/

Mistério do monstro do Lago Ness pode estar prestes a ser desvendado

Durante mais de mil anos, os humanos quiseram resolver este mistério. Agora, a lenda do monstro do Lago Ness pode estar a poucos meses de ser desvendada.

Se uns acreditam que se trata de uma relíquia pré-histórica, outros pensam que é apenas uma invenção. A lenda do monstro do Lago Ness existe desde a Idade das Trevas, mas apesar de haver algumas evidências, a criatura mítica permaneceu anedótica até hoje.

Agora, uma equipa internacional de cientistas do Reino Unido, Dinamarca, Estados Unidos, Austrália e França está a planear mergulhar nas águas escuras do mais misterioso lado de água doce da Escócia.

A investigação vai recorrer a técnicas de amostragem e análise de ADN para averiguar se, de facto, habita nas profundezas deste lago o famigerado monstro – ou, pelo menos, saber o que poderá estar na origem dos sucessivos relatos de um ser invulgar nesta água.

A recolha das 300 amostras de água em diferentes pontos e níveis de profundidade vai acontecer já no próximo mês, durante duas semanas. Posteriormente, as amostras serão enviadas para análise em laboratórios na Austrália, Dinamarca, França e Nova Zelândia.

O material orgânico será filtrado e o ADN será extraído e analisado através da comparação com bases de dados do código genético de várias espécies de que há registo.

O professor Neil Gemmell da Universidade de Otago, na Nova Zelândia, explicou que “sempre que uma criatura se move através do seu ambiente, deixa pequenos fragmentos de ADN da pele, escamas, penas, pêlo, fezes e urina”.

O cientistas, de 51 anos, diz que não acredita na existência do monstro Nessie, mas crê que “ainda existem coisas a serem descobertas“. Mais do que uma caça ao mostro, esta investigação poderá levar à descoberta de novas espécies de organismos, nomeadamente de bactérias.

Além disso, a pesquisa servirá também para analisar a expansão de várias espécies invasoras – como o salmão rosa do Pacífico, que tem sido avistado no lago – e conhecer melhor as espécies nativas.

Até hoje, mais de mil pessoas afirmam ter avistado a criatura. Uns acreditam que o monstro, carinhosamente apelidado de Nessie, seja uma criatura parecida a um plesiossauro de pescoço comprido que sobreviveu à extinção dos dinossauros. Outros, afirmam que Nessie não passa de um bagre ou de um esturjão gigante.

Seja o que for, os mais curiosos esperam que até ao final do ano o mistério seja finalmente resolvido.

ZAP // ScienceAlert / EFE

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.