Milhares já assinaram petição para garantir independência das mulheres na Arábia Saudita

Quase 15 mil sauditas assinaram uma petição que pede o fim do sistema de tutela dos homens sobre as mulheres, que as obriga a pedir autorização para estudar, trabalhar ou sair do país.

A petição, dirigida ao rei Salman, pede que as mulheres sejam tratadas “como cidadãos de pleno direito” e que seja definida “uma idade a partir da qual elas sejam consideradas adultas e responsáveis pelos seus atos”, explicou à agência France-Presse a ativista Aziza Al-Yousef.

Yousef, professora universitária jubilada, disse ter tentado, sem êxito, entregar a petição no gabinete real na segunda-feira – e vai agora enviá-la por correio eletrónico, como pedido.

“Este não é um problema exclusivo de mulheres, também está a colocar pressão nos homens“, afirmou ao jornal The Guardian.

A campanha foi motivada pela divulgação de um relatório da Human Rights Watch, em julho, e tem sido partilhada na Internet através da hashtag #IAmMyOwnGuardian (sou a minha própria guardiã).

A Arábia Saudita concordou em abolir o sistema de tutela duas vezes, em 2009 e 2013, facilitando o acesso ao emprego e permitindo que as mulheres pudessem votar e ser eleitas para eleições autárquicas.

No entanto, as medidas continuaram a ser limitadas e a manter as mulheres muito dependentes dos homens.

De acordo com Hamid Khan, um especialista da Universidade da Carolina do Sul, vários membros da família real saudita apoiam a alteração do sistema de tutela.

“Muitos na família real acham que a medida atual é um pouco cansativa”, disse Khan.

O sistema de tutela atual determina que a mulher tenha de ter autorização de um guardião – um parente do sexo masculino como o pai, irmão, marido ou, no caso das viúvas, um filho – para estudar, trabalhar, abrir uma conta bancária, casar, submeter-se a determinados procedimentos médicos ou viajar.

A Arábia Saudita é um dos países do mundo que mais restrições impõem às mulheres e é o único onde estão proibidas de conduzir.

BZR, ZAP /Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

PSD. Só 15,8% dos militantes poderiam votar se eleições diretas fossem hoje

A dois meses das eleições diretas no PSD, há hoje perto de 17.000 militantes com quotas em dia, que podem ser pagas até 22 de dezembro, de acordo com informação disponibilizada online pelo partido. Se as …

Hong Kong: Reforço policial, Parlamento suspenso e escolas fechadas

O Parlamento de Hong Kong foi suspenso, esta quarta-feira, e a segurança foi reforçada na cidade e nos campus universitários, com as escolas a fecharem num momento em que prosseguem os confrontos entre manifestantes e …

Debate quinzenal: Políticas de rendimento, Rio ao ataque com o lítio e a primeira vitória dos pequenos

Os debates quinzenais com o primeiro-ministro regressam esta quarta-feira. António Costa vai abrir o debate com uma intervenção sobre "políticas de rendimento", mas as atenções estão centradas na primeira vitória dos pequenos partidos. As políticas de …

Governo vai propor 635 euros para salário mínimo em 2020. Proposta não agrada patrões

Ana Mendes Godinho, ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, vai apresentar esta quarta-feira na Concertação Social a proposta de aumento para o salário mínimo nacional para 2020, com uma atualização de 35 euros. Esta quarta-feira, …

Novo alvo do Sporting consumia e traficava droga (e tentaram matá-lo seis vezes)

Michael, jogador de 23 anos do Goiás, é alvo do Sporting já neste mercado de transferências de inverno. O brasileiro teve uma adolescência marcada pelo consumo e tráfico de drogas. Aos 23 anos de idade, Michael …

O misterioso monstro Tully acabou de ficar ainda mais misterioso

Uma nova investigação desmente um anterior estudo que argumentava que Tully era um vertebrado. A verdadeira natureza desde "monstro" continua um mistério para a comunidade científica. De vez em quando, os cientistas descobrem fósseis que são …

Vítor Pereira condenado a oito meses de prisão com pena suspensa

O treinador português foi condenado, esta terça-feira, a oito meses de prisão com pena suspensa, na Grécia, por incitamento à violência. Vítor Pereira foi condenado pela justiça grega a oito meses de prisão, com pena suspensa, …

Hospital da Cruz Vermelha pode vir a ser vendido à Santa Casa da Misericórdia

A Cruz Vermelha Portuguesa quer vender o respetivo hospital, em Lisboa, e a Santa Casa da Misericórdia da capital está interessada na aquisição. A Cruz Vermelha acredita que a venda pode acontecer até ao final do …

Tribunal de recurso absolve Benfica de jogo à porta fechada

O Tribunal Judicial da Comarca de Lisboa absolveu o Benfica das penas de disputar um jogo à porta fechada e do pagamento de uma multa de 56.250 euros, pelo seu relacionamento com grupos organizados de …

Senadora da oposição declara-se Presidente interina da Bolívia. Morales fala no “golpe mais matreiro e nefasto da história”

A senadora da oposição Jeanine Áñez assumiu esta terça-feira a Presidência interina da Bolívia, depois da renúncia de Evo Morales, numa sessão parlamentar que decorreu sem a presença de representares do Movimento para o Socialismo. Segundo …