Ministro não deu respostas aos polícias, diz responsável sindical

portugal.gov.pt

O MInistro da Administração Interna, Miguel Macedo (foto: portugal.gov.pt)

O MInistro da Administração Interna, Miguel Macedo (foto: portugal.gov.pt)

O ministro da Administração Interna deixou os polícias esta noite sem entenderem os motivos da demissão do director nacional da PSP e também sem resposta às reivindicações que levaram à manifestação de quinta-feira, segundo fonte sindical.

Paulo Rodrigues, secretário nacional da Comissão Coordenadora Permanente dos Sindicatos e Associações dos Profissionais das Forças e Serviços de Segurança, além de presidente da Associação Sindical dos Profissionais da Polícia (ASPP/PSP), comentou assim as declarações de Miguel Macedo, que esta noite classificou de “absolutamente inaceitáveis” os acontecimentos de quinta-feira no Parlamento.

Em declarações à Lusa, Paulo Rodrigues admitiu que houve uma “atitude mais irreflectida” por parte dos manifestantes, mas acrescentou que “há muito mais por detrás” dessa atitude, pelo que é preciso uma resposta concreta à mobilização de quinta-feira.

Era isso que esperava ouvir hoje do ministro, declarou.

“Esperávamos da parte do ministro da Administração Interna uma clara mensagem aos polícias”, uma “resposta que fosse ao encontro das suas reivindicações”, disse Paulo Rodrigues, acrescentando que também não foi explicada por Miguel Macedo a demissão do director nacional da polícia, ocorrida hoje.

A manifestação de quinta-feira e as razões que estiveram na base da sua realização não tinham a ver ou eram da responsabilidade do director nacional, além de que as decisões tomadas no âmbito da segurança da manifestação foram as mais correctas, afirmou.

“Continuamos à espera de que o Governo seja objectivo e que dê uma resposta clara às reivindicações dos polícias”, acrescentou.

Sobre o novo director nacional da PSP, o responsável salientou a grande experiência de Luís Farinha e disse esperar que o Governo lhe disponibilize “tudo o que é necessário” para responder às aspirações dos polícias e que tenha condições para desempenhar o papel para o qual foi indigitado.

Questionado sobre o papel de Luís Farinha como comandante das unidades especiais de polícia (envolvidas na manifestação de quinta-feira), Paulo Rodrigues frisou que os polícias tomaram as melhores decisões, porque impedir a subida da escadaria do Parlamento poderia ter levado à violência e a “um problema muito grave”.

“Todos os que estavam a comandar a operação estiveram bem, fizeram-no com grande profissionalismo e com sentido de responsabilidade, bom senso e razoabilidade”, concluiu.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Descoberta classe de objetos bizarros perto do enorme buraco negro da Via Láctea

Astrónomos da Iniciativa Órbitas do Centro Galáctico da UCLA (Universidade da Califórnia) descobriram uma nova classe de objetos bizarros no centro da Via Láctea, não muito longe do buraco negro supermassivo chamado Sagitário A*. "Estes objetos …

David Lynch lança curta-metragem no Netflix em dia de aniversário

O realizador norte-americano lançou no Netflix, esta segunda-feira, uma curta-metragem de 17 minutos. David Lynch lançou, esta segunda-feira, no dia do seu 74.º aniversário, uma curta-metragem de 17 minutos no Netflix, escreve o jornal Público. "What Did …

Dois homens confessam ter roubado (e depois devolvido) quadro de Klimt

A dupla de assaltantes disse que tinha roubado a pintura, em fevereiro de 1997, e que a devolveu "como um presente para a cidade". Dois homens confessaram ter roubado, e logo depois devolvido, a pintura de …

Ozzy Osbourne revela que tem Parkinson

O músico britânico, de 71 anos, revelou, esta terça-feira, que foi diagnosticado com a doença de Parkinson. De acordo com o The Guardian, Ozzy Osbourne fez esta revelação durante uma entrevista no programa Good Morning America, …

Jorja Smith regressa ao NOS Alive em 2020

A cantora britânica é a mais recente confirmação do NOS Alive 2020. O Passeio Marítimo de Algés volta assim a receber Jorja Smith pelo segundo ano consecutivo. “A artista que fez história com um dos concertos …

Confirmada a autenticidade de um raro auto-retrato de Van Gogh

Os principais especialistas holandeses da obra de Van Gogh concluíram que um auto-retrato de 1889 foi realmente pintado pelo artista. A notícia é avançada pelo jornal local holandês Dutch News, que recorda que a autenticidade desta …

Serviço de streaming Disney+ chega a Portugal no verão

O serviço de streaming da Disney chega à Europa a 24 de março. Reino Unido, Irlanda, França, Alemanha, Itália, Espanha, Áustria e Suíça serão os primeiros países a receber o Disney+. Em Portugal, a plataforma …

Tal como os cães, lobos bebés também brincam ao "busca" (e surpreendem os cientistas)

Brincar ao "busca" com o seu cão não é tão fácil como parece. É uma habilidade tão avançada que muitos cientistas acreditam que só terá aparecido após milhares de anos de domesticação. No entanto, isto pode …

Corpo de Paulo Gonçalves chega a Portugal na quinta-feira

O corpo do piloto português chega a Portugal, esta quinta-feira, ao final da manhã, disse à agência Lusa fonte da Secretaria de Estado das Comunidades. O corpo de Paulo Gonçalves, que morreu na sequência de queda na sétima …

Braga 2-1 Sporting | Minhotos domam "leão" e garantem final

O Sporting de Braga está na final da Allianz Cup. A formação minhota, anfitriã da “final four”, bateu o Sporting – ainda detentor do título – na primeira das meias-finais, por 2-1, num jogo bem …