Ministério britânico diz que enriquecer com a prostituição no estrangeiro “é fonte de prestígio na Nigéria”

O Ministério do Interior britânico (Home Office) está a ser criticado por ter incluindo nas linhas de orientação para os funcionários que lidam com pedidos de asilo uma indicação relativa a mulheres nigerianas. A mesma insinua que ter sido vítima de exploração sexual é algo visto como positivo na Nigéria.

Segundo o texto, citado pelo Expresso, as “mulheres traficadas que regressam da Europa, tendo enriquecido com a prostituição, gozam um elevado estatuto socio-económico e em geral não estão sujeitas a atitudes sociais negativas. São muitas vezes tidas em elevada conta, pois melhoraram as suas perspetivas de rendimento”.

Este parágrafo foi acrescentado há um mês, e assim que se tornou conhecido a reação foi instantânea. Organizações Não-Governamentais (ONG’s) e advogados de direitos humanos manifestaram indignação, lamentando que as autoridades “não confiem nas experiências de quem vive essas experiências”, conforme disse Kate Osomor, uma deputada trabalhista.

“Não há limites para o repúdio do Ministério do Interior. Só um departamento totalmente inadequado à sua função poderia insinuar que as mulheres devem estar agradecidas pela sua própria violação, escravatura e tráfico. Usar isto para desqualificar os seus pedidos de asilo é inacreditável”, escreveu no Twitter outro deputado, David Lammy.

O Ministério do Interior defendeu-se, dizendo: “Esta secção da avaliação de vítimas reais ou potenciais de tráfico na Nigéria baseia-se e reflete com precisão as conclusões de duas fontes credíveis – o Gabinete de Apoio ao Asilo na Europa e o Departamento de Negócios Estrangeiros australiano”.

Acrescentou que os factos de cada caso são objeto de consideração atenta, e garantiu que se uma mulher estiver em “risco sério” normalmente será protegida. Mas anunciou que as linhas de orientação vão ser reescritas, “à luz das preocupações” agora expressas.

  TP, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Explosão em mesquita no Afeganistão faz vários mortos

Uma forte explosão atingiu, esta sexta-feira, uma mesquita xiita na cidade de Kandahar, no Afeganistão, tendo feito vários mortos e feridos. De acordo com a BBC, pelo menos 16 pessoas morreram e 32 ficaram feridas, na …

PCP diz ser "lamentável ver ministros a falar de eleições antecipadas"

O líder parlamentar do PCP respondeu aos ministros do Governo socialista que, nos últimos dias, têm acenado com os problemas de um eventual cenário de eleições antecipadas. Nos últimos dias foram vários os ministros que têm …

Médico que salvou Eriksen diz que teve sorte: "Os remédios para o coração só duram dois meses"

O médico que salvou Christian Eriksen diz que o futebolista teve sorte. Os medicamentos para o coração "só duram dois meses" e, por acaso, o que Morten Boesen tinha na mala era novo. O mundo do …

Polónia legaliza expulsão de migrantes nas fronteiras (e vai construir muro ao estilo de Trump)

O parlamento polaco aprovou esta quinta-feira uma alteração à lei nacional sobre os estrangeiros que legaliza a prática controversa de expulsão nas suas fronteiras e permite ignorar um pedido de asilo feito após a travessia …

Jovem de 18 anos sofre duas paragens cardíacas

Fellipe, que chegou há poucos dias ao Atlético Goianiense, estava a treinar nesta terça-feira. Presença do médico no treino evitou morte imediata. O Atlético Goianiense vive uma semana de angústia, devido ao estado grave de um …

José Sena Goulão / Lusa

Do Conselho Nacional do PSD, saiu um Rangel candidato e um Rio "muito preocupado" — mas sobretudo derrotado

Sociais-democratas vão mesmo a eleições internas a 4 de dezembro, apesar da tentativa de Rui Rio em tentar adiar a votação. Paulo Rangel é, até ao momento, o único candidato. Há muito que as peças do …

"Olé! Olé!": árbitro não gostou e parou o jogo

Atitude muito pouco habitual. Episódio aconteceu num jogo no Brasil e os "culpados" foram os convidados. A Oeirense é o novo campeão da segunda divisão, a Série B, do Campeonato Piauiense. O torneio foi conquistado pela …

Excremento humano, com 2600 anos, encontrado em Hallstatt, na Aústria

Europeus da Idade do Ferro já comiam queijo azul e bebiam cerveja

Amostras de fezes da Idade do Ferro, encontradas na Áustria, mostraram ter dois tipos de fungos usados ainda hoje para fazer queijo azul e cerveja. Em comunicado, os cientistas responsáveis pela pesquisa explicam que as fezes …

Bolsonaro diz ter vontade de privatizar Petrobras e sugere que população poupe combustível

O Presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, criticou ontem a política de preços da petrolífera Petrobras e disse ter vontade de privatizar a estatal, sugerindo ainda à população que economize combustível. As declarações de Bolsonaro foram feitas em …

Caso EDP. Relação arrasa Ivo Rosa por revogar despacho de Carlos Alexandre

O Tribunal da Relação de Lisboa arrasou o juiz Ivo Rosa por ter assumido competências que não lhe pertencem ao ter revogado um despacho de Carlos Alexandre. Os desembargadores Augusto Lourenço e João Lee Ferreira, do …