/

Ministra espanhola recebeu carta com faca manchada. Autor da ameaça já foi identificado

A ministra da Indústria espanhola, Comércio e Turismo, Reyes Maroto, recebeu na manhã de segunda-feira uma carta com uma faca de tamanho médio no interior com manchas que poderiam ser de sangue.

A navalha foi enviada dentro de um envelope almofadado, escondida entre dois CDs, não tenso sido possível identificar a sua presença quando o correio passou através das máquinas de raio-x existentes no ministério.

A polícia espanhola identificou um homem com problemas psiquiátricos como sendo o alegado autor do envio de envelope à ministra da Indústria, Comércio e Turismo, Reyes Maroto, com uma faca dentro com manchas que pareciam de sangue.

De acordo com o jornal espanhol El País, que cita fontes policiais, este homem poderá ter uma obsessão com a ministra Reyes Maroto.

A pessoas em causa reside na localidade de El Escorial, nos arredores de Madrid, e tinha colocado o seu verdadeiro nome e morada no envelope.

Reyes Maroto, que é candidata a vice-presidente da comunidade de Madrid nas eleições de 4 de maio, reagiu ao ataque no Twitter. “As ameaças e a violência nunca alcançarão a voz da democracia. A liberdade prevalecerá”, escreveu.

Segundo a imprensa espanhola, a polícia científica está a investigar se existe uma ligação entre esta carta e as outras três que continham balas e que foram enviadas na quinta-feira passada.

Na semana passada, o ministro do Interior, Fernando Grande-Marlaska; o candidato do partido de extrema-esquerda Podemos à Comunidade de Madrid, Pablo Iglesias; e a diretora geral da Guarda Civil, María Gámez, receberam ameaças de morte através de cartas contendo balas no seu interior, o que levou o Ministério do Interior espanhol a reforçar as medidas de proteção dos três.

Por outro lado, a polícia suspeita que as duas situações não estão relacionadas. As cartas com balas recebidas na quinta-feira foram deixadas num marco dos correios, enquanto o envelope que Reyes Maroto recebeu foi expedido por correio em datas diferentes.

Os envelopes foram deixados no marco a 19 de abril – chegaram entre 21 e 22 de abril aos destinatários – e o envelope para Reyes Maroto foi enviado dia 21 de abril – antes de terem sido recebidos os envelopes com as balas.

Além disso, ao contrário da carta recebida por Reyes Maroto, o autor das cartas que Grande-Marlaska, Gámez e Iglesias receberam tentou dificultar a tarefa a quem procura identificá-lo, não deixando qualquer palavra manuscrita.

Estas ameaças surgem numa altura de grande polarização política em Espanha e a uma semana das eleições regionais de 4 de maio na região de Madrid, onde se encontra a capital do país.

Todos os partidos políticos espanhóis condenaram as cartas enviadas com ameaças, incluindo o de extrema-direita Vox que na semana passada tinha posto em dúvida as ameaças de morte através de cartas contendo balas no seu interior.

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.