Mistério resolvido: o “Portão para o Inferno” matava com gás

Uma antiga gruta na Turquia, conhecida como o “Portão para o Inferno”, está a ser estudada por cientistas que revelaram que as lendas que contavam que ninguém sobrevivia quando se aproximava do local eram reais.

A lenda era, afinal, quase toda verdadeira. Os cientistas decidiram investigar o mito e descobriram, se é verdade que ninguém conseguia sobreviver ao aproximar-se do “Portão para o Inferno”, por outro lado, não conseguiram comprovar o “sopro mortal” de um deus grego, como contava a história.

Os gregos antigos acreditavam que a cidade turca de Denizli – Portão de Hades, nomeada em honra ao deus grego do inferno, era uma passagem para o mundo dos mortos. Os contos diziam que ninguém resistia ao entrar na misteriosa gruta greco-romana de pedra nas ruínas de Hierápolis.

Por mais incrível que pareça, o grupo de cientistas, chefiado pelo professor Hardy Pfanz, da Universidade Duisburg-Essen, na Alemanha, revelou que estes foram mais do que meros contos.

No caso de Hierápolis, os antigos escritores descreveram o incrível fenómeno sem exageros.

O novo estudo, publicado no início do mês na revista Archaeological and Anthropological Sciences, explica que a gruta se encontra sobre a falha geológica de Badadag, o que significa que poderia sair da crosta terrestre gás nocivo que enchia a caverna.

Até hoje, as ruínas antigas ainda emitem altos níveis de dióxido de carbono que podem ser letais a pequenos animais.

“Na gruta sob o templo de Pluto, o gás carbónico tem uma concentração mortal de 91%“, sublinha a pesquisa. “Estes vapores ainda hoje são emitidos em concentrações que matam insetos, pássaros e mamíferos“.

Os gregos antigos acreditavam que a gruta estava repleta do “sopro mortal de Hades”, irmão de Zeus, o Deus do Sol, que foi encarregado de cuidar dos mortos e controlar o submundo.

Os cientistas conseguiram assim pôr fim a séculos de um mito que aterrorizou uma população inteira.

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Boa tarde Equipa ZAP, tudo bem?
    Costumava comentar algumas notícias mas agora só 1 em 1.000 (exagero, claro!), como esta por ex., me dá esta hipótese! Têm ideia porquê? P.f. respondam-me p/o meu email, mt. obrigado.
    Cumprimentos e votos de bom trabalho.

  2. Neste caso até era uma boa solução pois mais valia morrer e pôr ponto final junto ao portão do inferno do que entrar lá para dentro e andar a aturar o diabo eternamente depois de já termos aturado tantos por cá.

RESPONDER

“Mostrámos que sabemos governar”. Bloco apresenta candidata a Lisboa (e abre a porta a acordo com PS)

O Bloco de Esquerda apresentou a candidatura de Beatriz Gomes Dias à Câmara Municipal de Lisboa, pediu “mais força” para determinar a governação da cidade e abriu a porta a novos entendimentos com o PS …

Fé nos números. Foi o voto não religioso que Donald Trump perdeu em 2020 

Em novembro de 2020, Joe Biden foi eleito Presidente dos Estados Unidos da América. Uma análise revelou recentemente que a derrota de Donald Trump dependeu daqueles que não se identificam com nenhuma religião. Ryan Burge, professor …

Chega apresenta oito candidatos para o distrito do Porto. Ventura acredita que vai ter "grande resultado"

O líder do Chega anunciou este sábado oito candidatos às próximas eleições autárquicas no distrito do Porto, onde André Ventura acredita que o partido vai ter "um grande resultado". "Fizemos esta deslocação ao Porto para anunciar …

"A política ama traição, mas despreza o traidor". Sócrates acusa PS de "ataque injusto" (e diz-se alvo de "vingança" da direita)

"A política ama a traição, mas despreza o traidor". No livro "Só Agora Começou", que será publicado nos próximos dias, José Sócrates acusa a atual direção do PS de traição. De acordo com o Diário de …

"Novas dificuldades e entropias". Autarcas independentes exigem extinção imediata da CNE

Os presidentes de Câmara e representantes de movimentos independentes decidiram este sábado dar um novo prazo aos partidos para que estes possam alterar a lei eleitoral autárquica. Porém, exigem a extinção imediata da Comissão Nacional …

Estudo mostra que as ovelhas preferem acasalar com machos subordinados

Um novo estudo descobriu que, ao contrário do que se podia pensar, as ovelhas preferem acasalar com machos que estão mais abaixo na hierarquia. Atualmente, a vida sexual da maioria das ovelhas é controlada pela indústria …

“Vamos iniciar uma nova etapa". Madeira vai testar toda a população (gratuitamente)

O Governo da Madeira vai desencadear uma campanha de testagem massiva da população da região, ainda sem data, que será gratuita, para aferir da evolução da pandemia da covid-19 no arquipélago, anunciou este sábado o …

O armazenamento de energia "sem massa" está a chegar

Uma equipa de cientistas da Chalmers University of Technology, na Suécia, produziu uma bateria estrutural com um desempenho dez vezes melhor do que todas as versões anteriores. A descoberta abre caminho ao armazenamento de energia …

Ataque terrorista a cidade na Nigéria atinge organizações humanitárias e instalações da ONU

Jihadistas alegadamente ligados ao Estado Islâmico atacaram este sábado as instalações de várias organizações humanitárias e das Nações Unidas na cidade nigeriana de Damasak, e ainda estão no local, afirmaram fontes das organizações não-governamentais (ONG). O …

Os humanos foram "superpredadores" durante dois milhões de anos

Uma nova investigação revelou que os humanos foram um predador de ponta durante cerca de dois milhões de anos. Só a extinção da megafauna e o declínio das fontes de alimentos de origem animal no …