Milhares de sapatos vão marchar pelo clima

Os manifestantes pelo ambiente vão ser “representados” pelos seus sapatos, no local da concentração, já que a Marcha Global pelo Clima, prevista para Paris, foi cancelada devido aos atentados, anunciou a organização.

A Avaaz, uma das organizadoras da iniciativa, apela a todos os que iriam participar na marcha marcada para domingo, em Paris, no dia do início da conferência das Nações Unidas para as alterações climáticas, para que adiram a uma ação simbólica e enviem um par de sapatos que serão dispostos na praça La Republique e nas ruas adjacentes.

Os sapatos representarão os pés de quem lá deveria estar a marchar. Serão centenas ou milhares de ‘sapatos marchantes’ – um par por cada um dos participantes que tinham manifestado intenção de estar presente”, diz a Avaaz.

A Marcha Global pelo Clima, que vai realizar-se em várias cidades do mundo, incluindo em Portugal, tinha o seu centro simbólico em Paris, onde, até 11 de dezembro, estarão 196 países a tentar encontrar um acordo para enfrentar as alterações climáticas.

No entanto, o alerta de segurança em consequência dos atentados de 13 de novembro, em Paris, que provocaram 130 mortos, levaram o Governo francês a cancelar as manifestações de domingo e de 12 de dezembro.

Apesar dos atentados, os chefes de Estado e de Governo mantiveram a sua participação e mais de 147 já confirmaram estar em Paris, na segunda-feira.

“Juntos, ainda podemos transmitir a mangnitude do nosso apelo com a maior ação de sempre pelo clima”, na praça La Republique, no “centro da conferência”, salienta a Avaaz.

Esta será a maneira de os defensores do ambiente “dizerem que o terror não vai nem pode silenciar o sonho coletivo de um planeta 100% limpo”.

Assim, “pega num par de sapatos, escreve o teu nome neles, decora ou preenche com a tua mensagem de esperança no futuro, e envia-os para ‘19 Rue Garibaldi, 93110 Montreuil“, é o pedido da Avaaz.

Todos os sapatos recolhidos serão depois doados a organizações não governamentais francesas, acrescenta.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.