“A minha mãe ama-me muito.” Bebé abandonado junto a Igreja com carta a pedir ajuda

Um recém-nascido foi encontrado numa alcofa à porta de uma Igreja do Cacém, no concelho de Sintra, na noite de terça-feira. A criança estaria bem tratada e tinha junto a ela uma carta que pede ajuda e que justifica o abandono com “muitas dificuldades”.

A criança com apenas alguns dias de vida foi encontrada junto do Centro Social Baptista do Cacém, “numa cesta devidamente agasalhada, com a temperatura corporal ainda normal”, como explica ao Diário de Notícias (DN) o comandante dos Bombeiros Voluntários de Agualva-Cacém, Francisco Rosado.

A corporação de bombeiros deslocou-se para o local, depois de ter recebido o alerta pelo 112 por volta das 10 e meia da noite. O bebé teria sido deixado local “poucos minutos” antes disso, como nota o comandante Francisco Rosado.

A acompanhar o bebé estava uma carta “toda escrita com letras maiúsculas e com poucos erros ortográficos”, ainda de acordo com Francisco Rosado.

Escrita “na primeira pessoa, como se fosse a criança a dar o recado”, a carta pede para adoptarem o bebé “porque os pais têm dificuldades financeiras“, sustenta ainda o comandante.

“Nasci a 26 de Agosto e quero amor e carinho”, refere ainda Francisco Rosado reportando-se ao conteúdo da missiva.

O bebé terá 26 dias de vida, segundo a referência que surgia na carta e que reportava para 26 de Agosto como a data de nascimento.

Um dos operacionais dos bombeiros que se deslocou ao local, Joel Gomes, relata ao Jornal de Notícias que o bebé estava a chorar, mas “estável” e “bem cuidado até”.

O Correio da Manhã (CM) revela imagens da que será a carta que acompanhava o bebé. “A minha mãe me ama muito, a ponto de me entregar para outra família com melhores condições para me adoptar”, pode ler-se na carta.

“Por favor, não julguem a minha mãe, ela só está a evitar que eu sofra junto com ela”, escreve ainda o autor da missiva. “Estamos a passar muitas dificuldades, por isso ela tomou essa difícil decisão”, refere-se ainda.

“Por favor, cuidem de mim como um filho de vocês. Só quero amor e carinho e cuidado, por favor não me maltratem. Só quero um lar”, são outras das frases que se podem ler na carta.

O Ministério Público já está a investigar o abandono.

O bebé foi transportado para o Hospital Amadora-Sintra, onde estará ainda internado na pediatria, e o seu futuro está nas mãos do Tribunal de Menores.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Teia da morte. Cientistas desenvolvem nova forma de matar células cancerígenas

Um novo estudo sugere que, através de uma interrupção direcionada e localizada da estrutura das células cancerígenas, o seu mecanismo de autodestruição pode ser ativado. As células cancerígenas multiplicam-se de forma incontrolável, levando a um crescimento …

Boavista 2-0 Porto | “Manita” em 45 minutos demolidores

Goleada do “dragão” no Bessa. No dérbi portuense entre Boavista e FC Porto, os campeões nacionais sentiram dificuldades na primeira parte, não conseguiram sequer enquadrar qualquer um dos seus remates, mas na segunda parte tudo …

Magawa, o rato que deteta minas, ganhou uma medalha de ouro

Magawa, um rato gigante africano, foi treinado para descobrir minas terrestres e tem estado ao serviço no Camboja. O animal foi agora proclamado herói e premiado por salvar vidas naquele país. A instituição de caridade britânica …

Cientistas descobrem nova espécie de crustáceo no lugar mais quente da Terra

Uma equipa de cientistas descobriu uma nova espécie de crustáceo de água doce durante uma expedição ao deserto de Lute, no Irão, também conhecido como o lugar mais quente do planeta. Hossein Rajaei, do Museu Estadual …

Furacão Sally fragmentou parte de uma ilha da Florida em três

A passagem do furacão Sally fragmentou parte de uma ilha na costa da Florida, no Estados Unidos, criando assim três pequenas porções de terra. Na prática, tal como explica o portal USA Today, o furação abriu …

Benfica 2-0 Moreirense | “Águia” vence e convence cónegos

Após ter perdido e empatado nas duas últimas recepções ao Moreirense, o Benfica voltou a vencer o emblema de Moreira de Cónegos na Luz. Este sábado, em duelo relativo à segunda jornada do campeonato, as “águias” …

"Surpreendente e fascinante". Descoberta pela primeira vez uma aurora sobre um cometa

A nave Rosetta da Agência Espacial Europeia (ESA) detetou uma aurora boreal sobre o cometa 67P / Churyumov-Gerasimenko (67P / C-G). Em comunicado, os cientistas envolvidos na deteção frisam que esta é a primeira vez quem …

Austrália não quer que turistas caminhem na famosa rocha sagrada Uluru (nem no Google Maps)

A Austrália pediu ao Google que remova do seu serviço Maps fotografias tiradas do topo de Uluru, o monólito aborígine sagrado que os visitantes estão proibidos de escalar desde o ano passado. De acordo com a …

NASA vai procurar aquíferos nos desertos com tecnologia já usada em Marte

Uma parceria entre a NASA e a Fundação Qatar tem como objetivo procurar as cada vez mais escassas águas que estão enterradas nos desertos do Saara e da Península Arábica. Este processo deverá ser desenvolvido …

Os aeroportos mudam o nome das pistas (e a culpa é dos pólos magnéticos da Terra)

O pólo norte magnético pode mover-se até 64 quilómetros por ano. Isto pode ser um problema para os pilotos de aviões. A pista 17L/35R, no Aeroporto Internacional de Austin-Bergstrom, no estado norte-americano do Texas, não terá …