Milhares de gafanhotos invadiram Las Vegas. Praga deve prolongar-se durante semanas

Milhares de gafanhotos invadiram a cidade do estado americano do Nevada e os especialistas dizem que a praga deve prolongar-se durante semanas.

Na Strip, a mais famosa avenida da cidade de todos os excessos, as luzes dos casinos e hotéis funcionam como íman para os gafanhotos. Os insetos são atraídos pelas luzes ultravioletas, segundo a CNN.

A reportagem do New York Times deu conta de uma pirâmide, a do resort Luxor, envolvida em gafanhotos, numa associação de imagens com uma idêntica praga que atingiu o Antigo Egito, na Bíblia. O Luxor, recorda o jornal americano, tem uma poderosa coluna de luz, a Sky Beam, que pode ser vista por pilotos de aviões em Los Angeles, mas também é uma fonte apelativa para estes insetos.

https://twitter.com/sammywy/status/1154732276774662144

Segundo Jeff Lockwood, professor de ciências naturais e humanidades da Universidade de Wyoming, citado pelo NYT, que escreveu extensamente sobre gafanhotos, disse que a infestação não é motivo para alarme. “Provavelmente podemos culpar o Livro do Êxodo”, disse, referindo-se ao episódio bíblico. “Acho que este tipo de semente plantada na cultura e na mentalidade ocidentais sobre estes surtos são um pouco sombrios e perigosos.”

Os especialistas explicam que não há motivos para imaginar qualquer apocalipse bíblico, com a invasão destes gafanhotos de asas pálidas. “Eles não mordem, não picam. As pessoas não gostam deles, mas isso é compreensível”, apontou Jeff Knight, ouvido também pelo NYT. “Não são nem uma das espécies que consideramos um problema. Provavelmente não causarão danos nem num jardim.”

O ano excecionalmente húmido que Las Vegas tem vivido – a cidade superou mesmo a sua média anual de precipitação – explica a chegada destes insetos, que pertencem a uma espécie comum da família Acrididae, nativa dos desertos do oeste da América do Norte.

Mas esta não é a primeira vez que um bando de gafanhotos passa pela avenida. O gafanhoto de asas pálidas é uma espécie comum e, ocasionalmente, quando sua população fica muito grande, migram em massa para encontrar um novo lar. O especialista já viu isto pelo menos quatro ou cinco vezes nos seus 30 anos de carreira.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Crianças inspiram Lego a livrar-se de todas as embalagens de plástico

As peças da Lego podem acabar no oceano durante mais de mil anos, mas os fabricantes dinamarqueses estão a tentar tornar a empresa ecologicamente correta. Na sua última promessa, a Lego vai começar a usar sacos …

Uma cidade chamada "amianto" está a tentar mudar o nome (e a discussão tornou-se tóxica)

Há uma cidade no Canadá chamada Asbesto - um material de construção altamente tóxico. Os habitantes da cidade não estão felizes com este nome, mas a sua mudança também não está a ser fácil. De acordo …

FC Porto 3-1 Braga | Entrada de “dragão”

O FC Porto iniciou a defesa do título nacional com uma vitória importante sobre o Sporting de Braga por 3-1. Os minhotos marcaram primeiro no Dragão, por um ex-portista, mas os descontos do primeiro tempo foram …

Barco navega em forma de coração para agradecer aos habitantes da Nova Escócia

A escuna Bluenose II navegou de forma bastante original no último dia da temporada de 2020. A rota seguida criou a forma de um coração no porto de Lunenburg, na Nova Escócia. De acordo com o …

França bate recorde com 13.498 novos casos. Espanha não vai confinar

A França registou este sábado um recorde diário de casos de covid-19, com 13.498 novos infetados nas últimas 24 horas, anunciou a Agência Nacional de Saúde, acrescentando que, no mesmo período, morreram mais 26 pessoas. No …

Diogo Jota no Liverpool

O Liverpool oficializou hoje a contratação do futebolista internacional Diogo Jota, de 23 anos, num contrato “de longa duração”, sem especificar a duração. A imprensa inglesa tem adiantado que o jogador vai assinar por cinco épocas, …

Companhia aérea australiana oferece voos de 7 horas (para lugar nenhum)

A companhia aérea australiana Qantas anunciou recentemente planos para um voo panorâmico de sete horas que fará um loop gigante em Queensland e Gold Coast, New South Wales e os remotos centros do interior do …

Barack Obama vai publicar um livro de memórias (mas só depois da eleições de novembro)

O livro de memórias do antigo Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, só vai ser publicado depois das eleições presidenciais de novembro. Uma enxurrada de livros políticos chegou às prateleiras nas últimas semanas, no final da …

Confrontos em Londres entre polícia e opositores das restrições devido à pandemia

A polícia de Londres, Inglaterra, entrou hoje em confronto com manifestantes que protestavam contra as restrições que visam conter a disseminação do novo coronavírus. De acordo com a agência Associated Press (AP), os confrontos ocorreram quando …

Milhares infetados por bactéria após fuga em fábrica farmacêutica chinesa

Milhares de pessoas no noroeste da China contraíram uma doença bacteriana depois de uma fuga que causou um surto numa biofarmacêutica no ano passado. De acordo com a CNN, que cita relatos dos media locais, mais …