Mistério da lua que dança intriga cientistas

NASA / JPL

Famosa por se parecer com a "Estrela da Morte" de "Guerra nas Estrelas", Mimas agora chama a atenção por poder conter um oceano subterrâneo

Famosa por se parecer com a “Estrela da Morte” de “Guerra nas Estrelas”, Mimas agora chama a atenção por poder conter um oceano subterrâneo

O interior da misteriosa Mimas, uma das 62 luas conhecidas de Saturno, pode conter água, de acordo com um novo estudo.

Famosa por causa do seu formato, parecido com a “Estrela da Morte” do filme Guerra nas Estrelas, o satélite apresenta uma espécie de tremura, um movimento oscilante que, segundo os astrónomos, é duas vezes maior que o esperado para uma lua com estrutura regular e sólida.

Para os especialistas, só há duas explicações para o fenómeno de oscilação de Mimas: ou a lua tem um imenso oceano subterrâneo ou tem um núcleo rochoso em formato de bola de rugby.

O estudo sobre Mimas foi publicado por um grupo de astrónomos dos Estados Unidos, França e Bélgica na revista Science Magazine.

A existência de água é tida por astrónomos como um dos principais requisitos para a existência de vida em outros planetas.

Interior exótico

A lua de Saturno tem cerca de 400km de diâmetro – é 8.7 vezes menor que a nossa Lua.

Os astrónomos basearam os seus cálculos em fotos de alta resolução de Mimas enviadas pela sonda espacial Cassini.

A Cassini foi enviada para o planeta dos anéis em 1997, e uma das suas principais descobertas foi precisamente que Saturno tinha muito mais luas do que se supunha – no ano do seu lançamento, os astrónomos acreditavam que havia apenas 18 satélites em órbita do segundo maior planeta do sistema solar.

Jason Koski / cornell.edu

Radwan Tajeddine, astrofísico da Universidade de Cornell, nos Estados Unidos

Radwan Tajeddine, astrofísico da Universidade de Cornell, nos Estados Unidos

Além de construir um modelo 3-D de Mimas com o auxílio de centenas de imagens de diversos ângulos, os astrónomos mapearam diversos pontos da superfície da lua.

“Depois de examinar a superfície de Mimas, encontramos diversos tremores nos pólos”, explicou um dos autores do estudo, Radwan Tajeddine, da Universidade de Cornell (EUA).

Os tremores não são incomuns na luas. A Lua terrestre, por exemplo, também passa por pequeno balanços que a fazem mostrar diferentes ângulos da sua superfície com o passar do tempo.

Mas Tajeddine e os seus colegas descobriram que o balanço pendular de Mimas é de 6 km, o dobro do que se pode esperar de uma lua com o tamanho e a órbita de Mimas.

A descoberta surpreendeu os astrónomos, para quem Mimas era apenas uma rocha congelada.

“Se me tivessem perguntado antes, eu diria que Mimas é apenas uma lua minúscula e desinteressante”, diz à BBC Chris Lintott, astrofísico da Universidade de Oxford.

Mas no seu interior, alguma coisa parece estar bem “viva”.

ZAP / BBC

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Para corrigir: o diâmetro da ‘nossa’ Lua é de cerca de 3474Km, logo um diâmetro 4 vezes menor é cerca de 868Km… e não 400Km.
    Cumprimentos

RESPONDER

Detetado fator climático determinante para a propagação do coronavírus

Altas temperaturas combinadas com baixa humidade propiciam que as gotículas contaminadas com o novo coronavírus evaporem mais rapidamente, reduzindo a sua capacidade de infetar pessoas. De acordo com os cientistas, citados pelo canal estatal russo RT, …

Bayern Munique vence Sevilha e conquista a Supertaça Europeia

O Bayern Munique conquistou, esta quinta-feira, a Supertaça Europeia, ao derrotar o Sevilha por 2-1, em Budapeste, na Hungria. Os alemães do Bayern Munique conquistaram a Supertaça Europeia pela segunda vez ao derrotarem os espanhóis do …

Sporting 1-0 Aberdeen | "Leão" eficaz segue para o play-off

O Sporting foi eficaz e assegurou uma vaga no “play-off” de acesso à fase de grupos da Liga Europa. Na noite desta quinta-feira, num embate relativo à 3ª pré-eliminatória da competição, os “leões” bateram o Aberdeen …

A NASA descobriu uma nova forma de aterrar em segurança na Lua

A NASA construiu um sistema totalmente novo que pode tornar a aterragem na Lua e em Marte muito menos arriscada - e já tem planos de testá-lo numa missão futura. De acordo com o TechCrunch, o …

Rio Ave elimina Besiktas e está no play-off da Liga Europa

O Rio Ave venceu os turcos do Besiktas, esta quinta-feira, no desempate por grandes penalidades (4-2), após o 1-1 no tempo regulamentar, em jogo da terceira pré-eliminatória da Liga Europa, seguindo em frente na competição. Em …

Dois dinossauros morreram como as vítimas de Pompeia. Foi há 125 milhões de anos, na China

Um grupo de arqueólogos na China acabou de descobrir dois fósseis de uma nova espécie de dinossauro, que estiveram presos no subsolo por 125 milhões de anos devido a uma erupção vulcânica pré-histórica. Os investigadores …

Batalhas de feiticeiros e círculos de demónios. Revelados textos cristãos que não foram incluídos na Bíblia

Os textos da Bíblia como a conhecemos hoje foram "canonizados" pela primeira vez pela Igreja no final do século IV. No entanto, antes disso, centenas de outros textos religiosos circularam por toda a Cristandade. Há mais …

Autoeuropa confirma que não irá renovar contrato a 120 trabalhadores

A administração da fábrica de automóveis Volkswagen Autoeuropa, em Palmela, confirmou, esta quinta-feira, que não vai renovar os contratos a termo de 120 trabalhadores ligados à produção dos veículos MPV (Multi-Purpose Vehicle). "A Autoeuropa reafirmou a …

Glaciar na Islândia "escondia" bombardeiro norte-americano da 2ª Guerra Mundial

Os destroços de um bombardeiro norte-americano B-17 Flying Fortress que colidiu com o glaciar Eyjafjallajökull durante a II Guerra Mundial estão gradualmente a aparecer à medida que a geleira recua devido às alterações climáticas. De acordo …

40 anos depois, assassino de John Lennon pede desculpa pelo crime "desprezível"

Mark David Chapman, o homem que assassinou John Lennon, diz que matou o ex-Beatle por "raiva e ciúmes" e pediu desculpa a Yoko Ono, 40 anos depois. Em 1980, Chapman atingiu John Lennon com quatro tiros …