Mistério da lua que dança intriga cientistas

NASA / JPL

Famosa por se parecer com a "Estrela da Morte" de "Guerra nas Estrelas", Mimas agora chama a atenção por poder conter um oceano subterrâneo

Famosa por se parecer com a “Estrela da Morte” de “Guerra nas Estrelas”, Mimas agora chama a atenção por poder conter um oceano subterrâneo

O interior da misteriosa Mimas, uma das 62 luas conhecidas de Saturno, pode conter água, de acordo com um novo estudo.

Famosa por causa do seu formato, parecido com a “Estrela da Morte” do filme Guerra nas Estrelas, o satélite apresenta uma espécie de tremura, um movimento oscilante que, segundo os astrónomos, é duas vezes maior que o esperado para uma lua com estrutura regular e sólida.

Para os especialistas, só há duas explicações para o fenómeno de oscilação de Mimas: ou a lua tem um imenso oceano subterrâneo ou tem um núcleo rochoso em formato de bola de rugby.

O estudo sobre Mimas foi publicado por um grupo de astrónomos dos Estados Unidos, França e Bélgica na revista Science Magazine.

A existência de água é tida por astrónomos como um dos principais requisitos para a existência de vida em outros planetas.

Interior exótico

A lua de Saturno tem cerca de 400km de diâmetro – é 8.7 vezes menor que a nossa Lua.

Os astrónomos basearam os seus cálculos em fotos de alta resolução de Mimas enviadas pela sonda espacial Cassini.

A Cassini foi enviada para o planeta dos anéis em 1997, e uma das suas principais descobertas foi precisamente que Saturno tinha muito mais luas do que se supunha – no ano do seu lançamento, os astrónomos acreditavam que havia apenas 18 satélites em órbita do segundo maior planeta do sistema solar.

Jason Koski / cornell.edu

Radwan Tajeddine, astrofísico da Universidade de Cornell, nos Estados Unidos

Radwan Tajeddine, astrofísico da Universidade de Cornell, nos Estados Unidos

Além de construir um modelo 3-D de Mimas com o auxílio de centenas de imagens de diversos ângulos, os astrónomos mapearam diversos pontos da superfície da lua.

“Depois de examinar a superfície de Mimas, encontramos diversos tremores nos pólos”, explicou um dos autores do estudo, Radwan Tajeddine, da Universidade de Cornell (EUA).

Os tremores não são incomuns na luas. A Lua terrestre, por exemplo, também passa por pequeno balanços que a fazem mostrar diferentes ângulos da sua superfície com o passar do tempo.

Mas Tajeddine e os seus colegas descobriram que o balanço pendular de Mimas é de 6 km, o dobro do que se pode esperar de uma lua com o tamanho e a órbita de Mimas.

A descoberta surpreendeu os astrónomos, para quem Mimas era apenas uma rocha congelada.

“Se me tivessem perguntado antes, eu diria que Mimas é apenas uma lua minúscula e desinteressante”, diz à BBC Chris Lintott, astrofísico da Universidade de Oxford.

Mas no seu interior, alguma coisa parece estar bem “viva”.

ZAP / BBC

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Para corrigir: o diâmetro da ‘nossa’ Lua é de cerca de 3474Km, logo um diâmetro 4 vezes menor é cerca de 868Km… e não 400Km.
    Cumprimentos

RESPONDER

Ministra da Justiça visitou mãe que abandonou bebé no lixo

A mãe que abandonou o bebé no caixote do lixo em Lisboa está bem de saúde e a receber apoio psicológico, constatou a ministra da Justiça, que esta sexta-feira visitou a jovem na cadeia de …

Ex-embaixadora dos EUA na Ucrânia acusa Trump de intimidação

Marie Yovanovitch, antiga embaixadora dos Estados Unidos na Ucrânia, denunciou esta sexta-feira a existência de uma campanha para a descredibilizar levada a cabo por Donald Trump com ajuda de ucranianos, no inquérito para a destituição …

Subida do Salário Mínimo Nacional vai aumentar as propinas

A subida do Salário Mínimo Nacional para os 635 euros em 2020, vai ter influência em valores a pagar ou a receber, nomeadamente nas propinas mínimas do Ensino Superior público e nos tectos do Fundo …

É essencial um acordo internacional para taxar “gigantes” tecnológicos, defende Costa

O secretário-geral do PS, António Costa, considerou esta sexta-feira insustentável do ponto de vista social a situação em que classes médias e pequenas empresas suportam a maior parte do esforço fiscal e defendeu um acordo …

Lisboa entre as cidades com trânsito mais caótico do mundo

Um estudo da Mister Auto - marca líder de mercado na venda de peças para automóveis - agora divulgado revelou que Lisboa está na 74.ª posição no 'ranking' das cidades mais circuláveis. Ou seja, muito …

Parlamento rejeita reforçar subsídio de doença para doentes crónicos e oncológicos

A Assembleia da República rejeitou esta sexta-feira, na generalidade, reforçar o subsídio de doença para doentes crónicos, oncológicos ou graves. Em causa estavam dois projetos de lei de Bloco de Esquerda e PCP e um projeto …

Vacas levadas pelo furacão Dorian aparecem dois meses depois

Três vacas desapareceram de uma ilha na Carolina do Norte, em setembro, na sequência do furacão Dorian. Nas últimas semanas, foram encontradas a oito quilómetros de distância. As três vacas desaparecidas de uma ilha na Carolina …

Criptomoedas são "péssima ideia" e interferem com a política monetária

O Nobel da Economia de 2007, Eric Maskin, afirmou, em entrevista à Lusa, que as criptomoedas são uma "péssima ideia", alertou que interferem com as medidas de política monetária e partilhou que tem esperança que …

PSD aponta Rio e Pinto Balsemão para Conselho de Estado. PS indica Louçã e Carlos César

PS e PS revelaram esta sexta-feira quais os nomes que vão indicar para o Conselho de Estado. O antigo governante Francisco Pinto Balsemão, o líder do PSD, Rui Rio, e o bloquista Francisco Louçã são …

Empresário de Schumacher diz que foi proibido de visitar o antigo piloto

O antigo empresário de Michael Schumacher, Willi Weber, disse não saber qual é o estado de saúde do antigo piloto, revelando ainda que a sua mulher, Corinna Schumacher, o proibiu de o visitar por temer …