Astrónomos detetam misteriosa “anomalia gravitacional” na Lua

NASA / Goddard Space Flight Center / University of Arizona

Ao analisar dados recolhidos por várias missões da NASA, investigadores da Universidade de Baylor, no Texas, descobriram alterações subtis na gravidade em torno da Lua.

A Lua é o lar de uma das maiores crateras de impacto conhecidas no Sistema Solar. Com 2.500 quilómetros de extensão, a Bacia Aitken do Polo Sul, no lado oculto da Lua, cobre quase um quarto da superfície lunar. E há algo enorme enterrado debaixo dela.

Ao analisar dados recolhidos por várias missões da NASA, investigadores da Universidade de Baylor, no Texas, descobriram que esta cratera esconde algo grande o suficiente para causar uma anomalia gravitacional significativa.

“Imaginem pegar num pilha de metal cinco vezes maior que a Big Island do Havai e enterrá-la”, explica Peter James, líder da investigação, publicada no Geophysical Research Letters, para se ter uma ideia da quantidade de metal detetado. Os cientistas suspeitam que a “anomalia gravitacional” pode ter origem na massa de metal sob a superfície do satélite da Terra.

“Quando combinámos [os dados gravitacionais] com os da topografia lunar da Lunar Reconnaissance Orbiter, descobrimos a quantidade inesperadamente grande de massa a centenas de quilómetros sob a bacia Aitken”, explica James.

A massa extra, de cerca de 2,18 quintiliões de quilos, está localizada na bacia Aitken do Polo Sul, uma enorme cratera de impacto localizada no lado oculto da Lua. A suspeita é de que o metal do asteróide, possivelmente com núcleo de ferro e níquel, que formou a cratera tenha ficado sob a superfície.

A equipa responsável pelo estudo coloca também em cima da mesa a hipótese de se tratar de uma concentração de metais densos que se podem ter acumulado no local quando a Lua começou a solidificar, há milhares de milhões de anos.

Qualquer que seja a verdadeira explicação, a massa revela segredos interessantes sobre o interior da Lua: sabemos agora que não é fundido o suficiente para a massa afundar no centro, por exemplo.

Os cientistas suspeitam de que a Bacia Aitken do Polo Sul tem cerca de quatro 4 mil milhões de anos. Para James, a maior cratera preservada do Sistema Solar é “o melhor laboratório natural para pesquisar impactos catastróficos”.

 

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

"Diga-lhe para ligar ao FBI". Autocarro com a cara do príncipe André circula em Londres

Um autocarro escolar, com a cara do príncipe André, andou a circular por Londres, esta sexta-feira, numa campanha da advogada Gloria Allred para pressionar o filho da Rainha a falar com o FBI. Esta sexta-feira, um autocarro …

Suspeito de terrorismo ouvido em tribunal (com o juiz a recusar ver os seus vídeos por não ter Internet)

O arguido Rómulo Costa, um dos oito portugueses acusados por financiamento ao terrorismo e recrutamento, adesão e apoio ao Estado Islâmico, foi interrogado, esta sexta-feira, na fase de instrução do processo que vai decorrer no …

FC Porto recorre do castigo de um jogo à porta fechada

O FC Porto vai recorrer do castigo de um jogo à porta fechada, aplicado pelo Conselho de Disciplina (CD) da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) por ofensa a um agente desportivo. "O FC Porto vai recorrer …

Moita Flores investigado por corrupção. Antigo PJ fala em "coincidência" com empréstimo aos filhos

Francisco Moita Flores, antigo inspector da Polícia Judiciária e ex-presidente da Câmara de Santarém, está a ser investigado por suspeitas de corrupção. Há transferências de dinheiro de uma construtora para empresas a que esteve ligado …

SOS Animal vai constituir-se assistente no processo contra João Moura

A SOS Animal anunciou, esta sexta-feira, que se vai constituir assistente no processo criminal contra o cavaleiro tauromáquico detido, na quarta-feira, por suspeitas de maus-tratos a cães em Monforte, no distrito de Portalegre. Em comunicado, a SOS …

SMS de Rangel revelam teia de corrupção na Relação de Lisboa. Juiz Vaz das Neves tem empresa contra a lei

O ex-presidente do Tribunal da Relação de Lisboa, Luís Vaz das Neves, que foi constituído arguido na Operação Lex, tem uma empresa que se dedica à arbitragem extrajudicial de conflitos, o que constitui uma violação …

Presidente da PwC esteve em Lisboa para controlar danos do Luanda Leaks

O presidente mundial da PricewaterhouseCoopers (PwC) esteve em Lisboa, há duas semanas, para controlar os danos provocados pelo caso Luanda Leaks. Bob Moritz, presidente mundial da PricewaterhouseCoopers (PwC), esteve em Lisboa, há duas semanas, para perceber até …

CM Lisboa vai negociar avenças em parques para moradores da envolvente da Baixa

O presidente da Câmara de Lisboa afirmou, esta sexta-feira, que a autarquia irá tentar acordar com os operadores dos parques de estacionamento da envolvente da Zona de Emissões Reduzidas da Baixa-Chiado a criação de "avenças …

Caso Marega. PGR tinha brigada anti-racismo no jogo de Guimarães

A equipa do Ministério Público estava de serviço, no jogo entre V. Guimarães e FC Porto, quando o jogador maliano decidiu abandonar o campo na sequência de cânticos racistas. De acordo com o semanário Expresso, a …

Cientistas descobriram o que comiam os primeiros australianos

Uma equipa de arqueólogos e anciões aborígines encontraram sobras carbonizadas de há 65 mil anos, que estão a mostrar o que comiam as primeiras pessoas a viver na Austrália. Os investigadores e anciões aborígines locais recuperaram recentemente …