Desvendado mistério das cartas censuradas entre a rainha Maria Antonieta e o seu suposto amante

A natureza da relação entre a rainha Maria Antonieta e o conde sueco Axel de Fersen continua a intrigar os historiadores há mais de um século. Eram realmente amantes? Agora, graças a uma nova análise às cartas trocadas pelos dois, a balança já se inclina mais para um dos lados.

Um grupo de cientistas do Centro Nacional de Investigação estudaram as cartas trocadas pea consorte do rei Luís XVI de França e o conde sueco Axel de Fersen.

Publicado no final do século XIX por um sobrinho-neto de Axel de Fersen, as cartas descobriram a importância que teve na vida de Maria Antonieta, a que tentou salvar várias vezes da guilhotina. No entanto, as cartas foram censuradas e muitas passagens riscadas, escondendo o relacionamento íntimo que os unia.



As 15 cartas analisadas pela equipa do programa Rex II, financiadas pela Heritage Science Foundation e com o apoio do Arquivo Nacional, proprietário dessas missivas datadas em 1791 e 1792, passaram por dois processos que ajudaram a esclarecer o desconhecido.

As análises, iniciadas em 2014, foram abandonadas dois anos depois, quando descobriram que era necessário um processo mais inovador para ler as camadas da escrita – o texto e a parte oculta. A resposta veio com um scanner XRF 2 D que permite separar as diferentes tintas com base na presença de elementos metálicos, como cobre ou zinco, usados ​​na época.

“Pelo bem dos três, tenha muito cuidado com o que escreve“, escreveu a rainha numa cara em 1791, como se o marido estivesse prestes a descobrir uma das suas mensagens secretas.

“Eu não quero ser amarrado. Vê-la, amá-la e confortá-la é tudo que eu quero”, escreveu o conde à rainha em outubro de 1791, depois de rejeitar uma oferta do rei sueco para ficar ao seu lado. “Chorei porque você queria passar o inverno em Bruxelas”, disse a rainha noutra carta de setembro.

De acordo com uma especialista, em declarações ao jornal francês Le Monde, os trechos das cartas revelam aspetos desconhecidos da personalidade de Fersen, que, contra a sua reputação de homem moderado, “liberta a sua paixão com frases cheias de emoção que às vezes mostram ciúmes”.

No entanto, expressões e frases como “meu querido e terno amigo” ou “adeus, amo-te loucamente” não permitem concluir definitivamente que a rainha e o conde sueco tinham um relacionamento sentimental ou, pelo menos, carnal.

“Esses novos documentos não formam uma correspondência erótica, nem mesmo estritamente amorosa, pois nenhuma dessas cartas, escritas entre setembro de 1791 e janeiro de 1792, tem o amor como principal problema”, explicou Isabelle Aristide, curadora de Arquivos Nacionais da França.

“As passagens mostram uma clara proximidade, mas não prova de um relacionamento físico. São frases que, com a nossa visão atual, parecem claras para nós, mas não estão necessariamente comprometidas em chamar alguém de ‘meu querido e terno amigo'”, disse Anne Michelin, uma das investigadoras envolvidas no estudo, citada pelo jornal espanhol ABC.

O estudo revelou a identidade da pessoa que censurou e riscou as passagens nas cartas. De acordo com a hipótese do Centro Nacional de Investigação, foi o próprio conde Axel de Fersen quem ocultou essas passagens íntimas, possivelmente para não comprometer a honra da rainha.

Maria Antonieta era casada com o rei francês Luís XVI. Detestada pela corte francesa, Maria Antonieta também ganhou gradualmente a antipatia do povo, que a acusava de ser promíscua e de influenciar o marido a favor dos interesses austríacos. Quando Luís XVI foi deposto e a monarquia abolida em 21 de setembro de 1792, a família real foi presa na Torre do Templo. Nove meses após a execução do seu marido, Maria Antonieta foi julgada, condenada por traição e guilhotinada em 16 de outubro de 1793.

ZAP //

 

PARTILHAR

RESPONDER

Entre cursos de água e "kahns", a Alemanha ainda alberga uma minoria étnica de língua eslava

As nações europeias nasceram e desvaneceram ao longo do tempo, mas há uma minoria étnica de língua eslava que permanece dentro da Alemanha. Lehde é uma pacata vila, com cerca 150 habitantes, de ilhas pantanosas interligadas …

Itália 3-0 Suíça | Squadra Azzurra volta a ganhar e a encantar

A Itália tornou-se hoje a primeira seleção a garantir o apuramento para os oitavos de final do Euro2020 de futebol, ao vencer a Suíça por 3-0, em encontro da segunda jornada do Grupo A, disputado …

Sony apresenta o seu primeiro drone, o Airpeak S1

Há algum tempo que a Sony planeava lançar um drone, agora, é oficial. A empresa de tecnologia apresentou um drone chamado Airpeak S1 que será, muito provavelmente, o primeiro de muitos. A Sony anunciou oficialmente o …

Candidaturas a astronauta da Agência Espacial Europeia encerram na sexta-feira

Os candidatos têm de ter, pelo menos, um mestrado e experiência profissional, serem fluentes em inglês e ter mais de 1,30 metros.  O prazo para apresentação de candidaturas a vagas para novos astronautas da Agência Espacial …

Dois meses no escuro. Valentina Miozzo passou a quarentena sozinha no Ártico

A pandemia de covid-19 foi um duro golpe de solidão forçada para a maioria das pessoas, mas para a italiana Valentina Miozzo foi a oportunidade perfeita para usufruir de alguns momentos a sós. A meio da …

Pedras misteriosas provocam "corrida aos diamantes" na África do Sul

Uma verdadeira "febre de diamantes" assolou a vila de KwaHlathi, na província de KwaZulu-Natal, litoral da África do Sul. Centenas de pessoas, com utensílios caseiros a servir de engenhos de mineração, ocuparam um terreno à …

Designer cria um "terceiro olho" para quem vive agarrado ao telemóvel

Um designer industrial sul-coreano criou, recentemente, um “terceiro olho” para ajudar aqueles que, mesmo em andamento, não conseguem tirar os olhos do telemóvel. O designer industrial Minwook Paeng criou recentemente o The Third Eye ('terceiro olho' …

Depois de Ronaldo e da Coca Cola, Pogba imitou-o com a Heineken (e a UEFA podia castigar Portugal e França)

Após Cristiano Ronaldo ter removido duas garrafas de Coca Cola da mesa onde se sentou para uma conferência de imprensa no Euro 2020, foi a vez do francês Paul Pogba ter feito o mesmo com …

Adeptos portugueses proibidos de entrar na "fan zone" de Budapeste

Momento confuso numa zona da capital da Hungria, na véspera do jogo com Portugal, na estreia no Europeu 2020. A Hungria não escapou ao coronavírus mas, entre os países que recebem jogos do Europeu 2020, é …

Mulher recebe quatro certificados de imunidade - e nenhum é válido

O governo da Hungria está a emitir cartões que garantem que determinada pessoa, na teoria, é imune ao coronavírus. Mas nem tudo corre bem. A vida nas ruas da Hungria é diferente do que se vive …