Há um mistério geológico na Sibéria a intrigar os cientistas da NASA

Joshua Stevens / NASA Earth Observatory

Umas ondulações visíveis na superfície de uma região siberiana próxima ao rio Markha, na Rússia, estão a intrigar os investigadores da NASA.

Cientistas da NASA publicaram recentemente um conjunto de imagens no portal Earth Observatory de uma área do nordeste da Sibéria, registadas pelo satélite Landsat 8 durante vários anos, que estão a intrigar os especialistas.

Nas fotografias, o terreno de ambos os lados do rio Markha apresenta uma sequência de linhas ou estrias escuras e claras, mais compactas nas zonas de grande inclinação e maiores onde o declive é suave, que desaparecem completamente em direção às margens.



As peculiaridades do terreno são visíveis em qualquer estação do ano, apesar de as estrias apresentarem uma maior presença durante o inverno, uma vez que a neve aumenta o contraste.

Os cientistas não sabem exatamente o que causa o fenómeno, mas há quem arrisque algumas teorias. Alguns acreditam que o solo é o principal responsável pelas ocorrências, já que aquele local passa cerca de 90% do ano coberto por permafrost (pergelissolo, em português), que, por sua vez, derrete ocasionalmente e regressa ao estado original.

Este fenómeno pode formar estranhos padrões de várias formas. No entanto, noutros lugares, estes padrões tendem a ter uma escala inferior em relação aos registados na Sibéria.

Para explicar esta diferença, especialistas em geomorfologia defendem que, em regiões frias, a terra pode converter-se em gelissolo, um solo com permafrost nos dois metros superiores, onde as camadas escuras e claras normalmente se diferenciam em função da predominância de matéria orgânica ou mineral e do seu conteúdo de sedimentos.

De acordo com este tipo de estratificação sedimentar, à medida que o solo congela e derrete, as camadas misturam-se verticalmente. Com a repetição destes ciclos durante certo período de tempo, as camadas podem alinhar-se e formar padrões em forma de estrias.

Thomas Crafford, investigador do Serviço Geológico dos Estados Unidos, disse que as estrias refletem um padrão de rochas sedimentares conhecido como “geologia de massa folhada”, segundo a qual estas camadas rochosas foram expostas e dissecadas pela erosão.

Liliana Malainho, ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Bannon e outros três ex-conselheiros de Trump chamados a depor sobre a invasão ao Capitólio

Mark Meadows, Dan Scavino, Kash Patel e Steve Bannon são os ex-conselheiros de Trump que a comité da Câmara dos Representantes quer ouvir. O comité da Câmara dos Representantes que está a investigar a insurreição de …

TAP cobrou 657 milhões de euros de voos ainda por fazer

A TAP tem 657,5 milhões de euros já cobrados em voos que ainda não realizou. A companhia aérea também enfrenta sérios atrasos no call center. Por causa das restrições impostas por alguns países devido à pandemia …

Bem-vindo à última fase do desconfinamento: fim do certificado em restaurantes, máscara em transportes e lares

"Estamos em condições para avançar para a terceira fase de desconfinamento." Foi com esta frase que António Costa deu início à conferência de imprensa após o Conselho de Ministros desta quinta-feira. Portugal vai avançar para a …

A muralha de Game of Thrones na vida real? Vídeo recria glaciar gigante que existiu na Escócia

Dois investigadores juntaram-se para criar uma reconstituição visual de uma enorme muralha de gelo que existiu na Escócia e que parece saída da série de fantasia Game of Thrones. Quase que dá para ver os homens …

Rui Costa, Benfica

Benfica: duas "baixas" para Rui Costa, em poucas horas (a terceira está proxima)

Varandas Fernandes e Eduardo Moniz não vão fazer parte da lista de Rui Costa nas eleições.  Rui Costa confirmou na terça-feira que é candidato às próximas eleições no Benfica. Dois dias depois, foram anunciadas as saídas …

CNE arquivou queixas contra Costa por causa do PRR. Factos não podem merecer "censura, mesmo que verdadeiros"

A Comissão Nacional de Eleições (CNE) arquivou as queixas que foram apresentadas contra o primeiro-ministro, António Costa, que, como secretário-geral do PS, tem insistido em falar do PRR, a bazuca europeia, na campanha eleitoral. As queixas …

Discotecas deixam de ter acesso ao lay-off simplificado. Restauração lembra que "crise ainda não acabou"

O processo de desconfinamento começa a chegar ao fim e com ele ficam para trás os apoios financeiros atribuídos às empresas. A terceira e última fase de desconfinamento está quase a chegar e isso implica …

Costa diz não compreender "irritação" de Rio com PRR "bom para o país"

António Costa afirma que não compreende a irritação de Rui Rio com o Plano de Recuperação e Resiliência, frisando que é algo positivo para o país e já está contratualizado com os Açores. O secretário-geral do …

Estudo traz uma nova esperança ao tratamento do cancro dos ovários

Novo estudo traz uma nova luz para a luta contra o cancro dos ovários. Combinação de medicamentos conseguiu reduzir o tamanho do tumor. De acordo com o estudo, entre 25 pacientes que receberam uma combinação experimental …

Medina diz que abertura das discotecas tornará noite em Lisboa mais controlada

O presidente da Câmara de Lisboa e recandidato nas eleições de domingo, Fernando Medina, disse hoje ver como positiva a reabertura das discotecas a 1 de outubro, considerando que a noite na capital passará a …