/

“Momento difícil.” Ministro da Educação de Bolsonaro sai do Governo

2

Pedro França / Agência Senado

O ex-ministro da Educação, Abraham Weintraub

Abraham Weintrau anunciou a sua saída do Governo brasileiro, acrescentando ter recebido um convite para integrar a direção do Banco Mundial do país.

Esta quinta-feira, Jair Bolsonaro anunciou a demissão de Abraham Weintrau do Ministério da Educação, depois de pouco mais de um ano na tutela.

A saída de Weintraub foi confirmada num vídeo divulgado nas redes sociais pelo chefe de Estado e pelo ministro demissionário, no qual afirma que não irá discutir os motivos da sua saída. A demissão acontece na sequência de várias polémicas e de desgaste com os juízes do Supremo Tribunal, avança o Expresso.

“Sim, dessa vez é verdade. Eu estou saindo do Ministério da Educação. Vou começar a transição agora. Nos próximos dias passo o bastão ao ministro que vai ficar no meu lugar, interino ou definitivo. Neste momento, eu não quero discutir os motivos da minha saída. Não cabe. O importante é dizer que eu recebi o convite para ser o diretor de um banco. Já fui diretor do banco no passado. Volto ao mesmo cargo, porém no Banco Mundial”, diz.

Por sua vez, Jair Bolsonaro fala num “momento difícil” e declara que “a confiança você não compra, você adquire”.

A permanência de Weintraub estava a ser discutida nos últimos dias, depois de o ministro ter participado, no domingo, numa manifestação pró-Bolsonaro, movimento que não agradou ao Presidente do país. Na segunda-feira, Bolsonaro disse que Weintraub “não foi muito prudente” ao participar no protesto, e que criou mais um problema para o Governo federal resolver.

O ex-ministro teve no centro de várias polémicas, a última das quais depois da divulgação de um vídeo de uma reunião ministerial em que chamou os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) de “vagabundos” que deveriam ser presos.

Segundo a Globo, esta quarta-feira, o STF fez saber que irá investigar Weintraub, que figura como indiciado no inquérito das fake news. A saída do governante atende também a pressões do Congresso, principalmente do Senado, que cobrava a sua demissão.

Ainda não foi anunciado o nome da pessoa que se segue no Ministério da Educação, que será o terceiro em ano e meio da presidência de Jair Bolsonaro.

ZAP //

2 Comments

  1. Incompreensível, de ver pessoas com suposta qualificação Profissional, aceitarem um cargo neste altamente Criticável Governo liderado por um Incompetente e inculta “Personagem”. Como já cheguei a conclusão que o Continente Americano do Alaska ao Ushuaïa está a ser “Governado” por uma grande maioria de Psicopatas com ideologias totalitárias. No nosso “velho” Continente, é um risco de adoptar as mesmas ideologias, que se faz cada vez mais sentir !..como se costuma dizer “a História tem tendência a repetir-se”…!

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.