Militares da GNR revoltados com castigos para quem passa poucas multas

Tiago Petinga / Lusa

“Desmotivados e apavorados.” É assim que 14 dos 18 militares do posto da GNR no Sameiro, em Braga, se queixam de sofrerem pressões do sargento que comanda a unidade para passarem multas aos automobilistas.

O desabafo dos militares surge num abaixo-assinado a que o Jornal de Notícias teve acesso, e onde acusam o comandante do posto do Sameiro de “coacção” e “ameaças” para que aumentem o número de multas de trânsito emitidas.

Os militares ameaçam avançar com uma queixa-crime e vão enviar este abaixo-assinado ao Comando central, alegando que o comandante do posto do Sameiro actua em “atropelo da lei e dos deveres do Regulamento”.

O JN apurou que os militares que não passem, no mínimo, 15 multas mensais são punidos com a mudança de horários de serviço, com a proibição de troca de serviços com colegas e com procedimentos disciplinares.

Além disso, o sargento em causa terá enviado um email aos que não cumprem a meta estabelecida apelidando-os de “parasitas” e de “incompetentes”.

No Comando-Geral da GNR, o major Bruno Marques refere ao JN não ter conhecimento de qualquer queixa, e assegura que “no Regulamento de Avaliação do Mérito dos Militares, a quantidade de autos de contra-ordenação não é critério de avaliação”.

ZAP //

PARTILHAR

60 COMENTÁRIOS

    • WTF !!!
      Como é que uma noticia sobre a actuação errada de um comandante de um posto da GNR, passa ao estado politico de um pais e com culpa de qualquer governo, ainda mais de um governo que ja não esta em funções a 2 anos !!!

      Não leu a noticia ou tem viseiras politicas?

      PS:isto é culpa de um elemento da GNR e com base nos factos e informações descritos na noticia, não tem nada a ver com governo, seja o actual ou qualquer outro.

      • PTF.
        Felizmente nao tenho viseiras politicas nem outras, e o cavalheiro?
        Nao estará a GNR debaixo da tutela dos (des)governos?
        Quem faz as leis que regem as autoridades? E quem (nao) faz as auditorias ás entidades publicas para detectar este “atropelo da lei e dos deveres do Regulamento”?

        • Pois olhe se não tem, parece, pelo menos com base no seu comentário a implicar o governo anterior.
          A Maria não me conhece, mas acredite quando lhe digo que tenho bastante conhecimento tanto nesta area como política, e nem o governo anterior nem o actual tem leis ou instruções relativamente ao numero de multas.

          As auditorias (poucas), quando existem, não revelam estas praticas porque os GNR, e outros militares, vivem num regime de ditadura. (infelizmente tem de ser assim, com tudo de mau que vem da ditadura militar ela é essencial, não nos podemos permitir no meio de um cenário de conflito militar, existirem opniões divergentes como se vê na democracia, o serviço militar hoje em dia é voluntário, só vai quem quer)

          Quanto a mania de culpar governos anteriores, so funciona no primeiro ano de funções, a partir dai, se não mudou o que não esta de acordo foi porque não quis ou por incompetência (escolha uma, mas não culpe os governos anteriores, sejam eles de que cor sejam)

          • Por muito conhecimento que tenha, certamente haverá muitas instruçoes politicas por baixo da mesa que lhe serao alheias.
            Referi-me ao facto da geringonça se escudar com acusacoes aos que estiveram lá antes e que na minha opiniao. Reconheço que as recicencias no fim tornam a frase ambigua (intencionalmente) para nao ferir susceptibilidades.
            Nao tenho cor politica muito menos uso emblemas na lapela porque nao me identifico com nenhum partido. Acredito que embora raros há politicos dignos de honrar esse nobre actividade que é utilizada de forma vil pela gereralidade dos politiqueiros. De ponta esquerda à direita.
            Quanto ás viseiras e pelo que o Paulo escreve, parece-me que se as temos (eu nao reconheço isso), sao muito parecidas porque estaremos no mesmo alinhamento de interpretacao.
            Foi um prazer comunicar consigo.
            Fique bem.

  1. Será melhor não começar a puxar pelo novelo… pois de certeza que o sargento não faz pressão porque lhe apetece! As instruções certamente virão de cima … e mais acima, estará o governo da geringonça… que precisa de dinheiro para todos os malabarismos …. Quem sofre mesmo é quem paga as multas…

  2. Quem é que obriga os militares da GNR a multar até atingirem os limites aceitáveis para o orçamento de estado ??
    Sempre os mesmos… Partido Socialista (António Costa), Partido Comunista (Jerónimo), Bloco de Esquerda (Catarina Martins). Sempre os mesmos meliantes que resolveram tornar a vida dos portugueses num inferno !!

    • Das duas uma, ou andas com saudades de Coelho a caçarola, que destruiu o país, com uma carga fiscal nunca antes vista, ou então és somente mais um que fala sem saber o que fala..
      Um conselho:
      Quem fala daquilo que não sabe, dá uma triste ideia de si mesmo

      • “Quem fala daquilo que não sabe, dá uma triste ideia de si mesmo”
        Nota-se no seu comentário. É verdade que a pressão vem de cima para as cúpulas da gnr!

      • Destruíu o país….ou teve de juntar os cacos que o anterior deixou, tendo de encontrar cola (dinheiro) no bolso do povo para colar os cacos?? Não ponho em causa que parte dos cacos proviessem de elementos afectos ao mesmo partido (caso BPN / BPP), mas a tripa forra que já se começa de novo a ver (basta atender aos créditos à habitação, que inclusivé já há famílias de novo a deixar de pagar, e aos cerca de 600 créditos diários para a compra de automóvel). A massa dá para tudo e para todos, é uma alegria com os que lá estão a dirigir o país. Mas para dar, o dinheiro tem de aparecer de algum lado, e dá apenas para os interesseiros e interessados (função pública principalmente, face ao que se tem visto), em deterimento dos demais (população em geral não afecta à função pública).

        • Não vale a pena perder o seu tempo com esta carneirada. Gostam de rebentar o que têm e o que pertence às futuras gerações. Tudo terá de ser pago um dia. E mais uma vez virá um qualquer Passos arrumar a casa. O único problema é que isto é cíclico e há uns que só lá vão para roubar.

      • Este António Gomes deve usar umas palas. Não sabe que quem destruiu o país foi o PS sob o comando do
        abjeto Sócrates. Ao P. Coelho calhou-lhe a fava do desastre socrático.

      • A.Gomes:
        Infelizmente lendo o teu comentário ao artigo em apreço, não aprendi nada.
        Simplesmente não tens conhecimentos para comentar o artigo.
        E assim resta-te andar por aqui a tentar insultar os outros.
        É que não deste uma para a caixa. És um troll que vem para aqui, não para comentar as notícias, mas para tentar calar que não tem um cartão de partido igual ao teu.

    • Carlos, António e Pedro… Conversa de dar saltos de cu prá pix@.

      Que vocês não tenham cultura para ter uma conversa que saia das mais básica partidarite, não é culpa de ninguém. Parem de tentar sempre desviar o assunto para os partidos. Caso vocês não saibam, há muita gente a fazer muita trampa, sem precisarem de licença dos partidos.

      Violou-se uma mulher – A culpa é do governo.
      Houve um tremor de terra – A culpa é da oposição.
      Assaltaram a mercearia – Consequência do Costa no governo.
      Um toureiro foi colhido – O Passos é que nunca devia ter nascido.

      Que discurso tão limitado.

    • Olha, outro iluminado!…
      Mas, além desses obrigarem o militares a passar multas, será que também obrigam os condutores a desrespeitar o Código da Estrada?!
      Pois…
      E claro que foi o Costa e companhia que inventou as multas – antes não existiam!!
      Só por acaso, a receita com multas até tem diminuído nos últimos anos, mas isso já é informação a mais para a tua cabeça!..

      • São sejas parvalhão.
        Ninguém coloca em causa que as multas devem ser aplicadas quando há transgressão.
        O que está em causa na notícia, é a pressão vergonhosa e autoritária feita pelo governo sobre os militares da GNR, obrigando-os à “caça à multa”. Não preciso explicar o que quer dizer “caça à multa”, pois não ??
        Basta ver alguns dos teus “comentários aos comentários” ( nunca aos artigos) , para descobrir mais um TROLL ao serviço da geringonça, cuja função é tentar calar quem não alinha no politicamente correto. Tarefa inglória …

        • Pelos teus comentários, nota-se bem quem é o parvalhão!…
          Além disso, a notícia não refere em lado nenhum o governo – fala sim da pressão de um sargento (que é o comandante do posto)!!
          Se nem uma notícia és capaz de ler e compreender, que capacidade tens para comentar o que quer que seja?!
          Tens que aceitar as tuas limitações e aprender a viver com isso!…

          • Agradeço mesmo que deixes de comentar os meus comentários.
            Não te reconheço capacidade para isso, e estes fóruns servem para comentar os artigos e não para andar a chatear os outros.
            É claro que quem dá a ordem é o comandante, mas ele recebe ordens de cima até ao nível do governo. Ou já teria um processo às costas.
            Passa bem e vai chatear os da tua laia.

            • Eu comento o que me apetece, principalmente quando leio disparates!!
              Não queres que eu comente o teus comentários?
              É fácil; deixa de escrever baboseiras num fórum público!!
              .
              Recebe ordens do governo?!
              Quem disse isso?
              Tu?!
              Pois…
              Processo “às costas” merecias tu por inventar estorinhas!…
              Claro que tu não és da minha laia… como se viu nos comentários anteriores, és da laia dos parvalhões!

  3. Caça à multa, instruções de cima, pois não acredito que o comandante do posto da sua autoria quisesse que houvessem mais multas … desde que entre dinheiro no Estado não importa de onde vem, sejam multas, imposto sobre combustíveis, IVA, IRS, IRC, e toda uma panóplia de taxas e taxinhas. Como raio de poderia manter ex deputados com reformas ao fim de 12 anos de serviço, pagar resgates de bancos, ajudas a grandes empresas, etc .. etc. têm de ir buscar aos burr*s, que dizer ao povo .

  4. Quando o orçamento do estado é feito, a contar com um encaixe financeiro baseado em multas de transito a cobrar… está tudo dito. Vivemos num país ladrão.

      • Lamento dizer, mas o coeficiente de inteligência que demonstra os teus achaques, incapaz de compreender a metáfora, é seguramente comportamento de vilão, e muito distante de compreender os princípios éticos e morais.

    • os meios que tínhamos para angariar fundos para tapar os buracos que tu fazes quando esgravatas foram vendidos pelo teu dono, ctt, edp, ana, safaram-se os quadros miró muito à justa, mas tú nesse tempo não estavas cá, emigraste.

  5. Os impostos indiretos também fazem parte do orçamento do Estado, e eu que o diga.
    Há dois anos fui vitima de excesso de peso na minha viatura, para salvar algum equipamento dos fogos, alegando o facto ao agente da GNR, este passou uma coima de 1.250€, sem qualquer piedade.
    BIBA PORTUGAL

  6. Claro! Estou muito de acordo com este Sr. Sargento. Se os militares não passam multas, seja por atropelar a lesma, ou por circular de vidro aberto num dia de chuva, como é que se “caça” o guito necessário para que os Senhores Deputados não tenham de andar de Clio. Ora, bando de parasitas, faxavor de multar e multar: há que sacar dinheiro aos incautos! Eu cá por mim tenho um remédio para essas coisas…

  7. Quem conheceu o regime do Salazar e conhece o regime destes crápulas, gatunos, ladrões, parasitas e chupistas, nascidos depois de Abril de 74, não pode ter palavras para escrever…! Tudo em nome da liberdade e da “democrácia”…” Gatunagem do Diabo!!!

  8. Atenção…. em pequenas localidades do interior, andam as patrulhas atrás dos condutores que não é normal, arranjam sempre algo para multar. Nota-se perfeitamente que são pressionados.

    • Nota-se perfeitamente?!
      No interior onde?!
      Faço centenas de quilómetros por dia e ando pelo menos metade da semana pelo interior (de norte a sul) e nunca vi nada disso!!

      • E o que é que tu andas a fazer pelo interior. És vendedor? O que vendes tu? Aposto que é vinho, a avaliar pelo teor dos comentários aqui pelo burgo. E deves fazer muitas sessões de apresentação.
        E se fazes centenas de kms por dia e estás sempre aqui a comentar não andarás tu a cometer ilegalidades ao volante… para além de andar bêbado?

        • Na verdade o “Eu!” nada mais faz neste fórum do que demonstrar a sua maior característica: SER PARVALHÃO !
          Basta seguir as suas “inteligentes” intervenções.
          … ou melhor, ignorá-lo.

          • Claro… tinhas que procurar “apoio moral” nos outros comentadores da tua laia!
            Mas 1, 2, 100, é igual – valem o mesmo: ZERO!
            Gostam de insultar e ficam todos ofendidos (armados em vítimas/santinhos) quando recebem o troco!!
            Queres tanto “ignorar as minhas intervenções”, que até andas, precisamente, à procura das minhas intervenções!!

          • Oh criatura… tu ainda não percebeste que tu não me “apanhas”?!
            Eu é que me divirto a “apanhar” finórios como tu!
            Vá, continua lá a puxar a carroça dos cães…

  9. Ainda há muitos facistas, como este comandante, ou o sarejento, que não pensão em nada só em numeros, para o bolso deles, não importa que esteja bem ou mal logo que nós, eles, estejam comfortavelmente bem , não importa os outros, estes parasitas como eles chamam aos soldados, da corporação que se calhar têm mais mérito, que esses mal formados, porque quando eram pequeninos tomaram pouco chã, por vezes como em casa não podem mandar porque não os deixam, tentam no trabalho a desforra?..e vvou ficar por aqui porque muito mais haveria para dizer sobre todos estes parazitas, tal como eles chamam aos outros.

  10. As forças policiais têm toda a culpa do estado social do país! Quando não multam estão a prestar um péssimo serviço ao país, pois vão contrariar tudo o que os professores ensinam na escola. Passam uma péssima mensagem à juventude que é a de que as regras de sociedade afinal não são para cumprir! Quando não multam pensam que são que são uns “tipos porreiros” quando na verdade são o cancro da sociedade portuguesa e estão ao serviço dos infratores! É muito triste ver os agentes passarem ao lado dos infratores e não os multarem de modo a confirmar que as regras que gerem as sociedades são para se cumprir. Basta de agentes que não cumprem as suas funções, pois são estes os maiores culpados de tudo o que de mau se passa neste país! Só os infratores estão interessados em defenderem agentes que não multam!

    • Oh MSoares e se V. Ex.a fosse bardamerda? Que comentário tão infeliz. Multar por pisar um traço contínuo que não se vê? Multar quando as estradas têm o pavimento, a sinalização e as marcações que têm? Multar quando o sector automóvel paga os impostos mais elevados da Europa (IA, ISV, IUC, ISP, adicional ao ISP, IVA sobre todos eles, etc.) e depois não há lugares de estacionamento? Multar uns, quando não se multam outros (Mário Soares e afins)? Multar quando as SCUT que foram pagas com dinheiros da UE, sem perfil de auto-estrada, são portajadas como tal? Multar quando meia dúzia de amigos do establishment recebe milhões de euros em contratos de equilíbrio, quer os carros passem ou não, porque untaram as mãos a alguém?
      Partilho inteiramente do princípio de que as regras são para cumprir. Mas não faço parte do rebanho. Recuso-me ser permanentemente comido. E, segundo a dispõe a CRP, o cidadão goza do direito de resistência contra leis injustas. Direito que faço questão de exercer, recusando o seguidismo acrítico do rebanho. Ora pense lá um pouco naquilo que escreveu… Abraço.

  11. Está mal. As autoridades deviam ser pressionadas para não multar até que conseguissem melhores benefícios por parte do governo, melhores que os dos professores, enfermeiros, juízes, médicos..

  12. Desses 14 apavorados devem aproveitar-se 2 ou 3. E a história não deve ser bem assim… Esses “funcionários” deveriam trabalhar numa empresa que produzisse algo.
    Eles não vêem infraçoes, não vêem a hora no relógio para ENTRAR ao serviço, não vêem o diário da República para se atualizarem..Mas há uma coisa que fazem bem, choram como meninos e tentam enganar a população por o assunto ser às multas.
    DIGAM TAMBÉM QUE FICAM MUITO CHATEADOS QUANDO VOS MANDAM PARA A CALÇADA DE NOITE PROTEGER O PATRIMÓNIO É A POPULAÇÃO,… DEPOIS DAS 4H DA MANHÃ TAMBÉM…
    DISSO NÃO SE PODEM QUEIXAR NÃO É?
    TENHAM VERGONHA…

  13. Infelizmente o caso retratado não é único. Eu fui abordado, e autuado, numa noite de nevoeiro por trazer os faróis de nevoeiro ligados. Justificativa, no lugar onde os senhores da GNR estavam a “CAÇAR” não havia nevoeiro que justificasse os faróis, 50 metros para cada lado estava um nevoeiro cerrado. A razão disto é que estavam “à CAÇA” num planalto, acima do nevoeiro. Afirmado pelo agente da “multa”, nessa noite estavam só a multar quem trazia os faróis de nevoeiro ligados, o resto nem interessava, podia estar com o condutor alcoolizado que nada lhe acontecia. Reclamei para a ANSR e já lá vai mais de dois anos e meio e nem à merda me mandaram. O que eu sinto é que se juntam todos para saquear o “povinho” e, quando não há razão para multas, inventam. Sinto vergonha deste sistema de expropriação ser regras…

    • E foi muito bem autuado! Eu se lá estivesse fazia o mesmo. Anda armado em parvo a mostrar os faróis de nevoeiro onde não há nevoeiro! O senhor devia era ser preso! Eu apreendia-lhe a viatura e cassava-lhe a carta.

      • Ainda pensei dar-lhe uma resposta à altura, mas depois decidi não descer tão baixo quanto V. Exa. desceu. São os “cidadões” que temos. Seja muito feliz…

    • Desculpe, mas mandaram-no mesmo, pelo simples facto de não terem respondido. A ausência de resposta deles foi exactamente esse o sentido. Infelizmente.

  14. Mas só agora é que abriram a pestana pra este assunto ? A mesma historia se passou na esquadra de Sintra e ninguém se revoltou ? Prémios de produtividade ?! Isto é grave principalmente se as orientações nesse sentido vierem dos ministérios que regulam as forças de segurança. Para haver um castigo deste género ou se assume que existe sempre uma percentagem de condutores a infringir ou então tem de se “arranjar” multas. Não passa um dia sem que rebente um novo escândalo neste país. Como é que se pode ter orgulho de ser português ?

RESPONDER

Encontrado raro caracol fossilizado em âmbar com 99 milhões de anos

Uma equipa internacional de paleontólogos descobriu em Mianmar um caracol incrivelmente fossilizado em âmbar datado de há cerca de 100 milhões de anos - sendo, por isso, contemporâneo dos dinossauros.  Ao contrário da maioria dos …

Se não pararmos de comer carne, vamos acabar com o planeta

Cada cidadão deverá reduzir em 75% o seu consumo de carne de vaca, 90% de carne de porco, comer metade da quantidade de ovos e triplicar o consumo de sementes e frutos secos. Segundo um estudo …

Encontrado o mais antigo registo sobre Jerusalém

Especialistas da Autoridade de Arqueologia de Israel (AAI) encontraram uma pedra com uma inscrição de dois mil anos de idade na qual se lê "Jerusalém" em hebraico. Encontrada numa escavação subterrânea por baixo do Centro de …

NASA tem esperança que os ventos de Marte reanimem a Opportunity

Os ventos fortes, que se fazem sentir em Marte num determinado período do ano, poderão ajudar a limpar a poeira dos painéis solares do rover Opportunity, que está adormecido desde junho. De acordo com a …

Dormir muito é tão prejudicial como dormir pouco

Um novo estudo descobriu que dormir muito pode ter consequências tão prejudiciais para a saúde como dormir pouco, reduzindo igualmente as capacidades cognitivas.  Um grupo de cientistas da Universidade norte-americana de Ontario conduziu em junho de 2017 …

Cientistas desenvolveram uma retina humana em laboratório

Cientistas da Johns Hopkins University, nos Estados Unidos, desenvolveram a partir do zero tecido da retina humana para aprender como é que são compostas as células que nos permitem ver o mundo a cores. Os cientistas …

Asteróide deixa cientistas perplexos com a sua superfície incomum

Cientistas receberam os primeiros dados e fotos do rover MASCOT, que pousou recentemente na superfície do asteroide Ryugu, e ficaram completamente perplexos. Os dados obtidos apontam para uma quantidade extremamente baixa de poeira na superfície do …

Ossadas contam história de criança neandertal devorada por pássaro gigante da Idade do Gelo

Arqueólogos descobriram os restos humanos mais antigos já encontrados na Polónia. Análises posteriores revelaram pertencerem a uma criança neandertal que terá sido devorada por um pássaro gigante. Apesar de as ossadas terem sido recuperadas há já …

Cientistas descobrem de que são feitos os exoplanetas semelhantes à Terra

Investigadores da Universidade de Zurique analisaram a composição e estrutura de exoplanetas distantes usando ferramentas estatísticas. A sua análise indica se um planeta é parecido com a Terra, se é composto por rocha pura ou …

10% dos homens são daltónicos

Um em cada 10 homens sofre de daltonismo, uma perturbação caracterizada pela incapacidade de diferenciar todas ou algumas cores. O daltonismo, também conhecido como discromatopsia ou discromopsia, é uma perturbação da perceção visual caracterizada pela incapacidade …