Míssil da Coreia do Norte passou ao lado de avião de passageiros

(dv) KNS / KCNA

O líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, com militares norte-coreanos

O míssil lançado na semana passada pela Coreia do Norte, apontado como o mais poderoso do país, foi avistado pela tripulação de um avião de passageiros da companhia Cathay Pacific.

A notícia é avançada pela BBC que refere que o míssil intercontinental passou ao lado de um avião comercial da Cathay Pacific quando este sobrevoava o Japão. O voo fazia a ligação entre São Francisco, nos EUA, e Hong Kong, na China.

A companhia aérea confirmou à BBC que a tripulação do avião assistiu ao que se suspeita ter sido “a reentrada” do míssil na atmosfera terrestre.

A estação inglesa cita o jornal chinês South China Morning Post que refere que o director de operações da Cathay Pacific, Mark Hoey, enviou aos funcionários da empresa uma mensagem interna a avisar do avistamento do míssil.

Tenham cuidado, testemunhamos o míssil norte-coreano a explodir e a cair perto da nossa localização”, diz essa mensagem citada pela BBC.

O míssil terá também sido visto pelas tripulações de dois aviões sul-coreanos em voo dos EUA para Seul, afiança a mesma fonte.

Lançado no passado dia 29 de Novembro, este último míssil da Coreia do Norte voou cerca de 998 quilómetros até cair no Mar do Japão, sendo considerando pelos especialistas o mais poderoso já testado pelo país, com capacidade para atingir os EUA.

Estes lançamentos de mísseis levados a cabo pelo regime norte-coreano, sem quaisquer avisos prévios, são um “potencial risco para aviões” comerciais, nota a BBC.

Como resposta a mais uma provocação do regime de Kim Jong-Un, os EUA e a Coreia do Sul organizam, ao longo desta semana, um dos maiores exercícios militares aéreos de sempre, com o envolvimento de 230 aviões e de dezenas de milhares de operacionais.

A Coreia do Norte também vê estes exercícios como uma provocação e já avisou que os EUA estão “a pedir uma guerra nuclear”.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Euro2020, 2º dia: Bélgica e Finlândia vencem em dia marcado pelo colapso de Eriksen

A Bélgica estreou-se hoje no Euro2020 de futebol com uma vitória expressiva sobre a Rússia (3-0), no Grupo B, num dia histórico para a Finlândia, mas manchado pelo colapso do dinamarquês Christian Eriksen, que lançou …

Bélgica 3-0 Rússia | Diabos belgas à solta em São Petersburgo

A Bélgica entrou com tudo nesta fase final do EURO 2020. Na noite deste sábado, os “diabos vermelhos” andaram à solta e silenciaram São Petersburgo. A Bélgica entrou hoje com o pé direito no Campeonato da …

Um braço robótico conseguiu ajudar um paciente a sentir o mundo

Recentemente, um implante neural permitiu que as pessoas escrevessem uma mensagem apenas com o pensamento. Agora, um novo braço robótico controlado por um implante está a criar curiosidade por conseguir enviar feedback tátil para o …

Dinamarca 0-1 Finlândia | Todos a pensar em Eriksen

A Finlândia venceu o seu encontro de estreia em fases finais de Campeonatos da Europa, num jogo em que o mais importante não foi o resultado final, mas sim a luta de Eriksen pela vida. A …

Polícia chinesa prende mais de mil suspeitos de lavagem de dinheiro com criptomoedas

As autoridades chinesas intensificaram o controlo de esquemas que envolvem criptomoedas e prenderam mais de 1.100 suspeitos de usar os ativos digitais para lavagem de fundos ilícitos. A mega operação ocorreu em 23 províncias, regiões e …

#CancelCanadaDay. População quer pôr fim ao Dia do Canadá

Uma cidade canadiana e uma "Primeira Nação" do país cancelaram formalmente o Dia do Canadá alegando que não querem continuar a homenagear a "tentativa de genocídio" contra os povos indígenas. A prefeita da cidade de Victoria, …

Plástico é responsável por 80% do lixo nos oceanos

Um estudo global publicado na quinta-feira revelou que 80% do lixo encontrado nos oceanos é composto por plástico, sobretudo sacolas e garrafas. Em seguida surge o metal, vidro, roupas e outros artigos têxteis, borracha, papel …

Governo sabia da partilha de dados de ativistas russos desde março

O Governo sabia do envio para a embaixada russa dos dados pessoais dos manifestantes anti-Putin desde março. A notícia foi avançada pela RTP. Os ativistas russos revelaram que a sua queixa sobre a atitude da Câmara …

Nome "Donald" atingiu um recorde de baixa popularidade nos EUA

Donald Trump parece ter garantido que será o "Donald" mais notável dos próximos anos, já que o nome do ex-presidente dos Estados Unidos atingiu o recorde de baixa popularidade, em 2020. Um novo relatório da Social …

Euro2020. Eriksen caiu inanimado no relvado, mas já está "estável"

O encontro entre Dinamarca e Finlândia, da primeira jornada do Grupo B do Euro2020, foi interrompido ao minuto 43 depois do médio Christian Eriksen ter caído inanimado do relvado. O jogador do Inter Milão, de 29 …