/

Ministério Público abre inquérito ao surto de covid-19 em Mora

1

Mário Cruz / Lusa

A Procuradoria-Geral da República (PGR) confirmou que foi aberto um inquérito sobre o surto de covid-19 em Mora, que já resultou em 54 pessoas infetadas com o novo coronavírus.

O Ministério Público (MP) instaurou um inquérito sobre o surto de covid-19 na vila de Mora, no distrito de Évora, que já infetou 54 pessoas, revelou a Procuradoria-Geral da República (PGR). Questionada pela Lusa, a PGR indicou que, no âmbito do inquérito, “não deixarão de ser investigados todos os factos que chegarem ao conhecimento do Ministério Público e que sejam suscetíveis de integrarem a prática de crime“.

O inquérito é dirigido pelo MP do Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP) de Évora. Segundo a PGR, o inquérito instaurado tem por objeto “uma situação concreta“, que não especifica, relacionada com o surto em Mora.

O surto surgiu no dia 9 deste mês, quando foram confirmados os primeiros três casos positivos na comunidade, número que tem vindo a subir, todos os dias, à medida que vão sendo testados os contactos de pessoas infetadas.

A meio desta semana, o presidente da Câmara de Mora, Luís Simão, disse à Lusa ter “conhecimento” de “investigações em curso pelas autoridades policiais” sobre o surto de covid-19 na vila, que admitiu poder resultar da “incúria de alguém“.

O surto da doença provocada pelo novo coronavírus SARS-CoV-2 pode dever-se a “alguém que não se terá comportado como devia, no sentido de se ter percebido mais cedo a origem do surto”, declarou o autarca. “Espero que não se confirme isso, naturalmente. As autoridades estão a investigar”, mas, “se se apurar responsabilidade de alguém, essas pessoas devem ser severamente responsabilizadas”, defendeu.

A GNR disse à Lusa, também a meio desta semana, que “continua a efetuar diligências no sentido de apurar pessoas que eventualmente possam ter desrespeitado ou estejam a desrespeitar as normas em vigor estabelecidas pela Direção-Geral da Saúde”.

O número de pessoas infetadas com covid-19 na vila de Mora subiu, esta sexta-feira, para 54, mais quatro do que na quinta-feira, segundo disse à Lusa o presidente da câmara. No Hospital do Espírito Santo de Évora (HESE) permanecem internados cinco doentes, quatro deles nos cuidados intensivos e um em enfermaria.

Presidente da câmara desconhece inquérito do MP

O autarca Luís Simão disse desconhecer a instauração de um inquérito por parte do Ministério Público ao surto de covid-19 nesta vila do distrito de Évora, mas exortou ao apuramento de responsabilidades.

“Se abriu [um inquérito] e se houver alguém que se tenha comportado menos bem, que seja responsabilizado e sofra as consequências de um ato que não foi o mais adequado no momento em que vivemos. Se assim foi, que se apurem responsabilidades”, afirmou Luís Simão em declarações à Lusa.

ZAP // Lusa

1 Comment

  1. Abrir inquérito para que? Ja chega de controlo e preciso Plano de contensao, Procedimentos internos rigorosos. Nao basta explorar esta gente idosa, sacar dinheiro e oferecer porcaria de servico. A entidade reguladora tem de ver problemas reais nao teorias e papel.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.