Astrónomos detetam misteriosa “anomalia gravitacional” na Lua

NASA / Goddard Space Flight Center / University of Arizona

Ao analisar dados recolhidos por várias missões da NASA, investigadores da Universidade de Baylor, no Texas, descobriram alterações subtis na gravidade em torno da Lua.

A Lua é o lar de uma das maiores crateras de impacto conhecidas no Sistema Solar. Com 2.500 quilómetros de extensão, a Bacia Aitken do Polo Sul, no lado oculto da Lua, cobre quase um quarto da superfície lunar. E há algo enorme enterrado debaixo dela.

Ao analisar dados recolhidos por várias missões da NASA, investigadores da Universidade de Baylor, no Texas, descobriram que esta cratera esconde algo grande o suficiente para causar uma anomalia gravitacional significativa.

“Imaginem pegar num pilha de metal cinco vezes maior que a Big Island do Havai e enterrá-la”, explica Peter James, líder da investigação, publicada no Geophysical Research Letters, para se ter uma ideia da quantidade de metal detetado. Os cientistas suspeitam que a “anomalia gravitacional” pode ter origem na massa de metal sob a superfície do satélite da Terra.

“Quando combinámos [os dados gravitacionais] com os da topografia lunar da Lunar Reconnaissance Orbiter, descobrimos a quantidade inesperadamente grande de massa a centenas de quilómetros sob a bacia Aitken”, explica James.

A massa extra, de cerca de 2,18 quintiliões de quilos, está localizada na bacia Aitken do Polo Sul, uma enorme cratera de impacto localizada no lado oculto da Lua. A suspeita é de que o metal do asteróide, possivelmente com núcleo de ferro e níquel, que formou a cratera tenha ficado sob a superfície.

A equipa responsável pelo estudo coloca também em cima da mesa a hipótese de se tratar de uma concentração de metais densos que se podem ter acumulado no local quando a Lua começou a solidificar, há milhares de milhões de anos.

Qualquer que seja a verdadeira explicação, a massa revela segredos interessantes sobre o interior da Lua: sabemos agora que não é fundido o suficiente para a massa afundar no centro, por exemplo.

Os cientistas suspeitam de que a Bacia Aitken do Polo Sul tem cerca de quatro 4 mil milhões de anos. Para James, a maior cratera preservada do Sistema Solar é “o melhor laboratório natural para pesquisar impactos catastróficos”.

 

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Santa Clara 1-2 Sporting | “Leão” mostra POTEncial nas ilhas

Ao final da tarde deste sábado, o Sporting venceu o Santa Clara por 2-1, num duelo a contar para a 5ª jornada da Liga NOS que decorreu no Estádio de São Miguel, em Ponta Delgada. …

Robô ultrarrealista pode vir a substituir os golfinhos em cativeiro em parques temáticos

A empresa de engenharia Edge Innovations, com sede em São Francisco, Estados Unidos, projetou e construiu um golfinho-robô que se parece e age quase exatamente como um. Nadando ao redor da piscina enquanto um grupo de …

PCP avisa: Abstenção é “apenas e só” para discutir o OE2021

O secretário-geral do PCP avisou este sábado que a abstenção anunciada pelo partido visa "apenas e só" fazer passar o Orçamento do Estado de 2021 a "outra fase de discussão" e recusou estar garantido um …

Convento medieval encontrado sob parque de estacionamento em Inglaterra

Uma equipa de arqueólogos britânicos encontrou um convento medieval, há muito perdido, debaixo de um parque de estacionamento em Inglaterra. Há muito que os arqueólogos britânicos especulavam sobre a potencial localização de um antigo convento medieval, …

Virgin Galactic leva cientista planetário ao Espaço pela primeira vez

O norte-americano Alan Stern será o primeiro a realizar experiências científicas financiadas pela NASA, a bordo de uma aeronave comercial da empresa espacial privada Virgin Galactic. A NASA revelou a semana passada que o cientista planetário …

Português responsável por limpeza de hospitais condecorado pela Rainha Isabel II

O português Maciel Vinagre pensou que era mentira ou engano ao ler a notificação de que tinha sido distinguido pela Rainha Isabel II pelo trabalho como responsável da limpeza de dois hospitais públicos britânicos durante …

Japonês inventa sacos de plástico "comestíveis" (para salvar o veado sagrado de Nara)

Um empresário local no destino turístico japonês de Nara desenvolveu uma alternativa aos sacos de plástico de compras para proteger o veado sagrado da cidade. Hidetoshi Matsukawa, que trabalha na Nara-ism, um agente de souvenirs, disse, …

Emissão do programa de Ricardo Araújo Pereira cancelada. Humorista em isolamento

O programa de Ricardo Araújo Pereira na SIC não será emitido este domingo, uma vez que o humorista se encontra em isolamento profilático depois de ter estado em contacto com uma pessoa infetada com covid-19. …

Erro clínico. Centenas de hóspedes em quarentena em hotel da Austrália vão ter de fazer teste ao VIH

Centenas de pessoas que estiveram em quarentena no hotel Victoria, na Austrália, vão ter de fazer o teste de doenças transmitidas pelo sangue, incluindo VIH, devido a um erro dos profissionais de saúde daquele local …

Forças Armadas dos EUA estão a adquirir coletes à prova de bala adaptados para mulheres

As Forças Armadas dos EUA estão a dar grandes passos no que diz respeito à igualdade de género. A instituição está a começar a mudar os seus coletes à prova de bala, de forma a …