O mistério dos enigmáticos geóglifos de Nazca foi finalmente resolvido

Os enormes (e misteriosos) geóglifos de Nazca retratam desde animais e plantas até animais aparentemente míticos e padrões geométricos. Agora, a história acaba de ganhar um novo capítulo.

Os mistérios das linhas de Nazca podem ter sido finalmente resolvidos, uma vez que um estudo recente identificou os pássaros desenhados nas grandes marcas da cidade peruana. De acordo com os cientistas, estas marcas poderiam estar ligadas a antigos rituais direcionados aos deuses da chuva.

As linhas de Nazca, que possuem mais de 2.700 formas geométricas, são consideradas uma proeza artística que só pode ser admirada do ar. Estas imagens, esculpidas num deserto no Peru, têm suscitado diversas teorias sobre o seu propósito, mas ninguém sabe o que retratam exatamente estas imagens. Pelo menos, até hoje.

Cientistas da Universidade de Hokkaido, no Japão, estudaram 16 imagens de pássaros e revelaram a verdadeira espécie retratada nos famosos geóglifos. Segundo um artigo científico, recentemente publicado no Journal of Archaeological Science, os pássaros, desenhados com 370 metros de comprimento, não viviam no deserto de Nazca, e foram criados especificamente a partir de uma linha esculpida.

O principal autor do estudo, Masaki Eda, explicou que foram analisadas 16 imagens que constam nos geóglifos e o objetivo primordial era identificar a espécie em causa.

“As aves que constam nestes desenhos foram, até agora, identificadas com base em impressões gerais ou traços morfológicos presentes em cada figura”, explicou o investigador, ressaltando que as formas e os tamanhos dos bicos, cabeças, pescoços, corpos, asas, caudas e patas dos pássaros foram observados de perto e comparados com as aves que vivem atualmente no Peru.

Os investigadores identificaram três pássaros. Um glifo anteriormente identificado como um beija-flor é um eremita, um subgrupo de beija-flores encontrado nos trópicos e subtrópicos. Esta espécie vive nas florestas do norte e leste do Peru, mas não no deserto do sul.

Outra surpresa foi a descoberta de um glifo que representa um pelicano que teria sido encontrado na costa. Já o terceiro glifo identificado representa pássaros guano, um importante grupo de espécies do Peru. Nas ilhas ao largo da costa do país, o biguá-do-guano, o atobá-peruano e o pelicano-peGuanay cormorantruano deixavam o seus excrementos (guano), que se tornaram numa mercadoria extremamente valiosa para os especuladores britânicos em meados de 1880, uma vez que é um excelente fertilizante.

Os especialistas querem agora estudar as representações dos pássaros no templo de Nazca e nas cerâmicas. Apesar de ser uma importante descoberta, a identificação destas aves gera novos enigmas: apesar de as espécies desenhadas existirem no Peru, só são encontradas em regiões muito distantes de Nazca.

“A nossa pesquisa mostra que os autores deste geóglifos desenharam pássaros exóticos, e não aves locais”, conclui Eda.

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Sinto muito mas o mistério era saber quais pássaros eram? Sempre pensei que fosse quem havia feito e pq. Apesar de achar interessante o fato de terem descobertos quais as aves inspiradoras, a matéria (impulsionada por um título precipitado) é desapontadora.

    • eu tenho ideia que o maior mistério era COMO foram feitas, pois fazer isto com a precisão que tem sem GPS, aviões ou drones …. não parece ser possível – mas tem razão – é mais sensacionalismo – que eram aves já se sabia desde o início – e a informação agora dada vale o que vale …

  2. Adoro o livro “Eram os Deuses astronautas”. Acredito muito que não foram habitantes desta terra, a fazer obra tão perfeita e tão precisa em suas medidas e dimensões. O homem aínda não tinha tanta inteligência para tal grandiosidade.

  3. Desapontado com a matéria, um título que nada representa com o conteúdo, ainda continua um mistério, quem fez? Como fizeram? A razão de terem feito esses desenhos? Que representa um beija flor qualquer um sabe…..

RESPONDER

"Em Casa d’Amália": RTP comemora cententário da fadista

A Fundação Amália Rodrigues junta-se à RTP para assinalar o centenário da fadista. O programa Em Casa d’Amália tem estreia marcada para a próxima sexta-feira (10) e reúne várias figuras da música portuguesa da atualidade. O …

Desapareceram 21 milhões de números de telefone na China. Mas o mistério foi resolvido

O porta-voz de uma das três maiores operadoras chinesas confirmou o desaparecimento dos utilizadores, mas deu uma explicação para este mistério. Nos últimos dias, surgiram vários relatos de notícias que davam conta de que, entre janeiro …

Mercadona doa 20 mil quilos de chocolate aos profissionais de saúde e aos mais carenciados

A Mercadona anunciou, esta quarta-feira, a doação de 20 mil quilos de chocolate ao Banco Alimentar Contra a Fome do Porto. O objetivo é proporcionar uma Páscoa mais doce aos mais carenciados e aos que …

"Paciente 1" em Itália recupera (e dá as boas-vindas a Giulia, a sua filha recém-nascida)

Giulia, a filha recém-nascida do "paciente 1" de Itália, veio para trazer alguma esperança ao país, em plena pandemia de covid-19. Mattia, de 38 anos, foi internado no dia 20 de fevereiro no hospital de Codogno, …

Investigadores transformaram o coronavírus em música (e já o podemos ouvir)

Uma equipa de investigadores do Instituto de Tecnologia de Massachussets (MIT) conseguiu transformar em som a estrutura da proteína spike, que permite que o novo coronavírus adira às células para infetá-las. Até agora, já pudemos ver …

Autoeuropa quer recorrer ao lay-off (e retomar produção a 20 de abril)

A administração da Autoeuropa quer promover um regresso gradual ao trabalho a partir de 20 de abril, pretendendo recorrer ao lay-off simplificado para os trabalhadores que não regressem ao trabalho nessa data. “O regresso ao trabalho …

Ex-mulher de astronauta acusada de mentir sobre o "primeiro crime espacial"

A ex-mulher da astronauta da NASA Anne McClain, Summer Worden, foi acusada formalmente de mentir sobre o "crime espacial" que McClain terá cometido. Em agosto de 2019, o jornal norte-americano The New York Times noticiou que …

Em Singapura, os parques de estacionamento são agora quintas urbanas

A pandemia de covid-19 está a obrigar alguns países a adaptarem-se. É o caso de Singapura, que está a transformar os parques de estacionamento em quintas urbanas para aumentar a produção alimentar. Só 1% do território …

O empresário mais odiado do mundo quer sair da prisão (para desenvolver um medicamento para a covid-19)

Martin Shkreli, o empresário mais odiado do mundo, quer sair brevemente da prisão para ajudar a desenvolver um tratamento para a covid-19. Num artigo publicado no site da empresa de Shkreli, Prospero Pharmaceuticals, juntamente com outros …

Ceferin acusado de ganância. "Manter a Liga dos Campeões foi um ato criminoso irresponsável"

O primeiro-ministro da Eslovénia, Janz Jansa, teceu duras críticas à forma como a UEFA e o seu presidente, Aleksander Ceferin, lidaram com a fase inicial da pandemia de covid-19. "Manter a Liga dos Campeões foi um …