Milão baniu temporariamente os carros para reduzir poluição

lkearney / Flickr

-

Uma cidade sem carros e poluição. É precisamente este o desejo de Milão, em Itália, que desde o início da semana, está a limitar a circulação de automóveis para lutar contra os altos níveis de poluição atmosférica.

Desde o início da semana, até esta quarta-feira, das 10h00 às 16h00, todos os automóveis privados, incluindo táxis, estiveram interditos de entrar na cidade, sujeitos a multas com valores exorbitantes.

Excluídos desta regra estiveram, claramente, os ciclistas, que têm percorrido as ruas de forma gratuita e sem qualquer tipo de trânsito.

Há, no entanto, quem tenha preferido os transportes públicos. Durante esta semana, na compra de um bilhete com o valor de 1,50€, é possível circular pela cidade durante todo o dia.

Segundo Pierfrancesco Maran, um dos responsáveis pelos transportes públicos da cidade italiana, no primeiro dia desta iniciativa, grande parte dos automobilistas respeitaram as regras e a cidade ganhou uma nova e “mágica atmosfera”, agora “experienciada a pé, de bicicleta ou de transportes públicos”.

Apesar de tudo, a medida tem sido vista como insuficiente. Muitas pessoas defendem que deviam existir mais incentivos para o uso dos transportes públicos, para desligar os sistemas de aquecimento das escolas durante as férias e pedir, igualmente, aos cidadãos para diminuir os níveis de aquecimento nas suas casas.

A falta de chuva e vento agravou os níveis de poluição em Itália, especialmente no norte do país e, desde então, algumas cidades italianas têm vindo a reunir esforços para limitar a circulação de automóveis.

Para além de Milão, também Roma e Pavia tomaram algumas medidas para travar esta anormal concentração de poluentes na atmosfera.

Na capital italiana, por exemplo, a circulação automóvel tem estado proibida em certos horários, nomeadamente, entre as 07h30 e as 12h30 e entre as 16h30 e as 20h30.

Os carros passam também a estar dependentes das matrículas, ou seja, os veículos com matrícula ímpar estão proibidos de circular num determinado dia e vice-versa.

ZAP / Shifter

PARTILHAR

RESPONDER

Em pânico, os norte-americanos estão a comprar pintainhos para lidar com a pandemia

Todo o mundo está a ser afetado pela pandemia de covid-19, tendo os norte-americanos, inicialmente, corrido aos supermercados para comprar o máximo de papel higiénico possível. Porém, agora, o produto é outro. De acordo com o …

20 anos depois, aldeias no Peru ainda sofrem com derrame de mercúrio

Em junho de 2000, um camião derramou mercúrio, da mina de ouro Yanacocha, a maior da América Latina, em três aldeias do Peru. 20 anos depois, os moradores ainda sofrem as consequências deste acidente. Quando Francisca …

Caso BPP. Ex-banqueiro João Rendeiro acusado de nova burla

O Ministério Público (MP) acusou o ex-presidente e fundador do BPP, João Rendeiro, de mais um crime de burla qualificada no caso BPP, segundo avança o Correio da Manhã. A acusação relaciona-se, de acordo com o …

EUA "confiscam" na Tailândia 200 mil máscaras que iam para a Alemanha

A polícia de Berlim, na Alemanha, encomendou 200 mil máscaras cirúrgicas a uma empresa americana. Porém, foram "confiscadas" em Banguecoque, na Tailândia, e desviadas para os Estados Unidos. O ministro do Interior de Berlim considerou o …

Valência chega a acordo com Diogo Leite. Saída do FC Porto estará quase consumada

O Valência tem 20 milhões de euros para oferecer ao FC Porto em troca do defesa-central Diogo Leite, com quem já terá chegado a acordo. De acordo com o jornal desportivo A Bola, Diogo Leite já …

Jornais espanhóis fazem boicote às "conferências-farsas" do Governo

Os jornais espanhóis, como o Libertad Digital, o El Mundo, o ABC e o Vozpópuli, estão a boicotar as conferências de imprensa do governo de Espanha, acusando-o de filtrar as perguntas dos meios de comunicação. Tudo começou …

Número diário de óbitos desce em Espanha. Mais um campo de refugiados grego em quarentena

Em Espanha, o número diário de óbitos por infeção de covid-19 tem mantido uma tendência de subida. Já na Alemanha, há menos casos, mas mais mortes. Espanha continua a manter a tendência de descida do número …

Trump diz que o pior está para vir (mas admite aliviar restrições para ir à missa na Páscoa)

Este sábado, o Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, admitiu que o pior ainda está para vir e que ainda “vai haver muitas mortes". Depois, disse que está a pensar aliviar as restrições para permitir …

Covid-19. Mais 754 casos de infeção e 29 mortes em Portugal

De acordo com o boletim epidemiológico divulgado pela Direção-Deral da Saúde (DGS) este domingo, há 11.278 infetados por covid-19 em Portugal e 295 óbitos. O número de infetados por covid-19 subiu, este domingo, para um total …

Inspetores do SEF suspeitos de assassinar ucraniano foram identificados em carta anónima

Os três inspetores do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) suspeitos de assassinar um ucraniano no aeroporto de Lisboa foram identificados numa carta anónima enviada à Polícia Judiciária (PJ). De acordo com o semanário Expresso, a …