A segurança do planeta já não depende das disquetes dos anos 70 do Pentágono

O Departamento de Defesa dos Estados Unidos deixou finalmente de usar disquetes de oito polegadas para coordenar as forças nucleares do país.

Desenvolvidos na década de 1960, os disquetes desapareceram do uso comum há várias décadas, mas continuam a ser o principal sistema de armazenamento de dados do Sistema Estratégico de Comando e Controlo Automatizado (SACCS), que coordena as operações dos mísseis e bombardeiros nucleares dos EUA.

Porém, desde junho que o SACCS mudou para uma “solução de armazenamento digital de estado sólido altamente segura”. O SACCS é uma das maneiras da força nuclear dos EUA de enviar mensagens entre centros de comando nuclear e o campo.

Inicialmente, a força nuclear dos EUA tinha planeado suspender o sistema até ao final de 2017, depois de um relatório do governo norte-americano ter levantado preocupações sobre o uso de tecnologia desatualizada no ano anterior.

O relatório, de acordo com o C4ISRNET, também pedia a modernização de vários outros terminais portáteis e de desktop, bem como “processadores de expansão de portas”. Não se sabe, porém, se esse trabalho foi concluído.

O sistema antiquado, que é executado num computador IBM Series/1 de 1970, tem as suas vantagens, de acordo com The Verge. É totalmente offline, por exemplo, por isso não poder ser alvo de ataques. O uso de tecnologia desatualizada do sistema ajuda a mantê-lo seguro. “Não se consegue invadir algo que não tem um endereço IP”, disse o coronel Jason Rossi ao C4isrnet. “É a idade que fornece essa segurança“.

No entanto, isso não compensa os desafios de manter um sistema tão antigo. O sistema antigo é cada vez mais difícil de manter. É necessário usar ferros de solda para consertar o equipamento antigo, porque não é possível trocar os componentes quando partem. De acordo com o IFLScience, os Estados Unidos gastam 61 mil milhões de dólares (equivalente a 54 mil milhões de euros) todos os anos para manter o sistema.

Segundo o The New York Times, a último disquete de oito polegadas foi fabricada há cinco anos, tornando-os cada vez mais difíceis de obter.

  ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Flamengo acelera compra do Tondela e planeia chegar à Champions em sete anos

O Flamengo quer concluir a compra do Tondela até ao final do ano e planeia levar o clube à Liga Europa dentro de quatro anos e à Champions dentro de sete a oito anos. Num modelo …

Há hospitais em "estado de calamidade" por todo o país

Os presidentes das secções regionais da Ordem dos Médicos consideram que a situação que o SNS ultrapassa atualmente não é nova e que é culpa da "ausência de liderança por parte da tutela". A situação de …

O internacional português Cristiano Ronaldo a festejar um golo.

"O Teatro dos Sonhos está a arder" e Ronaldo foi o piromaníaco da reviravolta

Cristiano Ronaldo fez o golo que deu a vitória ao Manchester United, esta quarta-feira, frente à Atalanta. Bruno Fernandes também esteve em destaque. O Manchester United recebeu e venceu a Atalanta por 3-2, num jogo que …

Restos mortais encontrados junto a pertences do namorado de Petito em parque da Flórida

O FBI divulgou esta quarta-feira que foram encontrados restos mortais junto a alguns pertences do namorado de Gabby Petito. Brian Laundrie continua desaparecido desde setembro. Segundo noticia a Reuters, a descoberta ocorreu no Parque Ambiental Myakkahatchee …

Costa arrasa modelo de leilão do 5G "inventado" pela Anacom: é o "pior possível"

O primeiro-ministro considerou esta quarta-feira que o modelo de leilão para a quinta geração de comunicações móveis (5G) “inventado pela Anacom” é o “pior possível”, razão pela qual está a provocar um “atraso imenso” ao …

Lope Martín: O marinheiro afro-português que "abriu" o Pacífico e foi apagado da História

Lope Martín foi um marinheiro afro-português, injustamente acusado de traição, que foi primeiro a navegar das Américas para a Ásia e voltar. Entre 1415 e 1543, uma série de conquistas foram feitas por Portugal em viagens …

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen

Estado de Direito na Polónia ameaça tornar cimeira da UE "numa das mais difíceis"

A situação do Estado de direito na Polónia ameaça perturbar uma cimeira que tem uma agenda oficial já muito carregada. Os líderes da União Europeia (UE) reúnem-se em Bruxelas numa cimeira com uma agenda preenchida, dominada …

Após (algumas) cedências e (muitas) recusas, Governo reúne-se para aprovar medidas saídas da Concertação

Algumas das medidas aprovadas pelo Governo são interpretadas como um piscar de olhos à Esquerda, de forma a aumentar as hipóteses de aprovação do Orçamento do Estado. Após a reunião de ontem da concertação social (que …

Paciente curada de cancro teve a infeção de covid-19 mais longa já registada

A paciente passou por um tratamento agressivo para curar um cancro considerado perigoso. Três anos depois a "covid crónica" bateu-lhe à porta. Tosse contínua e falta de ar foram os sinais vermelhos que alertaram a paciente …

O presidente da Rússia, Vladimir Putin

Putin dá uma semana de férias aos russos para travar pandemia

O Presidente russo, Vladimir Putin, deu uma semana de férias pagas à população, de 30 de outubro a 7 de novembro, para travar o avanço da pandemia de covid-19, que continua a agravar-se. "Neste momento, é …