "O que a Caixa deseja é que este processo acabe"

O presidente executivo da Caixa Geral de Depósitos (CGD) disse, esta quarta-feira, no Parlamento, que o desejo do banco público é que o processo relativo ao financiamento ao Novo Banco acabe. "O que, pessoalmente, a Caixa …

Boris Johnson diz que ministro da Saúde “não tem salvação possível” em mensagens reveladas por ex-assessor

Boris Johnson terá enviado mensagens escritas a um dos seus principais assessores, Dominic Cummings, onde descrevia o ministro da saúde como “sem porra de salvação possível”. Esta quarta-feira, as fotografias das mensagens trocadas entre Johnson e …

Portugal tem o dobro dos casos de covid-19 que existiam há um ano

O número de casos de covid-19 ativos em Portugal neste momento é mais do dobro do que há um ano atrás. A média diária de novos casos é quase o triplo. Apesar de 42% da população …

Sporting prestes a garantir contratação de Daniel Wass, antigo lateral do Benfica

O Sporting está muito perto de garantir a contratação de Daniel Wass ao Valência. O dinamarquês já passou pelo Benfica e pode custar agora 2 milhões de euros. Depois de as negociações com o Sporting de …

Portugal com testes negativos à covid-19 antes do jogo com a Alemanha

Os jogadores, equipa técnica e restantes membros da seleção tiveram resultados negativos nos testes à covid-19, realizados três dias antes do jogo com a Alemanha, revelou, esta quinta-feira, fonte oficial da Federação Portuguesa de Futebol …

Quatro anos depois do incêndio de Pedrógão, ainda há casas por reconstruir

Esta quinta-feira, assinalam-se quatro anos do grande incêndio de Pedrógão Grande, no distrito de Leiria, que provocou a morte a 66 pessoas. Quatro anos depois do incêndio de Pedrógão Grande, que deflagrou ao início da tarde …