Milhares de milhões de pássaros desapareceram dos EUA

Um quarto de todos os pássaros dos EUA desapareceram desde 1970, segundo uma pesquisa publicada esta quinta-feira na revista Science, que dá conta de uma perda de biodiversidade contabilizada em 30% da população total de aves nos EUA.

Segundo um relatório das Nações Unidas, desde o mesmo ano, 60% dos vertebrados já desapareceram em cada uma das comunidades animais, representando a maior perda constatada em mais de 10 milhões de anos.

Os cientistas do Laboratório de Ornitologia de Cornell, em colaboração com o Instituto Geológico dos EUA, estabeleceram que os três mil milhões que desapareceram nos últimos 50 anos fazem parte de uma amostra de 529 espécies de pássaros, de acordo com o IFL Science.

Adrian Dokter, um dos co-autores do estudo, revelou que “é chocante”, especialmente pela velocidade da mudança: “acontece no período da vida de um humano”. O estudo concluiu em conjunto com dados de radares que as migrações noturnas, período em que a maioria das aves percorrem longas distâncias, caíram em 14% na última década.

Os pardais, melros, cotovias, estorninhos e tentilhões foram os que mais apresentaram quedas, e ainda assim são os mais comuns para os norte-americanos — 12 famílias de espécies acumulam o alarmante nível de 90% do total de perdas.

Os motivos para os desaparecimentos não fizeram parte do estudo, contudo os cientistas acreditam que a perda de habitat e o desenvolvimento das grandes cidades são os maiores responsáveis. Além disso, os gatos comem mais de 2,6 mil milhões de pássaros todos os anos.

O números recém-revelados são preocupantes, segundo os cientistas, já que os pássaros exercem importantes funções no meio ambiente, entre elas estão comer insetos, espalhar sementes, e, claro, ser também comida para outros animais. Mais importante ainda é o impacto das aves na agricultura, já que eles são controladores naturais de pestes simplesmente por serem a sua alimentação básica.

As aves de rapina, por outro lado, aumentaram em quantidade, muito provavelmente devido às políticas de preservação, concluiu o estudo. A espécie representante dos EUA, as águias carecas, estavam à beira de extinção, e agora apresentam crescimento positivo.

Entre as sugestões dos investigadores para prevenir morte de aves estão manter os gatos dentro das casas, instalar estores nas janelas e evitar pesticidas.

ZAP //

PARTILHAR

8 COMENTÁRIOS

  1. E se isto fosse só nos Estados Unidos! Aqui na minha aldeia até existe um local com nome de Casal da Cotovia que ficará para memória, pois há vários anos que não se vêm nem ouvem, tentilhões são raros, cucos este ano já não ouvi o seu canto, rolas igual, isto apenas para relembrar algumas das várias espécies que já desapareceram, outra bicharada como grilos e escorpiões está tudo no mínimo dos mínimos. Causas apontam-se várias mas soluções é que não existem nenhumas em qualquer parte do globo. Note-se que no caso das rolas existe agora uma espécie a que oiço chamar rolas turcas e que vão proliferando junto das aldeias mas o seu canto é diferente.

  2. De forma simples se percebe que aumenta a especie dominante e diminui o numero das outras especies.
    va lá caçadores, um esforço final e acabem o suplicio de vez.

    para finalizar:
    homem reproduz-te
    tenham filhos
    (muitos)

    • O que é que os caçadores têm a ver com o assunto? Nem sequer são mencionados na notícia! As espécies mencionadas nem sequer fazem parte da caça.

      Isso é só embirração de estimação. Vê lá se falaste nos gatinhos. Esses sim, estão lá na notícia. Não leste?

      • Viva,
        verdade, tens toda a razão,

        os gatos são parte do problema

        a mim parece-me que o denominador comum é o homem,

        eu vejo um ecossistema em desiquilibrio e nós homens somos a causa, caçadores incluidos (risos)

  3. – Com tantos químicos espalhados através dos chemtrails…
    – com tanta onda escalar lançada na atmosfera…
    – com tanta destruição dos habitats naturais através dos malditos incêndios…
    Impossível seria resistir e sobreviver…
    Esta é uma das questões que se resolve através da “Não Acção”. É evidente e de fácil solução…
    Assinado: Maria da Maia

    • Bolas pá! Não se faz!!! Eu aqui todo contente que ia dizer que se piraram antecipando a eleição do Trump e você antecipou-se… Não se faz!!!

RESPONDER

Descobertas filmagens inéditas de um centro de espionagem da II Guerra Mundial

Foi descoberta uma rara filmagem da instalação militar secreta Bletchley Park, no Reino Unido. Este centro de espionagem atuou durante a II Guerra Mundial e foi responsável por decifrar códigos alemães durante o período nazi. O …

Montezemolo revelou o sonho que Ayrton Senna não cumpriu

O antigo presidente da equipa da Ferrari, Luca di Montezemolo, revelou que o seu maior arrependimento foi não ter conseguido levar Ayrto Senna para a equipa. Em 1994, Ayrton Senna morreu de forma trágica quando perdeu o …

Friends: atores já terminaram as gravações do episódio especial

Ainda antes de os talk shows serem suspensos devido à COVID-19, Matt LeBlanc foi um dos convidados do The Kelly Clarkson Show, onde confirmou que as gravações do episódio especial de FRIENDS estavam concluídas. O programa …

YouTube remove vídeos com teoria da conspiração que liga covid-19 ao 5G

A onda de teorias falsas que ligam a pandemia da COVID-19 ao 5G levou a uma série de incidentes, incluindo ameaças a funcionários de operadoras e ataques a antenas de telecomunicações. Agora, o YouTube está …

Engenheiros construiram um ventilador caseiro. Pode servir como "último recurso"

Uma equipa de engenheiros da Universidade de Vanderbilt, nos Estados Unidos, construiu um ventilador caseiro que pode ser usado como último recurso. A pandemia de covid-19 continua a desafiar as comunidades médicas e uma das ameaças …

Sepultura de genocídio encontrada no Ruanda pode conter 30 mil corpos

No Ruanda, foi encontrada uma sepultura que pode conter 30 mil vítimas do genocídio no país em 1994. Cerca de 800 mil tutsis e hutus moderados foram assassinados. Mais de 25 anos depois de um genocídio …

Belenenses SAD entra parcialmente em lay-off

"A indústria do futebol está entre as mais atingidas pelos efeitos da pandemia", que provocou a suspensão de praticamente todas as provas futebolísticas, destaca o Belenenses SAD. O Belenenses SAD, da I Liga de futebol, entrou …

Dois milhões de máscaras furtadas em Espanha podem ter sido vendidas em Portugal

O equipamento médico e sanitário furtado está avaliado em cinco milhões de euros e terá sido adquirido por uma empresa portuguesa que conhecia a proveniência do material. Um empresário de Santiago de Compostela foi detido por, …

Facebook terá tentado comprar um software de espionagem em 2017

O Facebook tem estado envolvido em vários escândalos e o mais recente está relacionado com a alegada compra da ferramenta Pegasus, usada para hackear iPhones. A empresa de segurança informática NSO Group, responsável pela Pegasus, alega …

Primeiro-ministro espanhol diz que coronavírus desafia o futuro da UE. E fá-lo em sete idiomas

O primeiro-ministro espanhol Pedro Sánchez publicou no domingo um artigo em sete idiomas europeus, argumentando que o coronavírus pode ser a ruína da União europeia (UE) caso não sejam tomadas medidas mais drásticas para lidar …