Milhares de milhões de pássaros desapareceram dos EUA

Um quarto de todos os pássaros dos EUA desapareceram desde 1970, segundo uma pesquisa publicada esta quinta-feira na revista Science, que dá conta de uma perda de biodiversidade contabilizada em 30% da população total de aves nos EUA.

Segundo um relatório das Nações Unidas, desde o mesmo ano, 60% dos vertebrados já desapareceram em cada uma das comunidades animais, representando a maior perda constatada em mais de 10 milhões de anos.

Os cientistas do Laboratório de Ornitologia de Cornell, em colaboração com o Instituto Geológico dos EUA, estabeleceram que os três mil milhões que desapareceram nos últimos 50 anos fazem parte de uma amostra de 529 espécies de pássaros, de acordo com o IFL Science.

Adrian Dokter, um dos co-autores do estudo, revelou que “é chocante”, especialmente pela velocidade da mudança: “acontece no período da vida de um humano”. O estudo concluiu em conjunto com dados de radares que as migrações noturnas, período em que a maioria das aves percorrem longas distâncias, caíram em 14% na última década.

Os pardais, melros, cotovias, estorninhos e tentilhões foram os que mais apresentaram quedas, e ainda assim são os mais comuns para os norte-americanos — 12 famílias de espécies acumulam o alarmante nível de 90% do total de perdas.

Os motivos para os desaparecimentos não fizeram parte do estudo, contudo os cientistas acreditam que a perda de habitat e o desenvolvimento das grandes cidades são os maiores responsáveis. Além disso, os gatos comem mais de 2,6 mil milhões de pássaros todos os anos.

O números recém-revelados são preocupantes, segundo os cientistas, já que os pássaros exercem importantes funções no meio ambiente, entre elas estão comer insetos, espalhar sementes, e, claro, ser também comida para outros animais. Mais importante ainda é o impacto das aves na agricultura, já que eles são controladores naturais de pestes simplesmente por serem a sua alimentação básica.

As aves de rapina, por outro lado, aumentaram em quantidade, muito provavelmente devido às políticas de preservação, concluiu o estudo. A espécie representante dos EUA, as águias carecas, estavam à beira de extinção, e agora apresentam crescimento positivo.

Entre as sugestões dos investigadores para prevenir morte de aves estão manter os gatos dentro das casas, instalar estores nas janelas e evitar pesticidas.

ZAP //

PARTILHAR

8 COMENTÁRIOS

  1. E se isto fosse só nos Estados Unidos! Aqui na minha aldeia até existe um local com nome de Casal da Cotovia que ficará para memória, pois há vários anos que não se vêm nem ouvem, tentilhões são raros, cucos este ano já não ouvi o seu canto, rolas igual, isto apenas para relembrar algumas das várias espécies que já desapareceram, outra bicharada como grilos e escorpiões está tudo no mínimo dos mínimos. Causas apontam-se várias mas soluções é que não existem nenhumas em qualquer parte do globo. Note-se que no caso das rolas existe agora uma espécie a que oiço chamar rolas turcas e que vão proliferando junto das aldeias mas o seu canto é diferente.

  2. De forma simples se percebe que aumenta a especie dominante e diminui o numero das outras especies.
    va lá caçadores, um esforço final e acabem o suplicio de vez.

    para finalizar:
    homem reproduz-te
    tenham filhos
    (muitos)

    • O que é que os caçadores têm a ver com o assunto? Nem sequer são mencionados na notícia! As espécies mencionadas nem sequer fazem parte da caça.

      Isso é só embirração de estimação. Vê lá se falaste nos gatinhos. Esses sim, estão lá na notícia. Não leste?

      • Viva,
        verdade, tens toda a razão,

        os gatos são parte do problema

        a mim parece-me que o denominador comum é o homem,

        eu vejo um ecossistema em desiquilibrio e nós homens somos a causa, caçadores incluidos (risos)

  3. – Com tantos químicos espalhados através dos chemtrails…
    – com tanta onda escalar lançada na atmosfera…
    – com tanta destruição dos habitats naturais através dos malditos incêndios…
    Impossível seria resistir e sobreviver…
    Esta é uma das questões que se resolve através da “Não Acção”. É evidente e de fácil solução…
    Assinado: Maria da Maia

    • Bolas pá! Não se faz!!! Eu aqui todo contente que ia dizer que se piraram antecipando a eleição do Trump e você antecipou-se… Não se faz!!!

RESPONDER

Há uma forma de reduzir erros na computação quântica (e já sabemos qual é)

Na computação quântica, assim como no trabalho em equipa, um pouco de diversidade pode ajudar a melhorar o resultado. Esta pode mesmo ser a chave para pôr fim aos erros na computação quântica. Ao contrário dos …

Coimbrões 0-5 FC Porto | Dragões goleiam e seguem em frente na Taça

O FC Porto venceu hoje o Coimbrões, por 5-0, em jogo da terceira eliminatória da Taça de Portugal que os «dragões» resolveram com três golos nos 12 minutos iniciais. Aproveitando a inexperiência e nervosismo da formação …

Produção de filmes em Hollywood é um inimigo silencioso do ambiente

Hollywood é casa para a maioria dos grandes filmes produzidos que estreiam nas salas de cinema espalhadas por todo o mundo. Contudo, consegue ser bastante prejudicial para o meio ambiente e, mais do que nunca, …

O escorbuto era uma doença comum entre piratas, mas pode estar de regresso

O número de casos de escorbuto no Reino Unido mais do que duplicou nos últimos anos. A desnutrição é um dos principais responsáveis pelo regresso desta doença. O escorbuto está em ascensão no Reino Unido e …

Dois veleiros robotizados vão medir alterações climáticas no Atlântico

Dois veleiros de navegação robotizada vão medir, durante os próximos quatro meses, a pegada das mudanças climáticas no oceano Atlântico e irão passar pela Madeira e Cabo Verde. A Plataforma Oceânica das Canárias (PLOCAN) libertou esta …

A educação científica está sob ataque legislativo nos Estados Unidos

São inúmeros os professores de ciências que trabalham diariamente nas escolas públicas dos Estados Unidos para garantir que os alunos estão equipados com o conhecimento teórico e prático necessário para enfrentar o futuro. No entanto, …

João Félix saiu lesionado com gravidade no jogo contra o Valência

João Félix, avançado português do Atlético de Madrid, saiu este sábado lesionado com "forte torção no tornozelo direito", ao minuto 78 do jogo contra o Valência, da nona jornada da Liga espanhola de futebol, disputado …

As traças ficaram mais escuras por causa da Revolução Industrial? Cientistas já sabem a resposta

No virar do século XIX, na Grã-Bretanha, traças de todo o país começaram a ficar gradualmente mais escuras em resposta à forte poluição provocada pela Revolução Industrial. A Revolução Industrial foi um período de grandes transformações …

Mais de mil médicos foram alvo de processos disciplinares. 45 foram condenados, nenhum foi expulso

Mais de 1.070 processos disciplinares a médicos foram abertos no ano passado pelos conselhos disciplinares da Ordem, tendo sido condenados 45, segundo dados este sábado divulgados. Segundo os dados da Ordem dos Médicos, os conselhos disciplinares …

Publicar no Instagram rende mais a Ronaldo do que jogar na Juve

As publicações pagas no Instagram rendem mais a Cristiano Ronaldo do que jogar na Juventus, revela um estudo do Buzz Bingo. O internacional português foi a personalidade mais bem paga neste rede social em 2018. De …