/

Ministro polaco sugere que os refugiados formem um exército e voltem para libertar o país

1

pism_thinkthank_poland / Flickr

O ministro dos Negócios Estrangeiros da Polónia, Witold Waszczykowski

O ministro dos Negócios Estrangeiros da Polónia, Witold Waszczykowski

O ministro dos Negócios Estrangeiros polaco defendeu este domingo que as centenas de milhares de refugiados sírios que entram diariamente na Europa podem ser treinados para formar um exército e regressar para libertarem a sua terra Natal.

Em declarações à televisão pública polaca, Witold Waszczykowski disse ainda que esta seria uma maneira de terem um trabalho remunerado, em vez de ficarem a “beber café na  avenida Unter den Linden, de Berlim, ou de outras cidades europeias”.

“Centenas de milhares de sírios chegaram recentemente à Europa”, afirmou o ministro dos Negócios Estrangeiros polaco, “podemos ajudá-los a formar um exército“.

Witold Waszczykowski referiu também que “dezenas de milhares de homens jovens desembarcaram de barcos de borracha com um iPad na mão e em vez de pedirem comida ou bebida, perguntam onde podem carregar os telemóveis”.

Eles podem ir lutar para libertarem o seu país com a nossa ajuda”, disse o ministro, que toma posse na segunda-feira.

Estados Unidos mantém plano de acolher 10 mil refugiados

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, mantém o plano de acolher 10 mil refugiados sírios no país em 2016 apesar dos ataques terroristas perpetrados na sexta-feira em Paris, assegurou hoje um assessor.

Mantemos o plano de aceitar os refugiados sírios“, afirmou o assessor adjunto do Conselho de Segurança Nacional da Casa Branca, Ben Rhodes, em declarações à cadeia de televisão norte-americana Fox News.

Rhodes acrescentou que os Estados Unidos dispõem de “procedimentos de seleção muito rigorosos para esses refugiados”

Há mulheres e crianças, órfãos desta guerra na Síria, e creio que temos de contribuir, junto dos nossos aliados, para dar-lhes refúgio”, justificou.

Segundo os media, um dos suspeitos dos ataques em Paris – que causaram 129 mortos e 352 feridos – poderá ter chegado à capital depois de ter atravessa a Sérvia e a Croácia como refugiado.

Vários candidatos da oposição republicana criticaram o Governo de Obama por permitir a chegada de refugiados que fogem da guerra na Síria.

O magnata Donald Trump, que está na corrida para a candidatura presidencial republicana, também advertiu que expulsará os refugiados sírios do país, caso chegue à Casa Branca.

A 10 de setembro, o presidente Obama ordenou ao seu Governo que inicie os preparativos para poder acolher pelo menos 10 mil refugiados sírios durante o novo ano fiscal, que começou a 01 de outubro e termina a 30 de setembro de 2016.

Esta decisão visa ajudar a atenuar a crise migratória de refugiados que a Europa enfrenta atualmente.

/Lusa

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.