Mil cegos voltam a ver graças ao youtuber com mais subscritores do mundo

Youtube

Mr. Beast

O youtuber Mr. Beast pagou a cirurgia às cataratas a mil pessoas cegas ou quase cegas, permitindo-lhes assim ver.

O youtuber, que tem mais de 130 milhões de seguidores, lançou um vídeo intitulado “1.000 pessoas cegas vêem pela primeira vez”, no qual relatou o antes e o depois dos pacientes que se submeterem à operação.

Em muitos casos, os pacientes – que não tinham condições financeiras para fazer a cirurgia – receberam até 10.000 euros.

Segundo o El Confidencial, estima-se que mais de 300 milhões de pessoas no mundo sofrem de algum tipo de deficiência visual. Destes, um grande número sofre de cataratas, um problema que pode ser resolvido com uma simples cirurgia, mas ao qual muitas pessoas não têm acesso devido à falta de recursos.

O oftalmologista e cirurgião Jeff Levenson foi o responsável pela primeira sessão de cirurgia, que teve lugar na cidade de Jacksonville, no estado norte-americano da Florida. O médico reconheceu que “metade dos cegos do mundo são pessoas que necessitam apenas de uma cirurgia de 10 minutos”.

À CNN, indicou que ele próprio fez uma cirurgia às cataratas, o que o levou a querer ajudar outras pessoas. “Nos dias e semanas após a minha própria cirurgia às cataratas, fiquei impressionado com o quão brilhante e belo e vívido era o mundo”, contou o especialista.

“Fiquei impressionado com a ideia de que há centenas de milhões, provavelmente 200 milhões de pessoas em todo o mundo, que são cegas ou quase cegas por causa de cataratas e que não têm acesso à cirurgia”, continuou.

Um dos colaboradores de Mr. Beast entrou em contacto com o médico e começaram a criar uma lista de pessoas pobres da região que precisavam da cirurgia. Operaram 40 pessoas num único dia, após 11 horas de trabalho.

Jeff Leverson colocou Mr. Beast em contacto com uma ONG que presta cuidados oftalmológicos gratuitos a pacientes necessitados em todo o mundo. Conseguiram operar pessoas na Jamaica, nas Honduras, na Namíbia, no Mexico, na Indonésia, no Brasil, no Vietname e no Quénia.

“Se Mr. Beast conseguir acender o rastilho, e se conseguirmos apoio governamental e privado, poderemos acabar com metade da cegueira do mundo. A muito baixo custo e cm ganhos incríveis em produtividade e potencial humano”, acrescentou o médico.

Mr. Beast já doou um avião privado, no valor de 2 milhões de euros, e criou um concurso onde deu 500 mil euros à última pessoa a sair de um círculo.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.