Astrónomos detetam misteriosa “anomalia gravitacional” na Lua

NASA / Goddard Space Flight Center / University of Arizona

Ao analisar dados recolhidos por várias missões da NASA, investigadores da Universidade de Baylor, no Texas, descobriram alterações subtis na gravidade em torno da Lua.

A Lua é o lar de uma das maiores crateras de impacto conhecidas no Sistema Solar. Com 2.500 quilómetros de extensão, a Bacia Aitken do Polo Sul, no lado oculto da Lua, cobre quase um quarto da superfície lunar. E há algo enorme enterrado debaixo dela.

Ao analisar dados recolhidos por várias missões da NASA, investigadores da Universidade de Baylor, no Texas, descobriram que esta cratera esconde algo grande o suficiente para causar uma anomalia gravitacional significativa.

“Imaginem pegar num pilha de metal cinco vezes maior que a Big Island do Havai e enterrá-la”, explica Peter James, líder da investigação, publicada no Geophysical Research Letters, para se ter uma ideia da quantidade de metal detetado. Os cientistas suspeitam que a “anomalia gravitacional” pode ter origem na massa de metal sob a superfície do satélite da Terra.

“Quando combinámos [os dados gravitacionais] com os da topografia lunar da Lunar Reconnaissance Orbiter, descobrimos a quantidade inesperadamente grande de massa a centenas de quilómetros sob a bacia Aitken”, explica James.

A massa extra, de cerca de 2,18 quintiliões de quilos, está localizada na bacia Aitken do Polo Sul, uma enorme cratera de impacto localizada no lado oculto da Lua. A suspeita é de que o metal do asteróide, possivelmente com núcleo de ferro e níquel, que formou a cratera tenha ficado sob a superfície.

A equipa responsável pelo estudo coloca também em cima da mesa a hipótese de se tratar de uma concentração de metais densos que se podem ter acumulado no local quando a Lua começou a solidificar, há milhares de milhões de anos.

Qualquer que seja a verdadeira explicação, a massa revela segredos interessantes sobre o interior da Lua: sabemos agora que não é fundido o suficiente para a massa afundar no centro, por exemplo.

Os cientistas suspeitam de que a Bacia Aitken do Polo Sul tem cerca de quatro 4 mil milhões de anos. Para James, a maior cratera preservada do Sistema Solar é “o melhor laboratório natural para pesquisar impactos catastróficos”.

 

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

MPLA afasta "Tchizé" dos Santos do comité central e suspende-a por dois anos

O Bureau Político do MPLA aprovou, esta quinta-feira, o afastamento de Welwitschia 'Tchizé' dos Santos de membro do comité central do partido no poder em Angola e a suspensão por dois anos da condição de …

Coldplay adiam divulgação de álbum. Querem uma digressão mais "respeitadora do ambiente"

O líder dos Coldplay anunciou na quinta-feira que o grupo musical britânico adiou a digressão de apresentação do seu novo álbum, que é publicado esta sexta-feira, para ser o mais limpa possível e ter um …

Vila Galé já estuda novo resort na região do Brasil onde abandonou projeto

O Vila Galé vai mesmo avançar com uma nova unidade hoteleira na mesma região do Brasil onde decidiu abandonar o projeto que tinha, depois das críticas de que ia investir em potencial zona de reserva …

França ultrapassa Alemanha. É o pais europeu com mais pedidos de asilo

França tornou-se no país europeu com mais pedidos de asilo, pela primeira vez desde o início da crise migratória em 2015, afirmou esta quinta-feira em Paris o ministro do Interior. “A França tornou-se desde 20 de …

Procurador-geral admite que suicídio de Epstein foi resultado de vários erros

O procurador-geral dos EUA disse, esta sexta-feira, que a morte de Jeffrey Epstein, que se suicidou atrás das grades, foi o resultado de "uma tempestade perfeita de asneiras". Em entrevista à Associated Press, William Barr confessou …

Vegano processa Burger King nos EUA por "contaminação" de hambúrguer

Um cliente vegano interpôs uma ação judicial contra o Burger King nos Estados Unidos, acusando a cadeira de restaurantes de fast-food de lhe ter servido um hambúrguer cozinhado na mesma grelha utilizada para preparar carne. De …

Dono do carro onde seguia Angélico condenado a dois anos de pena suspensa

O dono de um stand da Póvoa de Varzim e a sua ex-mulher foram, esta sexta-feira, condenados a dois anos de prisão, com pena suspensa. Em causa está a falsificação do contrato de compra e venda …

Mais de 500 mulheres assassinadas em Portugal nos últimos 15 anos

Mais de 500 mulheres foram assassinadas nos últimos 15 anos em contexto de relações de intimidade em Portugal, e só neste ano já morreram 28, algumas baleadas, outras estranguladas ou espancadas, a maioria vítima de …

Paulo Macedo diz que a CGD não vai ser "uma nêspera"

O presidente da CGD considera que há a expectativa de o banco público ficar "sossegado", mas que a sua equipa não é paga para "ficar a ver navios" e quer pagar o capital injetado pelo …

Foo Fighters são a primeira confirmação do Rock in Rio Lisboa

Os norte-americanos Foo Fighters vão atuar, a 21 de junho, no festival Rock in Rio Lisboa, no Parque da Bela Vista. A banda de Dave Grohl é a primeira confirmação do cartaz do Rock in Rio …