Míssil da Coreia do Norte passou ao lado de avião de passageiros

(dv) KNS / KCNA

O líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, com militares norte-coreanos

O míssil lançado na semana passada pela Coreia do Norte, apontado como o mais poderoso do país, foi avistado pela tripulação de um avião de passageiros da companhia Cathay Pacific.

A notícia é avançada pela BBC que refere que o míssil intercontinental passou ao lado de um avião comercial da Cathay Pacific quando este sobrevoava o Japão. O voo fazia a ligação entre São Francisco, nos EUA, e Hong Kong, na China.

A companhia aérea confirmou à BBC que a tripulação do avião assistiu ao que se suspeita ter sido “a reentrada” do míssil na atmosfera terrestre.

A estação inglesa cita o jornal chinês South China Morning Post que refere que o director de operações da Cathay Pacific, Mark Hoey, enviou aos funcionários da empresa uma mensagem interna a avisar do avistamento do míssil.

Tenham cuidado, testemunhamos o míssil norte-coreano a explodir e a cair perto da nossa localização”, diz essa mensagem citada pela BBC.

O míssil terá também sido visto pelas tripulações de dois aviões sul-coreanos em voo dos EUA para Seul, afiança a mesma fonte.

Lançado no passado dia 29 de Novembro, este último míssil da Coreia do Norte voou cerca de 998 quilómetros até cair no Mar do Japão, sendo considerando pelos especialistas o mais poderoso já testado pelo país, com capacidade para atingir os EUA.

Estes lançamentos de mísseis levados a cabo pelo regime norte-coreano, sem quaisquer avisos prévios, são um “potencial risco para aviões” comerciais, nota a BBC.

Como resposta a mais uma provocação do regime de Kim Jong-Un, os EUA e a Coreia do Sul organizam, ao longo desta semana, um dos maiores exercícios militares aéreos de sempre, com o envolvimento de 230 aviões e de dezenas de milhares de operacionais.

A Coreia do Norte também vê estes exercícios como uma provocação e já avisou que os EUA estão “a pedir uma guerra nuclear”.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Batalhas de feiticeiros e círculos de demónios. Revelados textos cristãos que não foram incluídos na Bíblia

Os textos da Bíblia como a conhecemos hoje foram "canonizados" pela primeira vez pela Igreja no final do século IV. No entanto, antes disso, centenas de outros textos religiosos circularam por toda a Cristandade. Há mais …

Autoeuropa confirma que não irá renovar contrato a 120 trabalhadores

A administração da fábrica de automóveis Volkswagen Autoeuropa, em Palmela, confirmou, esta quinta-feira, que não vai renovar os contratos a termo de 120 trabalhadores ligados à produção dos veículos MPV (Multi-Purpose Vehicle). "A Autoeuropa reafirmou a …

Glaciar na Islândia "escondia" bombardeiro norte-americano da 2ª Guerra Mundial

Os destroços de um bombardeiro norte-americano B-17 Flying Fortress que colidiu com o glaciar Eyjafjallajökull durante a II Guerra Mundial estão gradualmente a aparecer à medida que a geleira recua devido às alterações climáticas. De acordo …

40 anos depois, assassino de John Lennon pede desculpa pelo crime "desprezível"

Mark David Chapman, o homem que assassinou John Lennon, diz que matou o ex-Beatle por "raiva e ciúmes" e pediu desculpa a Yoko Ono, 40 anos depois. Em 1980, Chapman atingiu John Lennon com quatro tiros …

Reportado o primeiro caso de parkinsonismo após infeção de covid-19

Um homem de 45 anos de Israel revelou sintomas da doença de Parkinson (parkinsonismo) logo depois de ter sido infetado com a covid-19. Tal como frisa o portal IFL Science, os vírus foram já muitas …

Pico da segunda vaga em Portugal poderá ser no início de outubro

Um estudo, publicado esta quarta-feira, indica que o pico da segunda vaga em Portugal poderá acontecer no início de outubro, na semana entre 5 e 11 de outubro.  De acordo com a rádio Renascença, previsões da consultora …

Ex-membro dos Panteras Negras vai ser libertado após 49 anos de prisão

Um ex-membro do Partido dos Panteras Negras, que está na prisão há quase meio século, vai finalmente conseguir a sua liberdade, depois de um conselho de liberdade condicional de Nova York ordenar a sua libertação. Jalil …

"Cristiano Ronaldo disse-me que vou ser feliz no Barcelona", revela Pjanic

Reforço do Barcelona elege o seu novo estádio como o melhor de todos mas o seu ídolo no futebol é o treinador do Real Madrid. Miralem Pjanić, que se mudou para o Barcelona neste verão, jogava …

Portugal em grupo de países com "tendência preocupante", mas "risco moderado"

O Centro Europeu de Prevenção e Controlo de Doenças (ECDC) colocou Portugal, esta quinta-feira, num grupo de Estados com "tendência preocupante" de casos de covid-19, mas com "risco moderado". Na avaliação de risco hoje atualizada e …

Finlândia restringe entrada de turistas vindos de 13 países (e recorre a cães para controlar infeções)

Helsínquia anunciou hoje uma diminuição do número de países cujos habitantes podem entrar sem restrições na Finlândia, devido ao agravamento da epidemia de covid-19. Portugal continua na lista dos indesejados. A partir de segunda-feira, apenas os …