Milhares de euros em notas entupiram sanitas de Banco e restaurantes na Suíça

As autoridades suíças andam às voltas com um mistério surpreendente, depois de milhares de euros em notas terem entupido várias sanitas de espaços comerciais. Mas tudo começou na casa de banho da sala de cofres do Banco UBS.

Segundo o jornal Tribune de Genève, as primeiras notas de 500 euros foram encontradas na sanita da casa de banho da sala dos cofres do banco suíço UBS, em Genebra. Alguns dias mais tarde, foram encontradas notas nas casas de banho de vários estabelecimentos comerciais nas imediações do banco.

Eram tantas as notas de 500 euros, “cortadas metodicamente com uma tesoura” e encharcadas no fundo das sanitas, que estas ficaram entupidas – e foi mesmo preciso desmontar os vasos sanitários para as desentupir.

“A casas de banho dos homens estava completamente entupida. Havia dezenas de bocados de 500 euros à superfície das sanitas. A polícia chegou, selou as portas. Tirou impressões digitais por todo o lado”, conta um funcionário de um dos restaurantes afectados ao jornal helvético.

“Foi preciso, em passo de corrida, encontrar um picheleiro para partir a sanita. E ainda havia muito dinheiro no cano”, acrescenta a testemunha.

Estão em causa várias dezenas de milhares de euros, mas ninguém sabe a quantia exacta, nem a proveniência do dinheiro. Parece evidente que alguém tentou livrar-se das notas, mas falta saber quem e porquê.

O Ministério Público suíço já abriu um inquérito, e suspeita-se que possam estar em causa eventuais crimes de evasão fiscal ou de lavagem de dinheiro. Mas entre a população também se especula que podem ser notas falsas – ou mesmo a acção de um louco.

Para já, a principal pista das autoridades são duas mulheres espanholas, clientes do UBS, que terão sido filmadas pelo sistema de videovigilância do Banco junto às casas de banho da sala dos cofres.

O advogado das duas suspeitas já foi interrogado pela polícia suíça, sem que tenha ajudado a esclarecer o caso. O Tribune de Genève salienta que o advogado se apressou a oferecer-se para pagar os danos provocados pelo entupimento das sanitas, mas que não deu mais explicações.

SV, ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Depois da explosão, os protestos em Beirute. Manifestantes anti-Governo pedem mudança política urgente

Esta quinta-feira, dezenas de manifestantes foram dispersos com gás lacrimogéneo quando protestavam na sequência da explosão em Beirute, capital do Líbano, que provocou pelo menos 149 mortos, cinco mil feridos e a destruição de casas …

Em vez de flores, família de Fernanda Lapa pede donativos por Bruno Candé

A família da atriz, que faleceu esta quinta-feira, apela a que quem queira oferecer flores para o funeral faça antes um donativo para os herdeiros do ator Bruno Candé, que foi assassinado, em Lisboa. "A Família …

Orbán diz que todos os migrantes ilegais são potenciais "bombas biológicas"

O primeiro-ministro da Hungria, o ultranacionalista Viktor Orbán, defendeu esta sexta-feira que se deve impedir a chegada de imigrantes ilegais ao país porque estes são potenciais "bombas biológicas" devido à covid-19. Conhecido pelos seus discursos contra …

Donald Trump proíbe transações com empresa chinesa detentora do TikTok

Donald Trump assinou uma ordem executiva que proíbe as transações com a ByteDance no prazo de 45 dias e o Senado já aprovou o projeto de lei que proíbe o descarregamento e utilização da aplicação. …

Preocupado com os incêndios, Marcelo admite interromper férias. Ontem foi o pior dia

O Presidente da Repúblic disse esta quinta-feira que está a acompanhar a vaga de incêndios que assola o território continental e admitiu a possibilidade de interromper as férias no Porto Santo se a situação piorar. "É …

Portugal foi o "patinho feio", mas volta a estar em contraciclo com a Europa (por bons motivos)

Portugal destaca-se agora por apresentar uma tendência de redução de novos casos de infeção pelo novo coronavírus, ao contrário de outros países europeus. Quando o novo coronavírus começou a ganhar terreno no continente europeu, Portugal foi …

Kim Jong-un insiste que a Coreia do Norte travou o vírus, mas intensifica combate à covid-19

Kim Jong-un tem repetido várias vezes que a Coreia do norte "travou o vírus maligno", mas o reforço das medidas de combate à covid-19 e a canalização urgente de material médico e alimentos para Kaesong …

Novo Banco tinha autorização de Bruxelas para financiar venda de imóveis

A DG Comp da Comissão Europeia autorizou o Novo Banco a conceder crédito aos compradores do imobiliário vendido pela instituição. Quando o Novo Banco foi constituído, o acordo assinado entre a Direção Geral da Concorrência europeia …

Quase cinco meses depois, a Champions está de volta

A Liga dos Campeões é retomada esta sexta-feira, quase cinco meses depois da suspensão devido à pandemia de covid-19. Suspensa logo depois do jogo Leipzig-Tottenham, disputado a 11 de março, a prova milionária está de regresso …

Segunda vaga de covid-19 pode levar o desemprego aos 17,6%

Caso haja uma segunda vaga da pandemia de covid-19 em Portugal, a consultora EY estima que a taxa de desemprego possa atingir os 17,6% no final do ano. De acordo com a quarta edição do "Caderno …