Há um mistério geológico na Sibéria a intrigar os cientistas da NASA

Joshua Stevens / NASA Earth Observatory

Umas ondulações visíveis na superfície de uma região siberiana próxima ao rio Markha, na Rússia, estão a intrigar os investigadores da NASA.

Cientistas da NASA publicaram recentemente um conjunto de imagens no portal Earth Observatory de uma área do nordeste da Sibéria, registadas pelo satélite Landsat 8 durante vários anos, que estão a intrigar os especialistas.

Nas fotografias, o terreno de ambos os lados do rio Markha apresenta uma sequência de linhas ou estrias escuras e claras, mais compactas nas zonas de grande inclinação e maiores onde o declive é suave, que desaparecem completamente em direção às margens.

As peculiaridades do terreno são visíveis em qualquer estação do ano, apesar de as estrias apresentarem uma maior presença durante o inverno, uma vez que a neve aumenta o contraste.

Os cientistas não sabem exatamente o que causa o fenómeno, mas há quem arrisque algumas teorias. Alguns acreditam que o solo é o principal responsável pelas ocorrências, já que aquele local passa cerca de 90% do ano coberto por permafrost (pergelissolo, em português), que, por sua vez, derrete ocasionalmente e regressa ao estado original.

Este fenómeno pode formar estranhos padrões de várias formas. No entanto, noutros lugares, estes padrões tendem a ter uma escala inferior em relação aos registados na Sibéria.

Para explicar esta diferença, especialistas em geomorfologia defendem que, em regiões frias, a terra pode converter-se em gelissolo, um solo com permafrost nos dois metros superiores, onde as camadas escuras e claras normalmente se diferenciam em função da predominância de matéria orgânica ou mineral e do seu conteúdo de sedimentos.

De acordo com este tipo de estratificação sedimentar, à medida que o solo congela e derrete, as camadas misturam-se verticalmente. Com a repetição destes ciclos durante certo período de tempo, as camadas podem alinhar-se e formar padrões em forma de estrias.

Thomas Crafford, investigador do Serviço Geológico dos Estados Unidos, disse que as estrias refletem um padrão de rochas sedimentares conhecido como “geologia de massa folhada”, segundo a qual estas camadas rochosas foram expostas e dissecadas pela erosão.

Liliana Malainho Liliana Malainho, ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

SOS Racismo diz que SEF atentava contra direitos dos imigrantes e aplaude extinção

O Governo decidiu extinguir o SEF e substituí-lo pelo novo Serviço de Estrangeiros e Asilo, com diferentes moldes de funcionamento. A associação SOS Racismo congratulou-se este sábado com a extinção do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras …

Vem aí a Transporter, a van elétrica (e totalmente autónoma) para serviços de entregas

A Mobileye, uma subsidiária da Intel, fechou uma parceria com a startup Udelv para lançar um serviço de entregas em grande escala e com veículos totalmente autónomos já em 2023. A Mobileye, uma subsidiária da Intel …

Ensino à distância roubou a muitos universitários a licenciatura de que estavam à espera

A pandemia de covid-19 obrigou o ensino superior a reinventar-se e se alguns cursos conseguiram adotar o modelo online sem prejuízos, noutros casos o ensino a distância impediu aulas práticas, roubando aos estudantes a licenciatura …

Fernando Medina de pedra e cal em Lisboa. Carlos Moedas não ameaça socialista

Numa sondagem feita pela Intercampus para o jornal Novo, a coligação PSD-CDS surge mais de 20 pontos percentuais abaixo do provável recandidato socialista.  Fernando Medina poderá reforçar em cinco pontos percentuais a votação que teve em …

No Brasil, mais de 40 pessoas foram vacinadas por engano contra a covid-19

O caso está a gerar polémica no Brasil, uma vez que, entre o grupo vacinado, está uma grávida e crianças com idades entre os seis meses e seis anos. Um total de 46 pessoas que precisavam …

O último adeus ao príncipe Filipe, duque de Edimburgo

O funeral do príncipe Filipe, que faleceu há uma semana com 99 anos, esteve em preparação durante 18 anos. O próprio duque de Edimburgo esteve envolvido no seu último adeus, que se realizou este sábado …

Qual foi o dia "mais aborrecido" da História? Um cientista de computação respondeu

Qual foi o dia mais aborrecido da História? Em 2010, um cientista de computação decidiu investigar e chegou a uma resposta: 11 de abril de 1954. Em 2010, o cientista de computação William Tunstall-Pedoe decidiu usar …

Democratas norte-americanos pedem que Biden negue fundos para a Amazónia devido à atitude de Bolsonaro

A poucos dias de Joe Biden se encontrar com Jair Bolsonaro, o Presidente norte-americano foi instado pelos senadores a condicionar o apoio à redução da desflorestação na Amazónia. Democratas do Senado norte-americano enviaram esta sexta-feira uma …

Raúl Castro abandona liderança do partido comunista de Cuba

A família de Fidel Castro vai abandonar o comando do país. Raúl Castro confirmou que vai deixar o cargo de chefe do partido comunista de Cuba, num congresso do partido que decorreu na sexta-feira, em …

Governo dos Açores recorre a emigrantes nos Estados Unidos para conseguir vacinas

O Governo dos Açores vai desenvolver contactos junto de políticos e empresários de ascendência açoriana nos Estados Unidos da América para tentar que o país ceda ou venda vacinas contra a covid-19 à região. "Vamos sensibilizá-los …