Militar da GNR constituído arguido por suspeita de abuso de poder

O militar da GNR que, esta terça-feira, imobilizou um cidadão brasileiro na repartição das Finanças do Montijo, distrito de Setúbal, foi constituído arguido.

O Ministério Público constituiu como arguido o militar da GNR que aplicou um mata-leão a um cidadão brasileiro na repartição das Finanças do Montijo, avança o Expresso.

Segundo o semanário, o militar, que estava à civil na altura em que imobilizou o utente, foi indiciado pelo crime de abuso de poder e está a ser alvo de um processo disciplinar por parte da Inspeção Geral da Administração Interna.

O incidente ocorreu, esta terça-feira, quando Jair Costa decidiu fazer um vídeo com o telemóvel para se queixar do serviço das Finanças onde estava a ser atendido.

O elemento da GNR aparece nas imagens a imobilizar o brasileiro pelo pescoço, acabando este por ficar inconsciente. Este golpe é conhecido por provocar a asfixia e o homem só terá recuperado a consciência depois de receber algumas palmadas no rosto.

Jair Costa, que tinha sido detido, foi libertado no dia seguinte com termo de identidade e residência, a medida de coação mais leve. À chegada ao tribunal, o cidadão brasileiro diz que se sente “envergonhado, pois nunca pensou em passar por uma situação deste tipo”.

Na altura, a GNR também anunciou a abertura de um processo de inquérito para averiguar as circunstâncias da detenção, notando que o cidadão “teve uma atitude imprópria e ofensiva para com os funcionários” da repartição de Finanças.

No entanto, a manobra utilizada pelo militar poderá ter infringido as leis da própria Guarda Nacional Republicana, que proíbem o uso de força física dos seus agentes.

ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. no brasil com um comportamento daquela natureza era logo um tiro na cabeça, era o que merecia, mas como não estamos no brasil , a autoridade é que paga, só estão a favorecer os mal educados

RESPONDER

Cientistas descobrem os defeitos dentários que apodrecem os dentes

Os resultados deste novo estudo contribuem para o desenvolvimento de novos tratamentos para as cáries dentárias. Os investigadores capturaram o esmalte num detalhe sem precedentes. Uma equipa de investigadores está muito perto de descobrir aquilo que …

Balões da Google já "espalham" Internet nas vilas remotas do Quénia

Em 2013, surgiu a ideia de enviar balões para o Espaço próximo para conectar pessoas em locais do mundo sem Internet. A ideia, que parecia uma loucura, já é realidade. Depois de uma longa série de …

Descoberta nova espécie de dinossauro carnívoro em Portugal

Um novo género e espécie de dinossauro carnívoro terópode, cujos fósseis foram escavados em arribas dos concelhos de Torres Vedras e da Lourinhã, foi agora descrito na revista internacional "Journal of Vertebrate Paleontology" por paleontólogos …

The Crown. Afinal, vem aí uma sexta temporada

Peter Morgan, criador, produtor e argumentista de The Crown, anunciou esta quinta-feira (9), através do Twitter da plataforma de streaming Netflix, que a série britânica terá uma sexta temporada. “Quando começamos a discutir as histórias da …

Observatório Gaia revoluciona o rastreamento de asteroides

O observatório espacial Gaia da ESA é uma missão ambiciosa que tem o objetivo de construir um mapa tridimensional da nossa Galáxia, fazendo medições de alta precisão de mais de mil milhões de estrelas. No entanto, …

Tempestades de relâmpagos mataram 147 pessoas na Índia em apenas 10 dias

Tempestades de relâmpagos mataram 147 pessoas no estado de Bihar, no norte da Índia, no espaço de dez dias, noticia a AFP, que escreve que os números podem aumentar nos próximos tempos devido às alterações …

Investigação portuguesa descobriu 14 espécies marinhas com potencial para produção de antibióticos

Uma investigação conjunta da Universidade de Aveiro e da Universidade Católica descobriu 14 novas espécies e um género de fungos marinhos, com potencial para produção de antibióticos, revelou esta segunda-feira fonte académica. "Neste momento, estão a …

Impossíveis de cumprir. Directores preocupados com novas regras para as escolas

As orientações da Direcção Geral de Saúde (DGS) para as escolas com vista ao regresso das aulas presenciais, em Setembro, estão a preocupar os directores dos estabelecimentos de ensino. Isto porque as consideram impossíveis de …

Homicídios disparam na maioria das cidades norte-americanas durante a pandemia

O número de homicídios cometidos em solo norte-americano disparou na maioria das cidades do país na primeira metade de 2020, comparativamente com o mesmo período do ano passado, revela uma investigação do New York Times. …

Investigadores desenvolvem robô-cientista (e já descobriu um novo catalisador)

Uma equipa de cientistas da Universidade de Liverpool, no Reino Unido, construiu um robô-cientista móvel inteligente, que realiza experiências sem ajuda humana. O novo robô-cientista toma decisões sozinho e já descobriu um novo catalisador. Segundo a …