Minas russas não detonadas estão a dar à costa de praias europeias

2

OSINTdefender/Twitter

mina russa marinha

A mina que apareceu na zona de banhos no resort de Costinesti, na Roménia

Minas de Moscovo têm aparecido desde a invasão de fevereiro de 2022 e matam banhistas em Odessa, que já se viu forçada a encerrar as praias temporariamente. Esta segunda-feira explodiu outra, num resort da Roménia.

Esta segunda-feira, uma mina russa explodiu num resort do Mar Negro romeno e, apesar de não ter provocado quaisquer danos, não é caso isolado.

Várias minas russas não detonadas estarão a aparecer na costa de várias praias do Mar Negro, provocando o pânico entre os turistas, uma vez que muitas vezes, acabam por explodir e ferir — e matar — pessoas que lá passam férias

“Houve uma explosão barulhenta. Estava no terraço e vi muito fumo negro. Disseram-nos que algo explodiu. Alguns turistas ainda estão na água“, disse, ao Digi24, segundo o The Independent, uma testemunha da explosão desta segunda-feira.

As confissões foram mais tarde confirmadas por um porta-voz da Marinha romena, segundo a agência Sofia News. “Acreditamos que uma mina marinha russa explodiu, afirmou Corneliu Pavel: “Estas minas são um perigo não só para as embarcações mas também para as atividades costeiras”.

Banhistas morrem em Odessa

Desde a invasão da Rússia à Ucrânia, a fevereiro de 2022, os mergulhadores das autoridades romenas já neutralizaram pelo menos cinco destas minas no território nacional.

Em Odessa, casa do maior porto e base naval da Ucrânia, já morreram banhistas após despoletarem as explosões dos aparelhos, consequência dos diversos ataques de mísseis e drones que deixam este perigoso “lixo militar” no mar.

As minas serão, segundo o jornal britânico, colocadas na zona por Moscovo para travar as exportações de grãos a partir dos portos ucranianos, com a cidade a ver-se obrigada a cortar temporariamente o acesso às praias no ano passado depois da explosão de minas na zona de banhos.

O aparecimento de minas na costa é tão recorrente que foram colocadas redes anti-minas entre dois cais de uma praia ucraniana para impedir que os nadadores se deparem com o objeto mortal.

ZAP //

2 Comments

  1. Iluminado, aquilo que dizes, por muito evidente e racional que seja, não confirma a propaganda dos EUA. Por isso, nem se coloca essa hipótese, apesar de ser mais lógica.
    Propaganda obligest- a subserviência é o melhor caminho para o “sucesso”…

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.