Ministra sueca emociona-se e chora na televisão perante imagem de criança síria

golgetiyatro / Twitter

Uma ilustração com base na imagem do pequeno Aylan Kurdi foi uma das vítimas do naufrágio de uma embarcação com migrantes sírios, na Turquia

Uma ilustração com base na imagem do pequeno Aylan Kurdi foi uma das vítimas do naufrágio de uma embarcação com migrantes sírios, na Turquia

A ministra dos Negócios Estrangeiros sueca, Margot Wallstrom, chorou hoje durante um debate televisivo quando foi exibida a foto de Aylan Kurdi, o menino sírio afogado numa praia turca.

Margot Wallstrom estava a ser entrevistada na cadeia pública sueca SVT, durante um programa especial sobre o drama dos refugiados, que difundiu uma reportagem sobre a imagem que perturbou o mundo inteiro.

Depois de terem sido passados excertos de uma entrevista radiofónica com o pai desta criança de três anos afogada no Mediterrâneo, o apresentador perguntou à ministra, que estava em estúdio, o que sentia.

Enquanto secava algumas lágrimas, a ministra afirmou que pelo menos “se impôs-nos uma exigência de agir por ele e por todos os outros. É também uma cólera de ver que isto acontece, que continua. Porque antes eram grandes números e navios, pessoas sem rosto”.

A social-democrata afirmou que defende que os outros países europeus façam um esforço comparável ao da Suécia no acolhimento dos refugiados.

“Os outros países da União Europeia deviam-se juntar a nós a assumir as suas responsabilidades. Não podemos assumir toda a responsabilidade”, destacou.

O pai de Aylan contou na quinta-feira como os seus filhos de três e cinco anos, bem como a mãe destes, tinham morrido, com outros nove refugiados sírios, no naufrágio da sua embarcação em plena noite, quando procuravam chegar à ilha grega de Kos, que tem sido uma porta de entrada na União europeia.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.