Sob pressão, os minerais evoluem tal como a vida

Cientistas demonstram que os minerais evoluem de forma semelhante aos organismos vivos sob pressões seletivas.

Cientistas encontraram evidências convincentes que apoiam a “lei do aumento da informação funcional” – os minerais evoluem de forma semelhante aos organismos vivos sob pressões seletivas.

Em outubro de 2023, investigadores propuseram uma nova lei unificadora sugerindo que todos os sistemas complexos no universo, desde estrelas e planetas até à tecnologia, evoluem ao longo do tempo. Este conceito expande a teoria da evolução por seleção natural de Charles Darwin, aplicando-a a sistemas não vivos.

Este novo estudo fornece uma prova de conceito para esta lei, indicando que os minerais, tal como a vida, se tornam consistentemente mais complexos ao longo do tempo quando sujeitos a pressões seletivas.

Michael Wong, um astrobiólogo e cientista planetário do instituto de investigação Carnegie Science, expressou o potencial transformador desta pesquisa.

“Em última análise, esperamos que este trabalho contribua para o desenvolvimento de uma teoria que unifique a forma como todos os sistemas complexos, vivos e não vivos, evoluem ao longo do tempo,” disse Wong à Live Science.

A lei do aumento da informação funcional defende que a informação funcional de um sistema aumenta se as suas várias configurações forem selecionadas para uma ou mais funções.

No contexto dos minerais, a informação funcional refere-se ao número de configurações que podem desempenhar uma função particular, como a estabilidade ao longo do tempo. A complexidade de um sistema mineral é, portanto, medida pelo número de minerais estáveis.

Mais de 4,6 mil milhões de anos

Para testar esta lei, os investigadores usaram um modelo de computador para avaliar a complexidade mineral ao longo de nove estágios propostos de evolução mineral.

Estimaram a fração de todas as fórmulas químicas possíveis observadas nesses minerais de um estágio para o próximo.

O estudo abrangeu mais de 4,6 mil milhões de anos, começando com os minerais mais antigos conhecidos, antes da formação da Terra há cerca de 4,54 mil milhões de anos, e estendendo-se até aos dias de hoje.

Durante este período, o número de tipos de minerais na Terra aumentou de 27 para aproximadamente 9.000.

Cada estágio constrói sobre o anterior,” disse Robert Hazen, autor principal do estudo e cientista na Carnegie Science. “Tens esta pedra angular onde tens de alcançar um estágio de evolução mineral antes de poderes passar para o próximo.”

Este padrão de evolução mineral é paralelo à evolução da vida, que começou com organismos unicelulares simples que evoluíram para formas de vida multicelulares complexas.

No entanto, os investigadores notaram que a diversidade mineral tem um limite devido a um número finito de combinações químicas.

De acordo com o seu modelo, os minerais da Terra estão a aproximar-se deste limite, tornando a evolução mineral “limitada”. No outro extremo, a evolução dos organismos vivos é “ilimitada”, sem limites aparentes para a complexidade.

Hazen e Wong planeiam continuar a explorar a lei, procurando temas comuns entre sistemas complexos, potencialmente estendendo-se à linguagem, música e outras atividades humanas. Wong destacou o aumento da funcionalidade dos telefones como exemplo, evoluindo de dispositivos simples para fazer chamadas para os smartphones multifuncionais de hoje. Hazen enfatizou a importância mais ampla do seu trabalho, vendo-o como uma forma de responder a perguntas fundamentais sobre o universo.

“Acho que todos nós, cada ser humano, tem alguma variação da pergunta, ‘Por que há algo em vez de nada no cosmos?'” disse Hazen. “Sentimos que tem de ser um processo regulamentado.”