Ministro do Turismo do Brasil pede demissão por suspeita de corrupção (e vão três)

Zeca Ribeiro / Câmara dos Deputados

O Ministro do Turismo do Brasil, Henrique Alves

O Ministro do Turismo do Brasil, Henrique Alves

O ministro do Turismo brasileiro, Henrique Alves, pediu a demissão do cargo, um dia depois de terem sido divulgadas declarações do ex-presidente da Transpetro, onde este acusa o governante de ter recebido subornos.

A informação foi confirmada à agência Lusa pela Presidência brasileira, m a qual os motivos para a saída “ainda não foram expostos”.

Sérgio Machado, ex-presidente da Transpetro, subsidiária da Petrobras, afirmou na delação premiada (prestação de informações em troca de redução de pena), que transferiu para Henrique Alves 1,55 milhões de reais (397,5 mil euros) em subornos entre 2008 e 2014.

Nas informações que deu aos investigadores da caso Lava Jato, que trata de um mega-esquema de corrupção que envolve a Petrobras, Machado apontou também ilegalidades a outros políticos, entre os quais o presidente interino, Michel Temer, e o presidente do Senado, Renan Calheiros.

Na sequência de divulgação da delação, na quarta-feira, Henrique Eduardo Alves repudiou, na sua conta na rede social Twitter, “com veemência a irresponsabilidade e leviandade das declarações desse senhor”.

O titular da pasta do Turismo é o terceiro ministro a deixar o governo interino de Michel Temer, que está em funções desde 12 de maio.

O primeiro a sair foi o senador Romero Jucá, que ocupava a pasta do Planeamento, e que surgiu, em conversas gravadas por Sérgio Machado, a dizer que era preciso fazer um “pacto” para “estancar a sangria” causada pela Operação Lava Jato.

O segundo ministro a demitir-se foi Fabiano Silveira, que controlava o Ministério da Transparência, Fiscalização e Controle, que apareceu também em gravações a criticar a operação Lava Jato e a aconselhar o presidente do Senado a defender-se das investigações da operação.

/Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Busca em contrarrelógio. Submarino desaparecido na Indonésia tem 72 horas de oxigénio

O chefe da Marinha da Indonésia, Yudo Margono, afirmou que o submarino desaparecido ao largo de Bali com 53 tripulantes a bordo tem capacidade para 72 horas de oxigénio. Em conferência de imprensa, Yudo Margono disse …

Carrinhas comerciais perdem isenção e voltam a pagar ISV

Os veículos comerciais beneficiam de uma isenção de Imposto Sobre Veículos (ISV), mas vão perdê-la a partir do dia 1 de julho deste ano. Em causa estão, segundo avança o Jornal de Negócios, os automóveis ligeiros …

Médicos querem vacinar já quem teve covid há mais de 6 meses. DGS diz que recuperados “nunca estiveram esquecidos”

A Ordem dos Médicos defende que a vacinação de pessoas que pertencem a grupos prioritários e tiveram covid-19 há mais de seis meses deve avançar o quanto antes e não apenas no final de maio, …

Governo discute hoje "estatuto do artista", mas setor mantém as críticas

O Conselho de Ministros desta quinta-feira será dedicado “de forma transversal” à Cultura, conforme indiciou o primeiro-ministro. Numa altura em que este setor está significativamente fragilizado por efeito da crise pandémica, o Executivo deverá aprovar …

Há três portugueses na calha para substituir Espírito Santo no Wolverhampton

O Wolverhampton prepara uma possível saída de Nuno Espírito Santo e tem três portugueses na calha: Vítor Pereira, Bruno Lage e Rui Faria. Ultimamente tem-se falado muito da possibilidade de Nuno Espírito Santo abandonar o Wolverhampton …

PS, BE e CDS alargam direitos dos independentes. “Não é luz verde, é amarela”

As alterações às leis eleitorais têm aprovação garantida em plenário por maioria absoluta nesta quinta-feira. Independentes podem concorrer à Câmara e Assembleia Municipal com o mesmo nome, símbolo e sigla, mas não a todas as …

Aos 29 anos, "sucessor" de Mourinho estreia-se a vencer e faz história

Ryan Mason, o novo treinador interino do Tottenham, estreou-se a ganhar e tornou-se o treinador mais jovem da história da Premier League. Com a saída de José Mourinho do Tottenham, esta segunda-feira, Ryan Mason assumiu interinamente …

PS-Porto traça perfil de candidato e currículo de Barbosa Ribeiro encaixa como uma luva

O PS traçou o perfil do candidato que quer ver concorrer pelo partido à Câmara Municipal do Porto. O presidente da Comissão Política do PS do Porto, Tiago Barbosa Ribeiro, encaixa na perfeição. Nos últimos tempos, …

Moedas usa o nome de Sócrates para atacar Medina. PS acusa-o de “tirar proveito“ das buscas na CML

Numa altura em que a corrida autárquica se torna cada vez mais feroz, depois de serem conhecidos os motivos das buscas à Câmara de Lisboa, Carlos Moedas enviou um comunicado às redações em que se …

Enquanto clubes pedem desculpa, Florentino contra-ataca e não desiste da Superliga

O presidente do Real Madrid e da Superliga, Florentino Pérez, manifestou-se na quarta-feira "triste e dececionado" com a suspensão da nova competição europeia de futebol, mas também "surpreendido" com a campanha orquestrada pelo presidente da …