Mistério da lua que dança intriga cientistas

NASA / JPL

Famosa por se parecer com a "Estrela da Morte" de "Guerra nas Estrelas", Mimas agora chama a atenção por poder conter um oceano subterrâneo

Famosa por se parecer com a “Estrela da Morte” de “Guerra nas Estrelas”, Mimas agora chama a atenção por poder conter um oceano subterrâneo

O interior da misteriosa Mimas, uma das 62 luas conhecidas de Saturno, pode conter água, de acordo com um novo estudo.

Famosa por causa do seu formato, parecido com a “Estrela da Morte” do filme Guerra nas Estrelas, o satélite apresenta uma espécie de tremura, um movimento oscilante que, segundo os astrónomos, é duas vezes maior que o esperado para uma lua com estrutura regular e sólida.

Para os especialistas, só há duas explicações para o fenómeno de oscilação de Mimas: ou a lua tem um imenso oceano subterrâneo ou tem um núcleo rochoso em formato de bola de rugby.

O estudo sobre Mimas foi publicado por um grupo de astrónomos dos Estados Unidos, França e Bélgica na revista Science Magazine.

A existência de água é tida por astrónomos como um dos principais requisitos para a existência de vida em outros planetas.

Interior exótico

A lua de Saturno tem cerca de 400km de diâmetro – é 8.7 vezes menor que a nossa Lua.

Os astrónomos basearam os seus cálculos em fotos de alta resolução de Mimas enviadas pela sonda espacial Cassini.

A Cassini foi enviada para o planeta dos anéis em 1997, e uma das suas principais descobertas foi precisamente que Saturno tinha muito mais luas do que se supunha – no ano do seu lançamento, os astrónomos acreditavam que havia apenas 18 satélites em órbita do segundo maior planeta do sistema solar.

Jason Koski / cornell.edu

Radwan Tajeddine, astrofísico da Universidade de Cornell, nos Estados Unidos

Radwan Tajeddine, astrofísico da Universidade de Cornell, nos Estados Unidos

Além de construir um modelo 3-D de Mimas com o auxílio de centenas de imagens de diversos ângulos, os astrónomos mapearam diversos pontos da superfície da lua.

“Depois de examinar a superfície de Mimas, encontramos diversos tremores nos pólos”, explicou um dos autores do estudo, Radwan Tajeddine, da Universidade de Cornell (EUA).

Os tremores não são incomuns na luas. A Lua terrestre, por exemplo, também passa por pequeno balanços que a fazem mostrar diferentes ângulos da sua superfície com o passar do tempo.

Mas Tajeddine e os seus colegas descobriram que o balanço pendular de Mimas é de 6 km, o dobro do que se pode esperar de uma lua com o tamanho e a órbita de Mimas.

A descoberta surpreendeu os astrónomos, para quem Mimas era apenas uma rocha congelada.

“Se me tivessem perguntado antes, eu diria que Mimas é apenas uma lua minúscula e desinteressante”, diz à BBC Chris Lintott, astrofísico da Universidade de Oxford.

Mas no seu interior, alguma coisa parece estar bem “viva”.

ZAP / BBC

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Para corrigir: o diâmetro da ‘nossa’ Lua é de cerca de 3474Km, logo um diâmetro 4 vezes menor é cerca de 868Km… e não 400Km.
    Cumprimentos

RESPONDER

João Félix lesiona-se a poucos dias do regresso da La Liga

João Félix contraiu uma lesão no ligamento lateral interno do joelho esquerdo durante um treino, informou esta segunda-feira o Atlético de Madrid. "João Félix sofreu uma entorse do ligamento colateral medial de baixo grau do joelho …

"Agiu com responsabilidade, legalidade e integridade". Boris Johnson segura assessor

O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, apoiou este domingo o seu principal conselheiro, Dominic Cummings, acusado de violar as regras de confinamento impostas para combater a pandemia covid-19, assegurando que o assessor agiu legalmente e com …

Dieselgate. Volkswagen condenada a indemnizar cliente

A justiça alemã condenou hoje a Volkswagen a indemnizar em parte um cliente que comprou um automóvel equipado com um motor diesel falsificado, numa sentença que deve influenciar dezenas de milhares de processos cinco anos …

Caso prazo das moratórias não seja alargado "terão de ser criadas outras medidas extraordinárias"

Caso as "as moratórias dos créditos não forem prolongadas, ou o Governo ou a Assembleia da República terão de criar outras medidas extraordinárias para as apoiar", disse a coordenadora do Gabinete de Proteção Financeira (GPF) …

Santuário de Fátima retoma no sábado celebrações com presença de peregrinos

O Santuário de Fátima vai retomar as celebrações com a presença de peregrinos a partir de sábado, garantindo as condições de segurança para o maior número de pessoas. O Santuário de Fátima, no concelho de Ourém, …

Ex-ministro da Saúde da Bolívia em prisão preventiva por suspeitas de corrupção

O ex-ministro da Saúde da Bolívia foi detido, na semana passada, por suspeita de corrupção na compra de ventiladores. O ex-ministro da Saúde da Bolívia, detido na última semana por suspeita de corrupção na compra a …

OMS considera cada vez mais improvável segunda grande vaga

A diretora do departamento de Saúde Pública da Organização Mundial de Saúde (OMS) afirmou hoje que é "cada vez mais" improvável uma segunda grande vaga do novo coronavírus, mas aconselhou muita prudência. Em entrevista à rádio …

Açores reabrem creches e jardins de infância. Aulas de 11.º e 12.º também em São Miguel

As respostas sociais, encerradas devido à pandemia, reabrem esta segunda-feira no Pico, Faial, Terceira e São Jorge, e na ilha de São Miguel são retomadas as aulas dos 11.º e 12.º anos para alunos inscritos …

"Há muita gente a passar fome" no sector das Artes (alguns artistas receberam 50 euros de apoio)

Não vai haver condições para abrir muitas salas de espectáculos a 1 de Junho, como está permitido, alerta-se no sector das Artes, onde há "há muita gente a passar fome". Alguns artistas só conseguiram receber …

Cancelamento de consultas leva a quebra de vacinação contra a pneumonia

O cancelamento ou adiamento de milhares de consultas levou a uma quebra na vacinação contra a pneumonia. É preciso "voltar a dar confiança às pessoas para que regressem aos estabelecimentos de saúde", apela o Mova. De …