Misteriosas bolas amarelas invadem praias francesas

4

Centenas de uma espécie de bolas amarelas que parecem espuma invadiram várias praias da costa norte de França, nas últimas semanas. Um mistério que ninguém soube explicar até agora.

Estes tufos amarelos estendem-se por cerca de 30 quilómetros de costa, de acordo com o jornal francês La Voix du Nord, que refere que se assemelham a parafina industrial. Mas até agora, o material de que são compostos é desconhecido.

Amostras dos misteriosos tufos foram recolhidas pelos bombeiros e enviadas para o Centro de Pesquisa e Experimentação em Poluição Acidental das Águas para confirmar do que se trata, nomeadamente se está em causa um problema de saúde pública. Os resultados devem ser conhecidos dentro de uma semana.

Especulações apontam para que possa tratar-se de uma espécie de gordura líquida descarregada no mar por navios. A teoria é do presidente da Associação Sea-mer, uma organização ambiental sem fins lucrativos, que refere ao La Voix du Nord que essa gordura pode ter sido despejada a alta temperatura e depois, congelado na água fria.

“Parecem paletes de espuma de poliuretano de cor amarela, mas não é isso contudo. Quando lhes tocamos, é um pouco gorduroso. É frágil, mas não quebradiço. Não tem um odor específico. É diferente da parafina que encontramos a todo o momento no litoral”, diz ainda Jonathan Hénicart, o responsável da associação que se dedica a proteger as costas francesas.

Não sabemos se é tóxico. Em teoria, é melhor não lhe tocar”, avisa ainda Hénicart, admitindo que as bolas podem ter tido origem “num produto petrolífero”.

Aquilo que é certo é que é algo “nunca visto”, conforme constata o presidente da Sea-mer, lamentando que as autoridades não tenham decidido encerrar as praias afectadas.

ZAP //

4 Comments

  1. Calhando é a werda dos tais bichinhos que noticiaram há dias que comem os plásticos agora só falta a análise e conclusão, o que será pior o plástico ò a Werda?

  2. Quanto a mim são bolas vindas algures do universo na intenção de serem usadas muito brevemente por manifestantes contra o presidente Macron.

  3. Ola
    Diz na noticia que isso nunca antes foi visto… mas eu ja vi a alguns anos atras numa praia em portugal… algures no norte.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.