Ministro polaco sugere que os refugiados formem um exército e voltem para libertar o país

pism_thinkthank_poland / Flickr

O ministro dos Negócios Estrangeiros da Polónia, Witold Waszczykowski

O ministro dos Negócios Estrangeiros da Polónia, Witold Waszczykowski

O ministro dos Negócios Estrangeiros polaco defendeu este domingo que as centenas de milhares de refugiados sírios que entram diariamente na Europa podem ser treinados para formar um exército e regressar para libertarem a sua terra Natal.

Em declarações à televisão pública polaca, Witold Waszczykowski disse ainda que esta seria uma maneira de terem um trabalho remunerado, em vez de ficarem a “beber café na  avenida Unter den Linden, de Berlim, ou de outras cidades europeias”.

“Centenas de milhares de sírios chegaram recentemente à Europa”, afirmou o ministro dos Negócios Estrangeiros polaco, “podemos ajudá-los a formar um exército“.

Witold Waszczykowski referiu também que “dezenas de milhares de homens jovens desembarcaram de barcos de borracha com um iPad na mão e em vez de pedirem comida ou bebida, perguntam onde podem carregar os telemóveis”.

Eles podem ir lutar para libertarem o seu país com a nossa ajuda”, disse o ministro, que toma posse na segunda-feira.

Estados Unidos mantém plano de acolher 10 mil refugiados

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, mantém o plano de acolher 10 mil refugiados sírios no país em 2016 apesar dos ataques terroristas perpetrados na sexta-feira em Paris, assegurou hoje um assessor.

Mantemos o plano de aceitar os refugiados sírios“, afirmou o assessor adjunto do Conselho de Segurança Nacional da Casa Branca, Ben Rhodes, em declarações à cadeia de televisão norte-americana Fox News.

Rhodes acrescentou que os Estados Unidos dispõem de “procedimentos de seleção muito rigorosos para esses refugiados”

Há mulheres e crianças, órfãos desta guerra na Síria, e creio que temos de contribuir, junto dos nossos aliados, para dar-lhes refúgio”, justificou.

Segundo os media, um dos suspeitos dos ataques em Paris – que causaram 129 mortos e 352 feridos – poderá ter chegado à capital depois de ter atravessa a Sérvia e a Croácia como refugiado.

Vários candidatos da oposição republicana criticaram o Governo de Obama por permitir a chegada de refugiados que fogem da guerra na Síria.

O magnata Donald Trump, que está na corrida para a candidatura presidencial republicana, também advertiu que expulsará os refugiados sírios do país, caso chegue à Casa Branca.

A 10 de setembro, o presidente Obama ordenou ao seu Governo que inicie os preparativos para poder acolher pelo menos 10 mil refugiados sírios durante o novo ano fiscal, que começou a 01 de outubro e termina a 30 de setembro de 2016.

Esta decisão visa ajudar a atenuar a crise migratória de refugiados que a Europa enfrenta atualmente.

/Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Descoberto em Ílhavo primeiro sítio pré-histórico subaquático português

Uma equipa de arqueólogos descobriu vestígios de uma mancha de ocupação ou possível acampamento do neolítico a cerca de dois metros de profundidade na Ria de Aveiro, em Ílhavo. "Temos estado a apanhar algumas surpresas valentes. …

Rei de Espanha não propôs nenhum nome para investidura. País enfrenta novas eleições a 10 de novembro

A Espanha vai realizar novas eleições. Os dirigentes do Cidadãos, Albert Rivera, e do Partido Popular, Pablo Casado, disseram "não" à investidura de Pedro Sánchez como presidente do Governo espanhol e o rei Felipe VI …

Os dinamarqueses vão plantar um milhão de árvores sem saírem do sofá

No último sábado, a emissora dinamarquesa TV2 transmitiu um programa em direto para convidar os espectadores a doarem dinheiro para plantar árvores. O objetivo, de acordo com o jornal britânico The Guardian o produtor Martin Sundstrøm, …

A melhor escola da Europa para estudar ciência fica em Santarém

É em Alcanena, no distrito de Santarém, que se localiza o agrupamento de escolas com o selo de qualidade do STEM School Proeficient, atribuído pela União Europeia. O estabelecimento de ensino recebeu a melhor classificação …

Câmara da Moita dá parecer negativo ao Estudo de Impacte Ambiental do novo aeroporto do Montijo

A Câmara da Moita, no distrito de Setúbal, aprovou uma posição em que dá parecer negativo ao Estudo de Impacte Ambiental (EIA) do novo aeroporto do Montijo, devido ao “conjunto de impactes negativos”. O município da …

Morreu a criança que ficou paralisada após comer hambúrguer do Lidl contaminado

Em 2011, Nolan Moittie comeu o hambúrguer contaminado com a bactéria E.Coli comprado no Lidl. Depois de ter ficado com graves sequelas neurológicas e diabético, o rapaz acabou por falecer este sábado, com apenas 10 …

Taylor Swift atua no Nos Alive 2020

Taylor Swift é o segundo nome para a edição de 2020 no Nos Alive. A cantora estreia-se em território português no dia 9 de julho, anunciou a própria artista no seu site oficial. A organização do …

Turista agride gondoleiro em Veneza por causa de uma selfie

Um gondoleiro foi agredido por um turista, na cidade de Veneza, em Itália, neste domingo, num confronto que terá sido provocado por uma selfie. De acordo com o Newsweek, o incidente ocorreu no domingo à tarde, …

Doença associada a cigarros eletrónicos faz sétima vítima mortal nos EUA

O número de vítimas mortais por doença pulmonar associada à utilização de cigarros eletrónicos subiu para sete, anunciaram esta terça-feira as autoridades de saúde norte-americanas. A vítima era do sexo masculino, tinha 40 anos e vivia …

Richard Stallman, guru do software livre, demite-se do MIT após defender Jeffrey Epstein

Richard Stallman, programador, ativista e defensor do software livre, demitiu-se do cargo de professor convidado do laboratório de inteligência artificial do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), nos EUA. A demissão acontece depois de serem tornadas …