Mistério resolvido: o “Portão para o Inferno” matava com gás

Uma antiga gruta na Turquia, conhecida como o “Portão para o Inferno”, está a ser estudada por cientistas que revelaram que as lendas que contavam que ninguém sobrevivia quando se aproximava do local eram reais.

A lenda era, afinal, quase toda verdadeira. Os cientistas decidiram investigar o mito e descobriram, se é verdade que ninguém conseguia sobreviver ao aproximar-se do “Portão para o Inferno”, por outro lado, não conseguiram comprovar o “sopro mortal” de um deus grego, como contava a história.

Os gregos antigos acreditavam que a cidade turca de Denizli – Portão de Hades, nomeada em honra ao deus grego do inferno, era uma passagem para o mundo dos mortos. Os contos diziam que ninguém resistia ao entrar na misteriosa gruta greco-romana de pedra nas ruínas de Hierápolis.

Por mais incrível que pareça, o grupo de cientistas, chefiado pelo professor Hardy Pfanz, da Universidade Duisburg-Essen, na Alemanha, revelou que estes foram mais do que meros contos.

No caso de Hierápolis, os antigos escritores descreveram o incrível fenómeno sem exageros.

O novo estudo, publicado no início do mês na revista Archaeological and Anthropological Sciences, explica que a gruta se encontra sobre a falha geológica de Badadag, o que significa que poderia sair da crosta terrestre gás nocivo que enchia a caverna.

Até hoje, as ruínas antigas ainda emitem altos níveis de dióxido de carbono que podem ser letais a pequenos animais.

“Na gruta sob o templo de Pluto, o gás carbónico tem uma concentração mortal de 91%“, sublinha a pesquisa. “Estes vapores ainda hoje são emitidos em concentrações que matam insetos, pássaros e mamíferos“.

Os gregos antigos acreditavam que a gruta estava repleta do “sopro mortal de Hades”, irmão de Zeus, o Deus do Sol, que foi encarregado de cuidar dos mortos e controlar o submundo.

Os cientistas conseguiram assim pôr fim a séculos de um mito que aterrorizou uma população inteira.

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Boa tarde Equipa ZAP, tudo bem?
    Costumava comentar algumas notícias mas agora só 1 em 1.000 (exagero, claro!), como esta por ex., me dá esta hipótese! Têm ideia porquê? P.f. respondam-me p/o meu email, mt. obrigado.
    Cumprimentos e votos de bom trabalho.

  2. Neste caso até era uma boa solução pois mais valia morrer e pôr ponto final junto ao portão do inferno do que entrar lá para dentro e andar a aturar o diabo eternamente depois de já termos aturado tantos por cá.

RESPONDER

"DeepNude". Inteligência Artificial "tirou a roupa" a mulheres nas redes sociais

A empresa de informação Sensity alertou que mais de 100 mil imagens foram carregadas para um canal de Telegram onde um bot "tirou a roupa" de mulheres. A empresa de segurança Sensity revelou recentemente que existe …

Poluição atmosférica "custa" a cada citadino europeu 1.276 euros por ano

A poluição atmosférica "custa" 1.276 euros por ano a cada cidadão europeu residente em cidades, de acordo com um estudo da Aliança Europeia de Saúde Pública (EPHA) divulgado esta quarta-feira. O estudo chegou ao valor médio …

"Emergência arqueológica". O degelo dos Alpes está a "libertar" artefactos escondidos há milhares de anos

As alterações climáticas podem estar a ajudar os arqueólogos a encontrar artefactos escondidos nos glaciares do Alpes há milhares de anos. O derretimento dos glaciares dos Alpes está a "liberta" objetos que permaneceram congelados no tempo …

Thermite RS3 é o primeiro robô de combate a incêndios dos EUA (e está pronto a entrar ao serviço)

O Corpo de Bombeiros de Los Angeles, nos Estados Unidos, deu as boas-vindas ao mais recente membro da equipa: um bombeiro robótico. O Thermite RS3 é um rover de controlo remoto capaz de bombear milhares de …

Inventor dinamarquês que matou jornalista no seu submarino escapou da prisão (mas já foi apanhado)

O inventor dinamarquês Peter Madsen, condenado a prisão perpétua por torturar e assassinar a jornalista sueca Kim Wall, fugiu da prisão esta terça-feira.  As autoridades dinamarquesas capturaram-no minutos depois. Peter Madsen, o dinamarquês condenado a prisão …

Molécula descoberta por menina de 14 anos pode levar a uma cura para a covid-19

A jovem norte-americana de 14 anos, Anika Chebrolu, descobriu uma molécula que pode levar a uma potencial cura para a covid-19. Enquanto cientistas dos quatro cantos do mundo trabalham no desenvolvimento de uma vacina para a …

Cerca de 1.300 reclusos fogem de prisão no Congo após ataque do Estado Islâmico

Cerca de 1.300 reclusos escaparam de uma prisão na República Democrática do Congo na manhã de terça-feira, após um ataque reivindicado pelo Estado Islâmico, informou a Organização das Nações Unidas (ONU). Embora as autoridades locais tenham …

Amesterdão vai usar flores para impedir que os ciclistas estacionem bicicletas nas pontes

A cidade conhecida pelo uso de bicicletas, vai agora tomar uma medida em relação ao estacionamento destas nas pontes. Tudo para proteger as vistas para os seus famosos canais. Amesterdão orgulha-se de ser uma das cidades …

Morreu voluntário envolvido no ensaio da vacina de Oxford. Tinha 28 anos e era médico recém-formado

As autoridades de saúde brasileiras divulgaram esta quarta-feira a morte de um voluntário dos testes da vacina contra a covid-19, desenvolvida pelo laboratório AstraZeneca e pela Universidade de Oxford. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), …

Milo, o "comunicador de ação" que permite conversar em grupo durante atividades ao ar livre

Chegou o Milo, o novo aparelho que vai revolucionar as aventuras em grupo. Este pequeno dispositivo permite-lhe conversar com o seu grupo à distancia sem precisar de levar o smartphone para o meio da montanha, …