Ministro espanhol critica obsessão da Comissão Europeia com o défice

La Moncloa / Flickr

O ministro das Finanças espanhol, Cristóbal Montoro

O ministro das Finanças espanhol, Cristóbal Montoro

O ministro das Finanças e Administrações Públicas de Espanha, Cristóbal Montoro, criticou hoje a fixação da Comissão Europeia com os objetivos do défice, contrapondo que se deveria concentrar mais em estimular as economias débeis da Zona Euro.

“Falam sempre de objetivos sem considerar o contexto geral”, disse Montoro, em entrevista concedida ao The Wall Street Journal.

“Não se trata de cumprir os objetivos. Trata-se de construir a União Europeia e precisamos de crescimento económico para isso”, adiantou Cristóbal Montoro.

As declarações de Montoro foram feitas depois de o comissário europeu para os Assuntos Económicos, Pierre Moscovici, ter anunciado na segunda-feira que a Comissão Europeia tencionava analisar no dia seguinte o orçamento de Espanha para 2016, avançando que a opinião do executivo comunitário deveria ser negativa.

Moscovici explicou que, com o orçamento apresentado, Espanha corria o risco de não cumprir os objetivos marcados por Bruxelas de redução do défice para 2015 e 2016.

Porém, a Comissão optou por adiar a divulgação da sua opinião sobre o projeto de orçamento de Espanha, decisão que foi tomada pelo seu próprio presidente, Jean-Claude Juncker.

O executivo de Madrid garantiu que vai cumprir a meta de redução do défice dos 5,7% registados em 2014 para 4,2% em 2015 e 2,8% em 2016.

O ministro Montoro insistiu neste sentido que Espanha vai alcançar o objetivo: “Pedem-me que faça os trabalhos de casa, e faço-os; não sei por que têm de se meter sempre com o meu orçamento“.

Acrescentou inclusive que “é sempre a mesma coisa todos os anos e nunca acertam”.

O titular das Finanças considerou que a Comissão deveria aceitar que a descida dos impostos, como as recentemente decididas em Espanha, podem ajudar a impulsionar a atividade económica e as receitas fiscais e que os aumentos de impostos não têm apenas como resultado aumentar a receita fiscal.

Como exemplo, Montoro recordou que a Comissão obrigou a Espanha a aumentar a taxa do IVA de 18% para 21% em 2012 e a retirar vários bens e serviços de uma lista de produtos taxados a um valor inferior.

Na sua opinião, “isto não foi bom para a economia”, uma vez que “causou uma queda do consumo”, criticando que mesmo assim “continuam a pedir a aplicação da taxa máxima a mais produtos”.

/Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

O primeiro protótipo em tamanho real da Starship explodiu durante um teste

O primeiro protótipo completo em aço inoxidável da nave Starship da empresa norte-americana Space X explodiu durante um teste levado a cabo na passada quarta-feira, 20 de novembro, nos Estados Unidos. O incidente ocorreu nas …

Ex-governador brasileiro condenado a mais de 10 anos de prisão

O ex-governador do estado brasileiro de Minas Gerais foi condenado, esta quinta-feira, a uma pena de 10 anos e seis meses de prisão pela Justiça Eleitoral do país. Fernando Pimentel foi considerado culpado dos crimes de …

Áudio das viagens na Uber vai poder ser gravado

A partir de dezembro, a Uber vai passar a oferecer aos utilizadores no Brasil e no México a possibilidade de gravar o áudio da viagem com o objetivo de melhorar a segurança do motorista e …

Mourinho quer ser campeão no próximo ano (e não precisa de reforços)

O treinador português foi oficialmente apresentado como técnico do Tottenham, esta quinta-feira, e diz que já tem em vista a conquista do campeonato na próxima época. José Mourinho admitiu hoje que o título de campeão inglês …

Casal homossexual de pinguins "roubou" um ovo para poder ter a sua família

Um casal homossexual de pinguins de um jardim zoológico na Holanda estava tão ansioso por ter as suas crias que não resistiu à tentação e acabou por roubar um ovo de outro par. De acordo com …

Gabriel renova contrato com o Benfica até 2024

O médio brasileiro renovou contrato por mais uma época com o Benfica, até 2024, anunciou, esta quinta-feira, o clube no seu site oficial. "Estou muito feliz com esta renovação por mais um ano, é uma forma …

Malta Files permitiu ao Fisco recuperar milhões. Rui Pinto diz que foi um dos denunciantes

O pirata informático assumiu, esta quinta-feira, ter sido um dos denunciantes dos Malta Files, que permitiu ao Fisco identificar cidadãos e empresas portugueses que se aproveitaram do regime fiscal maltês para pagar menos impostos. "De acordo …

Há 5 anos que aparecem maços de notas nas ruas de uma aldeia inglesa (e ninguém sabe porquê)

Os residentes de uma aldeia inglesa andam a descobrir maços de notas nas ruas desde 2014. Um mistério que, até agora, ninguém conseguiu explicar. Mas há várias teorias e uma envolve o Pai Natal! O dinheiro …

Em 2018, só nove crianças foram colocadas em famílias de acolhimento

Apenas nove crianças tiveram uma medida de proteção em regime de acolhimento familiar em 2018, sendo que quase todas as crianças sinalizadas pelas comissões de menores ficaram na família, a maioria junto dos pais. De acordo …

Militar da GNR diz que droga apreendida na "casinha" era da Juve Leo

Decorreu, esta quinta-feira, a terceira sessão do julgamento da invasão à academia do Sporting, que decorre no tribunal de Monsanto, em Lisboa. O militar da GNR João Oliveira admitiu hoje, em tribunal, que a posse da …