Misterioso líquido descoberto dentro de pote em forma de cisne num túmulo chinês

Uma equipa de arqueólogos encontrou um misterioso líquido dentro de um pote de bronze em forma de cisne. O artefacto foi descoberto dentro de um túmulo chinês com mais de 2 mil anos.

Um antigo túmulo chinês escondia um pote em forma de cisne com um misterioso líquido que os arqueólogos ainda não conseguiram decifrar do que se trata. Os especialistas sabem, porém, que o pote de bronze tem mais de 2 mil anos. Agora, o conteúdo vai ser enviado para Beijing, onde serão realizados mais testes para aferir a sua natureza.

O túmulo foi encontrado por trabalhadores da construção civil durante um projeto de renovação urbana na cidade de Sanmenxia, na província de Henan. Foi ao investigar este local que a equipa de arqueólogos se deparou com este misterioso artefacto, escreve o Ancient-Origins. Este é o primeiro pote de bronze deste tipo alguma vez encontrado em Sanmenxia

Para além deste pote, também foi encontrado um capacete de bronze, uma bacia de bronze, e espadas de ferro e jade. Os especialistas acreditam que estes objetos foram colocados no túmulo para que o falecido os usasse na vida no além.

Os investigadores salientam que o pote foi claramente feito por algum artesão dotado, que adicionalmente tinha conhecimento e estava familiarizado com cisnes.

“Podemos estimar com ousadia que cisnes podem ter aparecido em Sanmenxia há mais de mil anos”, diz Zhu Xiaodong, do Instituto de Relíquias Culturais e Arqueologia de Sanmenxia, em declarações ao Global China Daily. Isto vem contra a ideia de que os cisnes só começaram a chegar à região, vindos da Sibéria, em 1980.

A confirmar-se, há mais de dois milénios, cisnes terão visitado Sanmenxia. Assim, os cientistas têm agora uma melhor noção de como era o clima de região nesta altura da história.

O pote de bronze contém 300 centilitros do tal líquido desconhecido, que tem uma cor amarelada/acastanhada, com alguma impurezas. Embora não tenham grandes palpites, os investigadores especulam que o líquido possa ser algum tipo de vinho ou bebida alcoólica fermentada. Uma hipótese mais rebuscada é que possa ser uma tentativa de replicar o mítico “elixir da vida”.

ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Administração Trump notifica formalmente o Congresso sobre saída da OMS

O Governo norte-americano informou esta terça-feira o Congresso sobre a sua saída forma da Organização Mundial da Saúde (OMS). A Administração Trump já notificou formalmente o Congresso norte-americano de que os Estados Unidos vão sair da …

“Não vou ser infetado e propagar a covid-19”. Burundi anuncia triagem maciça da população

O Governo do Burundi começou esta segunda-feira uma campanha de triagem maciça da covid-19, decisão que demonstra uma alteração das políticas implementadas pelo novo Presidente do país no sentido de combater mais assertivamente a propagação …

Despedida de Centeno e estreia de Leão. Eurogrupo elege presidente na quinta-feira

A eleição para a presidência do Eurogrupo, na quinta-feira, será a última reunião presidida por Mário Centeno e a estreia europeia de João Leão como ministro das Finanças. A eleição para a presidência do Eurogrupo é …

Governo está a preparar um programa específico de apoio ao Algarve

O Algarve terá um programa específico de apoio, que já está a ser preparado pelo Governo, avançou o ministro da Economia esta terça-feira. O ministro da Economia disse, esta terça-feira, que o Governo está a preparar …

OMS admite transmissão pelo ar e pede que se evitem espaços fechados

Depois do alerta de 239 especialistas, a Organização Mundial de Saúde diz que há novas provas de que o novo coronavírus se transmite pelo ar. A Organização Mundial de Saúde (OMS) admitiu, esta terça-feira, haver novas …

Lufthansa vai cortar mil empregos administrativos (e reduzir novas aeronaves a metade)

Esta terça-feira, a Lufthansa anunciou novas medidas do seu plano de reestruturação que incluem uma redução de mil postos de trabalho nos serviços administrativos. A companhia aérea alemã Lufthansa anunciou, esta terça-feira, que irá reduzir o …

Bloco deixa recado ao PS: voto do Suplementar não estará garantido para o OE2021

Depois de o PCP ter rompido o espírito de acordos à esquerda, foi a vez de o Bloco de Esquerda deixar avisos para 2021. Em entrevista ao portal esquerda.net, divulgada esta terça-feira, Mariana Mortágua deixa claro …

Ferrari vai enfrentar problemas no Mundial de F1 "sem chorar"

O diretor-geral da Ferrari elogiu o talento de Leclerc e mostrou-se preocupado com os problemas que afetaram Sebastian Vettel. O diretor-geral da Ferrari, Louis Camilleri, reiterou esta terça-feira a confiança na equipa e assegurou que a …

Governo russo exige 1,8 mil milhões de euros a empresa mineira por poluição no Ártico

A agência russa de defesa do ambiente exigiu uma indemnização de 147,8 mil milhões de rublos (1,8 mil milhões de euros) ao conglomerado mineiro Norilsk Nickel, pela grave poluição do Ártico com hidrocarbonetos. Em comunicado, a …

Perda de habitat pode aumentar doenças que passam de animais para humanos, prevê ONU

Um novo relatório da Organização das Nações Unidas (ONU) alertou que podem surgir mais doenças que passam de animais para humanos, como a covid-19, à medida que os habitats são devastados pela exploração da vida …