O ministro do Interior ucraniano, Denys Monastyrsky, assim como o seu vice, Yevgeny Enin, morreram esta quarta-feira no seguimento da queda de um helicóptero nos subúrbios de Kiev, na vila de Brovary. O veículo caiu perto de uma creche e de um prédio residencial.
O secretário de Estado do Interior, Yurii Lubkovych, também se encontra entre as vítimas mortais. O Governo ucraniano ainda não se pronunciou sobre as mortes, mas estas foram confirmadas pelo chefe da Polícia Nacional da Ucrânia, Ihor Klymenko, citado pela Associated Press, que aponta para 18 mortos e 29 feridos.
O governador de Kiev, Oleksiy Kuleba, já reagiu e avançou que no momento da explosão estavam crianças e funcionários no jardim de infância, que foram retirados. Entre as vítimas mortais estão três crianças.
The Office of the President confirmed the information about the falling of a flying object near a kindergarten. pic.twitter.com/Q17clRTZJ7
— NEXTA (@nexta_tv) January 18, 2023
“Estamos a obter informações sobre as vítimas e as circunstâncias”, escreveu o vice-chefe do gabinete presidencial da Ucrânia, Kyrylo Tymoshenko, no Telegram.
De acordo com imagens partilhadas nas redes sociais, é possível ver um prédio em chamas. Ainda não se sabe o que poderá ter levado o helicóptero a embater contra o edifício.
Brovary está localizada a cerca de 20 quilómetros de Kiev. As forças russas e ucranianas lutaram pelo seu controlo nas fases iniciais da guerra, até que os russos se retiraram, no início de abril.
Putin pode anunciar nova mobilização esta 4ª feira
O Presidente russo, Vladimir Putin, poderá aproveitar um discurso que vai fazer esta quarta-feira em São Petersburgo para anunciar uma segunda mobilização, de forma a reforçar as fileiras de soldados para combater na Ucrânia, admitiu o ‘think tank’ norte-americano Instituto para o Estudo da Guerra (ISW).
“Putin poderá anunciar uma segunda mobilização para expandir o seu exército nos próximos dias, possivelmente já no dia 18 de janeiro”, ou seja, esta quarta-feira, referiu o ISW. É esta quarta-feira que a Rússia assinala o dia que marca os 80 anos desde o fim do cerco de Estalinegrado.
ISW noted … the #Russian military command was in “serious preparations” for an expanded mobilization effort, conserving mobilized personnel …, while seeking to boost military-industrial production and reshuffling its command structure. @AP https://t.co/P2rgfcUwwF
— ISW (@TheStudyofWar) January 17, 2023
Desconfio que houve um drone no caminho do helicóptero, mas os russos nunca o confessarão. Mas cheira muito a acto de vingança…