Mistério do monstro do Lago Ness pode estar prestes a ser desvendado

Durante mais de mil anos, os humanos quiseram resolver este mistério. Agora, a lenda do monstro do Lago Ness pode estar a poucos meses de ser desvendada.

Se uns acreditam que se trata de uma relíquia pré-histórica, outros pensam que é apenas uma invenção. A lenda do monstro do Lago Ness existe desde a Idade das Trevas, mas apesar de haver algumas evidências, a criatura mítica permaneceu anedótica até hoje.

Agora, uma equipa internacional de cientistas do Reino Unido, Dinamarca, Estados Unidos, Austrália e França está a planear mergulhar nas águas escuras do mais misterioso lado de água doce da Escócia.

A investigação vai recorrer a técnicas de amostragem e análise de ADN para averiguar se, de facto, habita nas profundezas deste lago o famigerado monstro – ou, pelo menos, saber o que poderá estar na origem dos sucessivos relatos de um ser invulgar nesta água.

A recolha das 300 amostras de água em diferentes pontos e níveis de profundidade vai acontecer já no próximo mês, durante duas semanas. Posteriormente, as amostras serão enviadas para análise em laboratórios na Austrália, Dinamarca, França e Nova Zelândia.

O material orgânico será filtrado e o ADN será extraído e analisado através da comparação com bases de dados do código genético de várias espécies de que há registo.

O professor Neil Gemmell da Universidade de Otago, na Nova Zelândia, explicou que “sempre que uma criatura se move através do seu ambiente, deixa pequenos fragmentos de ADN da pele, escamas, penas, pêlo, fezes e urina”.

O cientistas, de 51 anos, diz que não acredita na existência do monstro Nessie, mas crê que “ainda existem coisas a serem descobertas“. Mais do que uma caça ao mostro, esta investigação poderá levar à descoberta de novas espécies de organismos, nomeadamente de bactérias.

Além disso, a pesquisa servirá também para analisar a expansão de várias espécies invasoras – como o salmão rosa do Pacífico, que tem sido avistado no lago – e conhecer melhor as espécies nativas.

Até hoje, mais de mil pessoas afirmam ter avistado a criatura. Uns acreditam que o monstro, carinhosamente apelidado de Nessie, seja uma criatura parecida a um plesiossauro de pescoço comprido que sobreviveu à extinção dos dinossauros. Outros, afirmam que Nessie não passa de um bagre ou de um esturjão gigante.

Seja o que for, os mais curiosos esperam que até ao final do ano o mistério seja finalmente resolvido.

ZAP // ScienceAlert / EFE

PARTILHAR

RESPONDER

Ângelo Rodrigues já fez a primeira cirurgia de reconstrução da perna

O ator Ângelo Rodrigues está internado no Hospital Garcia de Orta devido a uma infeção provocada por uma bactéria. Realizou uma cirurgia de reconstrução de parte da perna esquerda e está "em plena recuperação". Ângelo Rodrigues …

Guaidó questiona novo diálogo com o regime e alerta que crise se intensificará

O presidente da Assembleia Nacional diz que “nunca houve diálogo” entre o Governo de Nicolás Maduro e a oposição porque ao regime “não lhe interessava solucionar”. O líder político opositor Juan Guaidó questionou esta segunda-feira …

150 tigres foram resgatados de um templo na Tailândia. Mais de metade não sobreviveu

Mais de metade dos 150 tigres resgatados há três anos num templo budista em Kanchanaburi, no oeste da Tailândia, morreram, segundo os media locais. Em causa estiveram problemas relacionados com a consanguinidade, uma vez que foram …

Holanda. Mudanças na legislação fiscal sobre empresas para corrigir imagem de paraíso fiscal

O governo holandês deve apresentar esta terça-feira, no reinício dos trabalhos parlamentares, uma modificação da lei sobre a taxação dos lucros das multinacionais, com o intuito de corrigir a imagem de paraíso fiscal para os …

ISEP acaba com venda de garrafas de água de plástico

O Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP) vai, a partir desta segunda-feira, “acabar com a venda de garrafas de água de plástico de 33 centilitros” no campus, uma vez que, anualmente, são consumidas quase …

Procuradores de Nova Iorque querem a declaração de impostos de Donald Trump

É a primeira vez, em quase 40 anos, que um Presidente dos Estados Unidos (EUA) não exibe a declaração de impostos. Donald Trump negou-o durante a campanha presidencial de 2016 mas agora procuradores de Nova …

Políticos de PS e PSD envolvidos no negócio milionário da canábis

Os ex-ministros Jaime Gama, do PS, e Ângelo Correia, do PSD, têm ligações a empresas que obtiveram licença para a produção em Portugal de canábis para fins medicinais. Um negócio milionário que já é conhecido …

Diretor da PJ vai ganhar mais com o fim do teto máximo dos juízes

O salário de diretor da Polícia Judiciária, equiparado ao dos juízes dos Tribunais da Relação com cinco anos de serviço, vai beneficiar do fim do teto salarial que impedia os magistrados de receberem mais do …

Tribunal Constitucional perdeu caixa com assinaturas do RIR de Tino de Rans

Vitorino Silva ou Tino de Rans, como é mais conhecido, apanhou um valente susto quando descobriu que o Tribunal Constitucional perdeu uma caixa com assinaturas para a legalização do seu partido, o RIR. Depois de …

Administrador nomeado pelo Estado demitiu-se da Fundação Coleção Berardo. Já há substituto

João Neves apresentou à tutela a sua demissão de administrador da Fundação de Arte Moderna e Contemporânea – Coleção Berardo (FAMC) na passada quinta-feira, devido ao processo de guarda do arresto das cerca das mil …