/

Ministro extradita para os EUA hacker de Viseu que fez milhões na dark web

1

O ministro da Segurança do Reino Unido favoreceu o pedido de extradição dos EUA numa má notícia para o hacker português Diogo Santos Coelho que arrisca uma pena de prisão de 57 anos.

Diogo Santos Coelho é um jovem de 24 anos, natural de Viseu, que está em prisão domiciliária no Reino Unido, depois de ter sido acusado pela justiça dos EUA dos crimes de conspiração, fraude no acesso a dispositivos e roubo de identidade agravado.

Se for condenado por estes crimes nos EUA, o jovem que construiu “uma máquina de fazer milhões” na dark web arrisca uma pena de prisão de 57 anos.

A defesa do jovem conseguiu que Portugal apresentasse ao Reino Unido um pedido de extradição do hacker em Fevereiro passado, com o intuito de que Diogo seja julgado no seu país natal, onde a justiça seria mais branda em termos de pena.

Mas o ministro de Estado da Segurança do Reino Unido, Tom Tugendhat, favoreceu o pedido de extradição dos EUA, apurou a CNN Portugal, notando que o elemento do governo britânico descartou os argumentos de defesa do jovem português.

A CNN Portugal assegura que o juiz britânico que avaliou o pedido de Portugal “chegou mesmo a decretar a extradição de Diogo Santos Coelho” para o nosso país. Mas, como havia dois pedidos de extradição concorrentes, o caso teve que ser remetido para o ministro de Estado da Segurança.

A Lei britânica determina que o ministro “tem autoridade para tomar decisões finais sobre extradição, com base nas recomendações de tribunais e autoridades competentes”, sublinha a CNN Portugal.

E Tugendhat deu seguimento ao “pedido de extradição americano”, reforça o canal de notícias.

Agora, os advogados do jovem de 24 anos têm três meses para apresentar recurso de decisão ministerial para o High Court of Justice, o tribunal superior britânico. A apresentação desse recurso suspende a decisão do ministro, e logo a extradição para os EUA, até que os magistrados superiores se pronunciem.

O hacker português tinha apenas 14 anos quando criou o site RaidForums, onde foram vendidos dados roubados de empresas norte-americanas por valores milionários.

Entre esses dados estão informações pessoais de utilizadores da gigante das telecomunicações T-Mobile, segundo as autoridades norte-americanas. A empresa terá chegado a pagar 252 mil euros em bitcoin para recuperar a informação.

Diogo Santos Coelho não terá participado directamente nos roubos de dados, nem na venda dos mesmos. Mas as autoridades norte-americanas acusam-no de ter criado um sistema de filiação que obrigava os membros do RaidForums a comprarem créditos para poderem adquirir os dados roubados.

Além disso, alegam que o hacker de Viseu intermediava as vendas, verificando a veracidade dos dados roubados e recebendo uma comissão quando as compras eram confirmadas.

Esse sistema terá garantido milhões de euros em criptomoedas ao jovem português.

ZAP //

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.