Misteriosa bola de metal gigante aparece do nada em praia no Japão (e alimenta conspirações)

2

NHK / Twitter

A esfera tem sinais de ferrugem e é oca por dentro. As autoridades chegaram a criar um perímetro de segurança e a suspeitar que se tratasse de uma bomba.

Uma misteriosa e estranha bola de metal de grandes dimensões deu à costa numa praia japonesa sem razão aparente — e deixou a população e as autoridades locais de boca aberta.

Com cerca de 1,5 metros de diâmetro, a esfera laranja-acastanhada e com sinais de ferrugem apareceu na praia de Enshu, na cidade de Hamamatsu, tendo sido descoberta por uma mulher local que a viu quando foi dar uma caminhada no início da semana, relata o The Guardian.

A população e as autoridades temeram que pudesse ser uma mina ou algum tipo de explosivo por detonar. A certa altura, a polícia até criou um perímetro de segurança de 200 metros em torno da bola.

No entanto, os especialistas em explosivos chamados ao local usaram tecnologia de raio-X para analisar a bola e confirmaram que não se trata de uma bomba, sendo oca por dentro. A esfera tem ainda duas alças que sugerem que pode ser presa com ganchos a outros objectos, como uma boia.

Apesar de a possibilidade de ser um explosivo estar descartada, as autoridades continuam sem saber do que se trata e de onde terá vindo a esfera. Foram também enviadas fotografias às forças de auto-defesa japonesas e à guarda costeira na busca pela resolução deste mistério.

Um homem que vive na cidade e que costuma correr na praia mostrou-se surpreendido com a atenção repentina dada à bola. “Está lá há um mês. Tentei empurrá-la, mas não se mexe”, explicou à estação pública de televisão NHK.

O aparecimento da bola rapidamente alimentou muita especulação nas redes sociais. Desde utilizadores que acreditam que se assemelha com um objecto da série Dragon Ball, a outros que acham que se trata de um “ovo Godzilla” ou que especulam se é um OVNI caído do céu, foram muitas as teorias da conspiração.

Houve ainda quem se lembrasse das recentes suspeitas do Japão de que a China teria lançado vários balões de espionagem sobre o seu território — numa altura em que os Estados Unidos fizeram acusações semelhantes e abateram quatro objectos misteriosos observados nos seus céus.

Por outro lado, houve ainda utilizadores pouco deslumbrados com o mistério: “É uma bóia marítima. Não há nada de misterioso aqui”.

Adriana Peixoto, ZAP //

2 Comments

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.