Ministério Público investiga câmaras que cederam transporte para protesto da CGTP

José Goulão / Wikimedia

-

Ministério Público está a investigar três câmaras municipais, após as denúncias que alegam que as autarquias cederam autocarros para que os seus funcionários fossem a uma manifestação da CGTP.

A notícia, avançada pelo Observador, dá conta que as câmaras de Évora, Montemor-o-Novo e Vila Viçosa estão neste momento a ser investigadas pelo Ministério Público.

Em causa estão várias denúncias que acusam as três autarquias comunistas de peculato, uma vez que terão dispensado os funcionários para que estes pudessem participar numa manifestação da CGTP e de até terem cedido o transporte.

O protesto, no dia 10 de novembro do ano passado, aconteceu às portas da Assembleia da República, onde milhares de pessoas se manifestaram contra o Governo PSD/CDS.

Fonte ligada ao grupo que fez a denúncia, liderado pela sociedade de advogados Barros Sales & Associados, classifica o episódio de “repugnante”.

“As manifestações são completamente legítimas. Mas os bens públicos não podem estar ao serviço de interesses partidários”, condena a mesma fonte, em declarações ao jornal online.

Os processos estão agora em fase de inquérito e o MP terá de analisar as várias denúncias para perceber se pode, ou não, constituir arguidos e dar continuação ao processo.

Na altura em que o caso se tornou público, os três responsáveis das autarquias confirmaram essa mesma situação, a começar pela Câmara de Évora.

“Têm sido isentos de taxas diversas associações culturais, sociais, desportivas e religiosas, entre outras, e o custo correspondente ao valor da taxa que foi isento”, justificou Carlos Pinto Sá numa troca de correspondência com a sociedade de advogados, a que o jornal teve acesso.

Já a Câmara Municipal de Montemor-o-Novo divulgou um comunicado no qual explica que “foram cedidas pela câmara municipal duas viaturas para o transporte de trabalhadores” mas que não pertencem ao transporte escolar, como tinha sido referido.

“[As duas viaturas] não fazem parte da frota de transportes escolares”, explicou a autarquia, liderada por Hortênsia Menino.

No caso de Vila Viçosa, o presidente da Câmara Manuel Condenado afirmou à Lusa que “o executivo cedeu e continuará a ceder viaturas do município, sempre que estejam disponíveis, à estrutura sindical dos trabalhadores” para que estes se desloquem “a manifestações ou outras iniciativas a fim de defenderem os seus direitos laborais”.

ZAP

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. o PC nesta matéria tem muito a aprender com o psd. Não se disponibilizam viaturas da autarquia para estes e outros fins identicos, alugam-se viaturas privadas e paga-se com o dinheiro dos contribuintes.

RESPONDER

Faca feita de fezes entre os vencedores deste ano dos prémios Ig Nobel

Uma faca feita com fezes congeladas e um jacaré a arrotar são alguns dos vencedores dos prémis Ig Nobel, que distinguem as invenções mais incomuns. Os prémios Ig Nobel – uma paródia dos prémios atribuídos pelas …

O hemisfério norte teve o verão mais quente de que há registo (e isso é um sinal de alerta para a Terra)

O hemisfério teve em 2020 o verão mais quente de que há registo. No geral, o Planeta Terra teve três dos meses mais quentes, e o mês de agosto foi o segundo mais quente que …

Há uma nova explicação para o naufrágio do Titanic: Uma fantástica Aurora Boreal

Todos conhecemos a história do Titanic. Também todos sabemos que o seu naufrágio aconteceu após o grande navio ter embatido num iceberg. Contudo, um investigador americano põe novas hipóteses em cima da mesa. E se …

Famalicão 1-5 Benfica | "Águia" faminta com nota artística

Após a desilusão de Salónica, que ditou um adeus precoce dos milhões da fase de grupos da Liga dos Campeões, o Benfica goleou na noite desta sexta-feira o Famalicão por 5-1, numa espécie de redenção. Neste …

O anonimato de Banksy teve um custo. Perdeu os direitos sobre uma das suas obras mais icónicas

O famoso artista de rua britânico Banksy perdeu uma longa batalha judicial pelos direitos autorais da obra "The Flower Thrower", contra a Full Colour Black, empresa que produz postais de felicitações. Banksy, o misterioso artista que, …

Reino Unido e Espanha aumentam restrições. Itália e Alemanha com quase dois mil casos

Madrid restringe movimentos de 850 mil pessoas, Itália regista um aumento dos casos de infeção nas últimas 24 horas, britânicos enfrentam novas restrições no país e Alemanha com dois mil novos casos de covid-19. A região …

Trump novamente acusado de assédio sexual. "Enfiou a língua na minha garganta", disse Amy Doris

O Presidente dos EUA, Donald Trump, foi acusado esta quinta-feira de agressão sexual por uma ex-modelo, num episódio que alegadamente terá ocorrido num torneio de ténis, em 1997. A ex-modelo Amy Dorris relatou ao jornal britânico …

Ventura pondera suspender mandato para se dedicar à campanha presidencial

O presidente do Chega afirmou hoje que o seu partido "está a analisar" no plano jurídico a questão da suspensão temporária do seu mandato de deputado para se dedicar às campanhas dos Açores e presidenciais. Em …

Schumacher está em estado vegetativo e dificilmente recupera, avisa neurologista

Um neurologista ouvido num documentário da RMC Sport diz que o ex-piloto de Fórmula 1 Michael Schumacher está em estado vegetativo e dificilmente recuperará. Já passaram quase sete anos desde que Michael Schumacher sofreu um acidente …

Processos com acórdãos a meias entre Rangel e Galante estão em risco

Durante dez anos, centenas de acórdãos do Tribunal da Relação de Lisboa foram feitos a meias entre Rui Rangel e Fátima Galante. Agora, esses processos estão em risco. A Procuradoria-Geral da República anunciou esta sexta-feira a …