Milhares de sapatos vão marchar pelo clima

Os manifestantes pelo ambiente vão ser “representados” pelos seus sapatos, no local da concentração, já que a Marcha Global pelo Clima, prevista para Paris, foi cancelada devido aos atentados, anunciou a organização.

A Avaaz, uma das organizadoras da iniciativa, apela a todos os que iriam participar na marcha marcada para domingo, em Paris, no dia do início da conferência das Nações Unidas para as alterações climáticas, para que adiram a uma ação simbólica e enviem um par de sapatos que serão dispostos na praça La Republique e nas ruas adjacentes.

Os sapatos representarão os pés de quem lá deveria estar a marchar. Serão centenas ou milhares de ‘sapatos marchantes’ – um par por cada um dos participantes que tinham manifestado intenção de estar presente”, diz a Avaaz.

A Marcha Global pelo Clima, que vai realizar-se em várias cidades do mundo, incluindo em Portugal, tinha o seu centro simbólico em Paris, onde, até 11 de dezembro, estarão 196 países a tentar encontrar um acordo para enfrentar as alterações climáticas.

No entanto, o alerta de segurança em consequência dos atentados de 13 de novembro, em Paris, que provocaram 130 mortos, levaram o Governo francês a cancelar as manifestações de domingo e de 12 de dezembro.

Apesar dos atentados, os chefes de Estado e de Governo mantiveram a sua participação e mais de 147 já confirmaram estar em Paris, na segunda-feira.

“Juntos, ainda podemos transmitir a mangnitude do nosso apelo com a maior ação de sempre pelo clima”, na praça La Republique, no “centro da conferência”, salienta a Avaaz.

Esta será a maneira de os defensores do ambiente “dizerem que o terror não vai nem pode silenciar o sonho coletivo de um planeta 100% limpo”.

Assim, “pega num par de sapatos, escreve o teu nome neles, decora ou preenche com a tua mensagem de esperança no futuro, e envia-os para ‘19 Rue Garibaldi, 93110 Montreuil“, é o pedido da Avaaz.

Todos os sapatos recolhidos serão depois doados a organizações não governamentais francesas, acrescenta.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Caso BPP. Ex-banqueiro João Rendeiro acusado de nova burla

O Ministério Público (MP) acusou o ex-presidente e fundador do BPP, João Rendeiro, de mais um crime de burla qualificada no caso BPP, segundo avança o Correio da Manhã. A acusação relaciona-se, de acordo com o …

EUA "confiscam" na Tailândia 200 mil máscaras que iam para a Alemanha

A polícia de Berlim, na Alemanha, encomendou 200 mil máscaras cirúrgicas a uma empresa americana. Porém, foram "confiscadas" em Banguecoque, na Tailândia, e desviadas para os Estados Unidos. O ministro do Interior de Berlim considerou o …

Valência chega a acordo com Diogo Leite. Saída do FC Porto estará quase consumada

O Valência tem 20 milhões de euros para oferecer ao FC Porto em troca do defesa-central Diogo Leite, com quem já terá chegado a acordo. De acordo com o jornal desportivo A Bola, Diogo Leite já …

Jornais espanhóis fazem boicote às "conferências-farsas" do Governo

Os jornais espanhóis, como o Libertad Digital, o El Mundo, o ABC e o Vozpópuli, estão a boicotar as conferências de imprensa do governo de Espanha, acusando-o de filtrar as perguntas dos meios de comunicação. Tudo começou …

Número diário de óbitos desce em Espanha. Mais um campo de refugiados grego em quarentena

Em Espanha, o número diário de óbitos por infeção de covid-19 tem mantido uma tendência de subida. Já na Alemanha, há menos casos, mas mais mortes. Espanha continua a manter a tendência de descida do número …

Trump diz que o pior está para vir (mas admite aliviar restrições para ir à missa na Páscoa)

Este sábado, o Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, admitiu que o pior ainda está para vir e que ainda “vai haver muitas mortes". Depois, disse que está a pensar aliviar as restrições para permitir …

Covid-19. Mais 754 casos de infeção e 29 mortes em Portugal

De acordo com o boletim epidemiológico divulgado pela Direção-Deral da Saúde (DGS) este domingo, há 11.278 infetados por covid-19 em Portugal e 295 óbitos. O número de infetados por covid-19 subiu, este domingo, para um total …

Inspetores do SEF suspeitos de assassinar ucraniano foram identificados em carta anónima

Os três inspetores do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) suspeitos de assassinar um ucraniano no aeroporto de Lisboa foram identificados numa carta anónima enviada à Polícia Judiciária (PJ). De acordo com o semanário Expresso, a …

Avião fretado pelo Estado aterra em Lisboa com 20 toneladas de equipamento médico

Um avião fretado pelo Estado português chegou este sábado a Lisboa com equipamento médico proveniente de Pequim, incluindo 144 ventiladores e máscaras de proteção respiratória, destinados ao Sistema Nacional de Saúde (SNS), informou a embaixada …

Marinha venezuelana divulga vídeo editado sobre colisão com cruzeiro português

A Marinha venezuelana divulgou, este sábado, um vídeo editado sobre a colisão entre o cruzeiro de bandeira portuguesa "Resolute" e uma embarcação da Marina da Venezuela, "Naiguatá GC-23", ocorrido a 30 de março. O vídeo, de …