Milhares de milhões de pássaros desapareceram dos EUA

Um quarto de todos os pássaros dos EUA desapareceram desde 1970, segundo uma pesquisa publicada esta quinta-feira na revista Science, que dá conta de uma perda de biodiversidade contabilizada em 30% da população total de aves nos EUA.

Segundo um relatório das Nações Unidas, desde o mesmo ano, 60% dos vertebrados já desapareceram em cada uma das comunidades animais, representando a maior perda constatada em mais de 10 milhões de anos.

Os cientistas do Laboratório de Ornitologia de Cornell, em colaboração com o Instituto Geológico dos EUA, estabeleceram que os três mil milhões que desapareceram nos últimos 50 anos fazem parte de uma amostra de 529 espécies de pássaros, de acordo com o IFL Science.

Adrian Dokter, um dos co-autores do estudo, revelou que “é chocante”, especialmente pela velocidade da mudança: “acontece no período da vida de um humano”. O estudo concluiu em conjunto com dados de radares que as migrações noturnas, período em que a maioria das aves percorrem longas distâncias, caíram em 14% na última década.

Os pardais, melros, cotovias, estorninhos e tentilhões foram os que mais apresentaram quedas, e ainda assim são os mais comuns para os norte-americanos — 12 famílias de espécies acumulam o alarmante nível de 90% do total de perdas.

Os motivos para os desaparecimentos não fizeram parte do estudo, contudo os cientistas acreditam que a perda de habitat e o desenvolvimento das grandes cidades são os maiores responsáveis. Além disso, os gatos comem mais de 2,6 mil milhões de pássaros todos os anos.

O números recém-revelados são preocupantes, segundo os cientistas, já que os pássaros exercem importantes funções no meio ambiente, entre elas estão comer insetos, espalhar sementes, e, claro, ser também comida para outros animais. Mais importante ainda é o impacto das aves na agricultura, já que eles são controladores naturais de pestes simplesmente por serem a sua alimentação básica.

As aves de rapina, por outro lado, aumentaram em quantidade, muito provavelmente devido às políticas de preservação, concluiu o estudo. A espécie representante dos EUA, as águias carecas, estavam à beira de extinção, e agora apresentam crescimento positivo.

Entre as sugestões dos investigadores para prevenir morte de aves estão manter os gatos dentro das casas, instalar estores nas janelas e evitar pesticidas.

ZAP //

PARTILHAR

8 COMENTÁRIOS

  1. E se isto fosse só nos Estados Unidos! Aqui na minha aldeia até existe um local com nome de Casal da Cotovia que ficará para memória, pois há vários anos que não se vêm nem ouvem, tentilhões são raros, cucos este ano já não ouvi o seu canto, rolas igual, isto apenas para relembrar algumas das várias espécies que já desapareceram, outra bicharada como grilos e escorpiões está tudo no mínimo dos mínimos. Causas apontam-se várias mas soluções é que não existem nenhumas em qualquer parte do globo. Note-se que no caso das rolas existe agora uma espécie a que oiço chamar rolas turcas e que vão proliferando junto das aldeias mas o seu canto é diferente.

  2. De forma simples se percebe que aumenta a especie dominante e diminui o numero das outras especies.
    va lá caçadores, um esforço final e acabem o suplicio de vez.

    para finalizar:
    homem reproduz-te
    tenham filhos
    (muitos)

    • O que é que os caçadores têm a ver com o assunto? Nem sequer são mencionados na notícia! As espécies mencionadas nem sequer fazem parte da caça.

      Isso é só embirração de estimação. Vê lá se falaste nos gatinhos. Esses sim, estão lá na notícia. Não leste?

      • Viva,
        verdade, tens toda a razão,

        os gatos são parte do problema

        a mim parece-me que o denominador comum é o homem,

        eu vejo um ecossistema em desiquilibrio e nós homens somos a causa, caçadores incluidos (risos)

  3. – Com tantos químicos espalhados através dos chemtrails…
    – com tanta onda escalar lançada na atmosfera…
    – com tanta destruição dos habitats naturais através dos malditos incêndios…
    Impossível seria resistir e sobreviver…
    Esta é uma das questões que se resolve através da “Não Acção”. É evidente e de fácil solução…
    Assinado: Maria da Maia

    • Bolas pá! Não se faz!!! Eu aqui todo contente que ia dizer que se piraram antecipando a eleição do Trump e você antecipou-se… Não se faz!!!

RESPONDER

O mar interno da misteriosa Encélado "grita" habitabilidade

Uma equipa de especialistas desenvolveu um novo modelo geoquímico que revela que o dióxido de carbono do interior de Encélado, lua de Saturno que abriga um oceano, pode ser controlado através de reações químicas no …

Os Simpsons podem ter previsto o surto do novo coronavírus da China

A série de televisão animada "Os Simpsons" é conhecida por ter feito profecias que, com o passar do tempo, se tornaram mesmo realidade. Agora, os fãs do programa parecem ter encontrado um episódio que prediz …

Identificada nova espécie de dinossauro que viveu há mais de 150 milhões de anos

Paleontólogos identificaram, nos Estados Unidos, uma nova espécie de dinossauro do género dos alossauros, que viveu há mais de 150 milhões de anos. A espécie, que tem o nome de Allosaurus jimmadseni, foi identificada a partir …

Escorpião com 436 milhões de anos foi dos primeiros animais a pisar a Terra

Cientistas descobriram um escorpião com 436 milhões de anos que terá sido um dos primeiros animais da Terra a migrar dos habitats aquáticos para os terrestres. Foram encontrados dois fósseis da espécie num antigo mar tropical …

Bruno de Carvalho disposto a liderar SAD do Sporting com Varandas

O ex-presidente do Sporting admitiu, esta sexta-feira, estar disposto a liderar a SAD do clube, mesmo com Frederico Varandas como presidente. No seu comentário semanal na Rádio Estádio, Bruno de Carvalho disse estar disposto a regressar …

A Inteligência Artificial teria resolvido o mistério da fuga de Alcatraz

Um programa de Inteligência Artificial (IA) poderia ter resolvido o mistério da fuga dos irmãos irmãos John e Clarence Anglin e Frank Morris da prisão de Alcatraz, que foi considerada uma das mais seguras dos …

Mais de 30 militares dos EUA ficaram com lesões cerebrais após ataque iraniano

Mais de 30 militares norte-americanos ficaram com lesões cerebrais traumáticas na sequência do ataque iraniano na base militar de Ain al-Assad, no Iraque. 34 militares norte-americanos ficaram com lesões cerebrais traumáticas na sequência do ataque levado …

Homem que torturou suspeitos de planear o 11 de setembro diz que o voltaria a fazer

James Mitchell torturou os cinco suspeitos de terem planeado o ataque de 11 de setembro de 2001. Em tribunal, disse que não tem remorsos e que o voltaria a fazer. James Mitchell foi o psicólogo responsável …

Belenenses e Belenenses SAD chegam a acordo para suspender ações judiciais

A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) anunciou, esta sexta-feira, que foi alcançada uma suspensão das ações judiciais entre o Belenenses e a Belenenses SAD. Em comunicado publicado na sua página oficial, a FPF informou que o …

Amazon quer que os clientes paguem com as mãos

A gigante tecnológica Amazon quer que os  clientes comprem e efetuem o pagamento com um aceno da mão em vez de passar um cartão numa máquina. De acordo com o Wall Street Journal, que cita fontes …