Milhares participam em Lisboa no “Dia de Luta” da CGTP

José Goulão / Wikimedia

foto: José Goulão / Wikimedia

foto: José Goulão / Wikimedia

Milhares de manifestantes, que vão participar na ação de luta da CGTP-IN, em Lisboa, estão concentrados no Cais do Sodré antes do desfile de protesto que vai terminar na Praça dos Restauradores.

À Praça Duque da Terceira, no Cais do Sodré, continuam ainda a chegar manifestantes que se juntam ao “dia de luta” da CGTP-IN, sendo que muitos trazem estandartes da intersindical e de vários sindicatos, havendo também bandeiras do Partido Comunista Português, do Bloco de Esquerda e do Movimento Ação Socialista, além de cartazes de organizações como a Associação de Combate à Precariedade e de símbolos nacionais.

“Estou aqui porque quero derrubar esta gente do governo”, disse à Lusa um manifestante que empunhava uma enorme bandeira nacional no meio da praça.

“Um ladrão terá sempre lugar na governação”, lê-se num cartaz nas mãos de um jovem frente à rua do Alecrim, junto a outro manifestante que transporta um pano onde se lê: “Esta sopa dos pobres cheira mesmo muito mal”. Ao lado, um homem leva vestido um disfarce de esqueleto simbolizando a “fome”.

O trânsito entre o Cais do Sodré e o Chiado, e depois no restante percurso, está condicionado e no local da concentração encontram-se agentes da PSP que controlam o movimento de automóveis junto ao rio Tejo.

A CGTP-IN promove hoje manifestações em todos os distritos do país em protesto contra o agravamento da austeridade e o empobrecimento da população e para exigir novas políticas económicas e sociais.

De acordo com a CGTP-IN, o “Dia Nacional de Luta Contra a Exploração e o Empobrecimento” tem como objetivo a defesa do emprego, o aumento dos salários, os direitos sociais e a contratação coletiva, a melhoria das condições de trabalho, as Funções Sociais do Estado e os serviços públicos.

A demissão do Governo, a convocação de eleições antecipadas, o cumprimento da Constituição da República e a Defesa do Regime Democrático são outras das reivindicações na base do protesto de hoje.

Em Lisboa, a intervenção de encerramento será proferida pelo secretário-geral da CGTP-IN, Arménio Carlos.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Júlio Isidro recebe Medalha de Mérito Cultural

O Governo atribuiu a Medalha de Mérito Cultural ao locutor e apresentador de televisão Júlio Isidro, realçando o “inestimável trabalho de uma vida dedicada” ao audiovisual. A entrega da Medalha de Mérito Cultural foi feita, num …

EUA. Mulher é detida após tentar construir uma bomba numa loja da Walmart

Uma norte-americana foi detida numa loja da Walmart, na Florida, Estados Unidos (EUA), após tentar construir uma bomba dentro do estabelecimento comercial. A mulher, que tinha uma criança consigo, foi identificada pelo segurança quando andava sem …

Simeone reitera confiança em João Félix. "Acreditamos totalmente nele"

O técnico do Atlético de Madrid, Diego Simeone, voltou a falar de João Félix esta sexta-feira, reiterando toda a confiança no avançado de 20 anos. "A Supertaça foi mais um passo de experiência para um rapaz …

Ensino Superior com mais concursos para professores em 2019

As instituições de Ensino Superior abriram, em 2019, mais 948 concursos para a carreira docente do que em 2018, anunciou, esta quinta-feira, o Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior. De acordo com uma nota do …

Paulo Gonçalves. Seguradoras atrasam autópsia e trasladação do corpo para Portugal

Paulo Gonçalves faleceu no domingo, aos 40 anos, na sequência de uma queda sofrida ao quilómetro 273 da sétima de 12 etapas do Rali Dakar. Exigências das seguradoras quanto a despistes toxicológicos ao corpo de Paulo …

Estivadores vão fazer greve em Setúbal e ameaçam fazer o mesmo em Lisboa

O Sindicato dos Estivadores e Atividade Logística (SEAL) revelou esta sexta-feira que vai entregar já na segunda-feira um pré-aviso de greve no Porto de Setúbal e ameaça fazer o mesmo no Porto de Lisboa. “Os trabalhadores …

Segundo maior diamante transforma-se em joias Louis Vuitton

Depois de cortado e polido, o segundo maior diamante da história será transformado numa coleção de joias da Louis Vuitton. A Lucara Diamond encontrou o diamante Sewelo, de 1.758 quilates, na sua mina do Botswana, no …

Filho do presidente da Câmara de Pedrógão Grande "sem memória" no caso da reconstrução de casas

O adjunto do presidente da Câmara de Pedrógão Grande, Telmo Alves, que também é filho do autarca, disse em Tribunal que desconhece o processo de reconstrução das casas ardidas no incêndio no concelho, em 2017, …

Joacine não está inscrita no congresso do Livre

De acordo com o semanário Expresso, a deputada única do Livre não se inscreveu na reunião magna do partido, que se realiza este fim de semana, em Lisboa. A deputada do Livre, Joacine Katar Moreira, e …

"Há condições para avançar" com o alargamento da ADSE

"Há condições para avançar" com o alargamento da ADSE aos contratos individuais do Estado e aos precários regularizados no PREVPAP, disse Alexandra Leitão, esta sexta-feira, no Parlamento. A ministra da Modernização do Estado e da Administração …