Astrónomos resolvem mistério cósmico com 900 anos

(dr) Universidade de Hong Kong

Imagens a cores falsas da Estrela de Parker e da nebulosa PA 30 em seu redor, que constituem o remanescente do evento SN 1181.

Um mistério cósmico com 900 anos, em torno das origens de uma famosa supernova observada pela primeira vez na China no ano 1181, foi finalmente resolvido.

Uma nova investigação, publicada dia 15 de setembro no The Astrophysical Journal Letters, sustenta que uma nuvem (ou nebulosa) ténue e em rápida expansão, de nome Pa 30, em torno de uma das estrelas mais quentes da Via Láctea, conhecida como Estrela de Parker, encaixa no perfil, localização e idade da supernova histórica.

No último milénio (começando no ano 1006), só houve cinco supernovas brilhantes na Via Láctea. Destas, a supernova chinesa, também conhecida como “Estrela Convidada” de 1181, tem permanecido um mistério.

Foi originalmente vista e documentada por astrónomos chineses e japoneses no século XII, que disseram que era tão brilhante quanto Saturno e permaneceu visível durante seis meses. Também registaram uma localização aproximada no céu, mas nenhum vestígio confirmado da explosão tinha sequer sido identificado pelos astrónomos modernos.

As outras quatro supernovas são agora bem conhecidas da ciência moderna e incluem a famosa Nebulosa do Caranguejo.

A origem desta explosão do século XII permaneceu um mistério até à última descoberta feita por uma equipa de astrónomos internacionais de Hong Kong, do Reino Unido, Espanha, Hungria e França, incluindo o professor Albert Zijlstra da Universidade de Manchester.

No novo artigo científico, os astrónomos descobriram que a nebulosa Pa 30 está a expandir-se a uma velocidade extrema de mais de 1100 km/s (a essa velocidade, viajar da Terra à Lua levaria apenas 5 minutos). Eles usaram esta velocidade para derivar uma idade que ronda os 1000 anos, que coincidiria com os eventos do ano 1181.

O professor Zijlstra explica: “Os relatos históricos colocam a Estrela Convidada entre duas constelações chinesas, Chuanshe e Huagai. A Estrela de Parker encaixa bem na posição. Isso significa que tanto a idade quanto a localização correspondem aos eventos de 1181.”

Pa 30 e a Estrela de Parker foram propostos anteriormente como resultado da fusão de duas anãs brancas. Pensa-se que tais eventos levem a um tipo raro e relativamente ténue de supernova, chamada “supernova do Tipo Iax“.

O professor Zijlstra acrescentou: “Apenas mais ou menos 10% das supernovas são deste tipo e não são bem compreendidas. O facto de SN1181 ter sido fraca, mas ter desvanecido muito lentamente, encaixa neste tipo. É o único evento onde podemos estudar a nebulosa remanescente e a estrela resultante da fusão, e também ter uma descrição da própria explosão.”

A fusão de estrelas remanescentes, anãs brancas e estrelas de neutrões, dá origem a reações nucleares extremas e forma elementos pesados e altamente ricos em neutrões, com ouro e platina.

“A combinação de todas estas informações como idade, localização, brilho do evento e duração historicamente registada de 185 dias, indica que a Estrela de Parker e Pa 30 são as contrapartes de SN1181. Esta é a única supernova do Tipo Iax onde estudos detalhados da estrela remanescente e da nebulosa são possíveis. É bom ser capaz de resolver um mistério histórico e astronómico”, rematou Zijlstra.

  // CCVAlg

PARTILHAR

RESPONDER

Portugal vai receber 6,1 milhões de vacinas até ao final do ano

Portugal vai receber cerca de 6,1 milhões de vacinas contra a covid-19 até final do ano, dispondo de doses suficientes para voltar a vacinar toda a população, caso seja necessário, anunciou hoje o coordenador da …

Objeto de Hamilton. Galáxia "dupla" intrigou astrónomos durante anos

O nosso Universo esconde vários objetos estranhos, desde estrelas em explosão a galáxias em colisão. O Hubble encontrou o que parece ser um par de objetos idênticos, tão estranhos que os astrónomos demoraram vários anos …

Neymar, de novo: "Aquilo foi uma declaração terrível para o PSG"

Jérôme Rothen avisou: Neymar disse que vai deixar o futebol depois do Mundial e pode ter que enfrentar consequências. Neymar, Neymar, Neymar. O jogador brasileiro mais falado por estes dias (e em muitos outros períodos). Desta …

Portugal regista mais 719 casos de covid-19 e oito mortos. Internamentos descem

Nas últimas 24 horas, Portugal registou mais oito mortes e 719 casos de infeção pelo coronavírus SARS-CoV-2. O número de pessoas internadas volta a descer. O boletim epidemiológico desta terça-feira informa que há menos 11 pessoas …

Vulcão, La Palma

Avanço da lava em La Palma obriga cerca de 800 pessoas a abandonar as casas. Há agora perto de sete mil desalojados

A lava proveniente do vulcão Cumbre Vieja continua a consumir a ilha de La Palma, nas Canárias. Ao fim de 23 dias, surgem novas correntes que obrigaram cerca de 800 habitantes a abandonar as suas …

Pintura inacabada de Picasso descoberta ao fim de 118 anos. Inteligência Artificial finalizou a obra

Um nova obra de Picasso foi descoberta por baixo de outra reprodução do artista. A pintura de uma mulher nua estava escondida pela obra "A Refeição de um Homem Cego". Segundo noticia a CNN, a descoberta …

Novos radares de controlo de velocidade vão gerar receitas de cerca de 13 milhões

O Governo estima que a aquisição de novos radares de controlo de velocidade, prevista para o próximo ano, tenha um impacto nas receitas de cerca de 13 milhões de euros, segundo a proposta do Orçamento …

UE aprova pacote de mil milhões de euros para ajuda à população do Afeganistão

A União Europeia (UE) anunciou esta terça-feira uma verba de mil milhões de euros para ajuda humanitária combinada com a prestação de apoio direcionado às necessidades básicas, em benefício direto do povo afegão e dos …

Orçamento para 2022 inundado em críticas. BE admite voto contra e PSD mostra-se preocupado

João Leão, ministro das Finanças, entregou esta segunda-feira à noite a proposta de Orçamento do Estado para 2022. As críticas ao documento começam a surgir por parte dos partidos e instituições. O ministro das Finanças sublinhou …

5 dicas para escolher os móveis perfeitos para a casa nova

Escolher a decoração de uma casa nova pode ser desafiante quando não temos uma ideia clara do estilo que apreciamos mais. A Móveis Online tem todo o mobiliário que necessita para dar vida às divisões …