Milhares de euros em notas entupiram sanitas de Banco e restaurantes na Suíça

As autoridades suíças andam às voltas com um mistério surpreendente, depois de milhares de euros em notas terem entupido várias sanitas de espaços comerciais. Mas tudo começou na casa de banho da sala de cofres do Banco UBS.

Segundo o jornal Tribune de Genève, as primeiras notas de 500 euros foram encontradas na sanita da casa de banho da sala dos cofres do banco suíço UBS, em Genebra. Alguns dias mais tarde, foram encontradas notas nas casas de banho de vários estabelecimentos comerciais nas imediações do banco.

Eram tantas as notas de 500 euros, “cortadas metodicamente com uma tesoura” e encharcadas no fundo das sanitas, que estas ficaram entupidas – e foi mesmo preciso desmontar os vasos sanitários para as desentupir.

“A casas de banho dos homens estava completamente entupida. Havia dezenas de bocados de 500 euros à superfície das sanitas. A polícia chegou, selou as portas. Tirou impressões digitais por todo o lado”, conta um funcionário de um dos restaurantes afectados ao jornal helvético.

“Foi preciso, em passo de corrida, encontrar um picheleiro para partir a sanita. E ainda havia muito dinheiro no cano”, acrescenta a testemunha.

Estão em causa várias dezenas de milhares de euros, mas ninguém sabe a quantia exacta, nem a proveniência do dinheiro. Parece evidente que alguém tentou livrar-se das notas, mas falta saber quem e porquê.

O Ministério Público suíço já abriu um inquérito, e suspeita-se que possam estar em causa eventuais crimes de evasão fiscal ou de lavagem de dinheiro. Mas entre a população também se especula que podem ser notas falsas – ou mesmo a acção de um louco.

Para já, a principal pista das autoridades são duas mulheres espanholas, clientes do UBS, que terão sido filmadas pelo sistema de videovigilância do Banco junto às casas de banho da sala dos cofres.

O advogado das duas suspeitas já foi interrogado pela polícia suíça, sem que tenha ajudado a esclarecer o caso. O Tribune de Genève salienta que o advogado se apressou a oferecer-se para pagar os danos provocados pelo entupimento das sanitas, mas que não deu mais explicações.

SV, ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

RESPONDER

MP abre inquérito à morte de idoso que esperou três horas em ambulância em Portalegre

O Ministério Público (MP) abriu um inquérito sobre a morte de um idoso, de 87 anos, na passada segunda-feira, no hospital de Portalegre, depois de estar quase três horas numa ambulância. Questionada pela agência Lusa através …

AHRESP pede revogação da proibição de venda de bebidas em take away

A Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP) defendeu, na quarta-feira, a revogação da proibição da venda, no 'take away' de qualquer tipo de bebidas, alertando que o que se pretende impedir é …

Governo garante que Portugal terá todas as vacinas para cumprir plano de vacinação

O Ministério da Saúde garantiu que Portugal terá todas as vacinas necessárias para cumprir o plano de vacinação estabelecido, tendo já assegurado mais de 31 milhões de doses, suficientes para vacinar mais de 18 milhões …

Galp compromete-se a falar com cada um dos 401 trabalhadores da refinaria de Matosinhos

A petrolífera anunciou que irá realizar, entre fevereiro e março, conversas individuais com cada um dos 401 trabalhadores afetados pela decisão de fechar a refinaria de Matosinhos. No final de dezembro do ano passado, a …

RTP anuncia intérpretes do Festival da Canção 2021. Final acontece em estúdio sem público

A RTP anunciou, esta quarta-feira, os intérpretes e as 20 canções a concurso na edição deste ano do Festival da Canção. Na conferência de imprensa, decorrida online, ficou também a saber-se que a final do …

França disposta a reconhecer erros do passado colonial na Argélia

O Presidente francês Emmanuel Macron vai adotar "atos simbólicos" destinados a reconhecer os erros da era colonial francesa na Argélia, mas não está a considerar um pedido de "desculpas" oficial pretendido por Argel, indicou esta …

Sporting avança com nova proposta por Paulinho

O Sporting avançou com uma nova proposta pelo avançado português Paulinho, ao serviço do SC Braga, depois de as partes não terem conseguido chegar a acordo na janela de transferências do verão passado.  De acordo com …

Beatriz Freitas escolhida para presidente do Banco Português de Fomento

Beatriz Freitas, que já assegurava o cargo de forma interina, foi a escolhida para presidente executiva do Banco Português de Fomento (BPF). O jornal online ECO apurou, junto de vários fontes, que Beatriz Freitas foi a …

Pais com filhos até 12 anos já podem pedir apoio à Segurança Social

Os pais de crianças até aos 12 anos que tiverem de ficar em casa com os filhos devido ao encerramento das escolas já podem pedir o apoio excecional à família, segundo o Instituto da Segurança …

Políticas de Lagarde geram 245 milhões para a banca portuguesa

A estratégia do Banco Central Europeu (BCE) de combate ao impacto da pandemia na banca está a gerar ganhos de 4,8 mil milhões de euros para as instituições financeiras da Zona Euro, com Portugal do …