/

Machete revela informação secreta sobre portugueses no Estado Islâmico

1

foto: Rodrigo Gatinho

Rui Machete

Rui Machete

O ministro dos Negócios Estrangeiros Rui Machete declarou, numa entrevista ao programa Terça à Noite, na Rádio Renascença que há “dois ou três” portugueses no Estado Islâmico que querem regressar a Portugal, e que se tratam de “sobretudo raparigas”.

De acordo com o Diário de Notícias, estas revelações, que deveriam ser confidenciais, estão a deixar os governantes preocupados, podendo estar a pôr em causa a segurança do país.

Outras informações reveladas por Rui Machete indicam que “No caso português já há dois ou três, sobretudo raparigas, que se deixaram encantar pelo entusiasmo dos noivos ou por um espírito de aventura, que agora estão a querer voltar“.

A referir-se ao número total de portugueses no Estado Islâmico, Machete refere haver nas fileiras daquele movimento radical “12 ou 15, não sabemos exactamente bem, mas é um número muito reduzido”.

Na entrevista Rui Machete refere ainda: “Não podemos deixar que pessoas voltem sem fiscalização” sublinhando que este não será “apenas um problema do Ministério porque envolve vários ministérios, desde o Ministério da Saúde, porque muitas vezes, essas pessoas precisam de tratamento, apoio psicológico”.

Marcos Perestrello, do PS, em declarações ao jornal Público, considerou como “irresponsáveis” as declarações do ministro dos Negócios Estrangeiros Rui Machete.

ZAP

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.