Milhares já assinaram petição para garantir independência das mulheres na Arábia Saudita

Quase 15 mil sauditas assinaram uma petição que pede o fim do sistema de tutela dos homens sobre as mulheres, que as obriga a pedir autorização para estudar, trabalhar ou sair do país.

A petição, dirigida ao rei Salman, pede que as mulheres sejam tratadas “como cidadãos de pleno direito” e que seja definida “uma idade a partir da qual elas sejam consideradas adultas e responsáveis pelos seus atos”, explicou à agência France-Presse a ativista Aziza Al-Yousef.

Yousef, professora universitária jubilada, disse ter tentado, sem êxito, entregar a petição no gabinete real na segunda-feira – e vai agora enviá-la por correio eletrónico, como pedido.

“Este não é um problema exclusivo de mulheres, também está a colocar pressão nos homens“, afirmou ao jornal The Guardian.

A campanha foi motivada pela divulgação de um relatório da Human Rights Watch, em julho, e tem sido partilhada na Internet através da hashtag #IAmMyOwnGuardian (sou a minha própria guardiã).

A Arábia Saudita concordou em abolir o sistema de tutela duas vezes, em 2009 e 2013, facilitando o acesso ao emprego e permitindo que as mulheres pudessem votar e ser eleitas para eleições autárquicas.

No entanto, as medidas continuaram a ser limitadas e a manter as mulheres muito dependentes dos homens.

De acordo com Hamid Khan, um especialista da Universidade da Carolina do Sul, vários membros da família real saudita apoiam a alteração do sistema de tutela.

“Muitos na família real acham que a medida atual é um pouco cansativa”, disse Khan.

O sistema de tutela atual determina que a mulher tenha de ter autorização de um guardião – um parente do sexo masculino como o pai, irmão, marido ou, no caso das viúvas, um filho – para estudar, trabalhar, abrir uma conta bancária, casar, submeter-se a determinados procedimentos médicos ou viajar.

A Arábia Saudita é um dos países do mundo que mais restrições impõem às mulheres e é o único onde estão proibidas de conduzir.

BZR, ZAP /Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Nicotina contribui para cancro do pulmão formar metástases no cérebro

A nicotina, uma substância não carcinogénica presente no tabaco, contribui para que o cancro no pulmão se dissemine no cérebro, formando metástases, concluiu um estudo publicado na revista Journal of Experimental Medicine. Uma equipa de investigadores …

Nas montanhas suíças, há quartos de hotel sem paredes nem teto

Dois artistas concetuais suíços criaram sete "quartos de hotel" ao ar livre, sem paredes nem teto, mas com vistas para as montanhas da Suíça e de Liechtenstein. A dupla suíça, os irmãos gémeos Frank e Patrik …

Risco de segunda vaga de covid-19 é alto em França

Um estudo publicado esta sexta-feira revela que a chamada "imunidade de grupo" está longe de ser alcançada em França. O risco de uma segunda vaga de covid-19 em França é "extremamente elevado", de acordo com um …

Desvendado mistério das cartas censuradas entre a rainha Maria Antonieta e o seu suposto amante

A natureza da relação entre a rainha Maria Antonieta e o conde sueco Axel de Fersen continua a intrigar os historiadores há mais de um século. Eram realmente amantes? Agora, graças a uma nova análise …

Ministra do Madagáscar afastada por querer gastar 1,8 milhões em rebuçados para disfarçar sabor de "Covid-Organics"

A ministra da Educação do Madagáscar foi destituída esta quinta-feira, depois de ter proposto gastar 1,8 milhões de euros em rebuçados, para distribuir em escolas e atenuar o sabor de uma infusão para a covid-19. A …

Santa Clara 3-2 SC Braga | Açorianos estreiam-se na nova casa com vitória sobre os minhotos

O Santa Clara venceu hoje o Sporting de Braga por 3-2, em jogo da 25.ª jornada da I Liga de futebol em que se assinalou também a estreia da Cidade do Futebol como palco de …

O maior e mais antigo monumento Maia já conhecido foi descoberto no México

O maior e mais antigo monumento já conhecido construído pela civilização Maia, batizado como Aguada Fénix, foi encontrado no sudeste do México. De acordo com o site New Scientist, o Aguada Fénix é uma enorme …

Twitter bloqueia vídeo de campanha de Donald Trump com tributo a George Floyd

O Twitter bloqueou um vídeo de tributo a George Floyd feito pela campanha de reeleição do Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. A rede social colocou um rótulo no vídeo da página da conta @TeamTrump, dizendo …

Depois da covid-19, poder haver uma outra doença respiratória à nossa espera

Com o desconfinamento, vamos gradualmente regressando ao normal, mas agora possivelmente com um novo inimigo. A doença dos legionários pode estar escondida nos edifícios que deixamos para trás. Surtos globais de coronavírus forçaram o encerramento de …

Apple está a seguir iPhones roubados das lojas durante os protestos nos EUA

Os iPhones que têm sido roubados das lojas da Apple durante os protestos contra a violência policial, nos Estados Unidos, foram desativados e estão a ser seguidos pela empresa. De acordo com a revista Newsweek, as …