Miguel Relvas ao lado de Santana, Ferreira Leite apoia Rio

António Cotrim / Lusa

A ex-líder do PSD, e ex-ministra das Finanças, Manuela Ferreira Leite

O ex-ministro Adjunto e dos Assuntos Parlamentares declarou, sem rodeios, que apoia Santana Lopes. Já a ex-líder do partido diz que vê em Rui Rio um candidato com “uma credibilidade superior”.

Em entrevista à SIC Notícias, esta quinta-feira, o ex-ministro Adjunto e dos Assuntos Parlamentares, Miguel Relvas, defendeu que o PSD “necessita de ser recriado” e que o próximo líder tem que ter a capacidade de unir o partido, após a derrota nas autárquicas.

E, por isso, mesmo disse sem rodeios que apoia Santana Lopes na corrida à liderança. “A minha intuição vai no sentido de entender que Santana terá um resultado ganhador e positivo. Naturalmente que votarei em Santana Lopes“, declarou.

O antigo governante falou ainda de Passos Coelho como líder dos sociais-democratas, considerando que foi muito penalizado pelas políticas de austeridade do seu Governo.

“O Passos Coelho pós-governo foi muito marcado pelas condições em que teve de governar. Mas foi um grande primeiro-ministro e tem todas as condições para regressar ao partido, estar na vida política”, defendeu.

Por seu lado, a ex-presidente do PSD, Manuela Ferreira Leite, defendeu que “Rui Rio tem uma credibilidade superior à de Pedro Santana Lopes” para liderar o partido e apresentar-se como candidato a primeiro-ministro nas próximas legislativas.

“O Rui Rio tem bastantes mais condições porque tem uma imagem de credibilidade pelo seu percurso, não só no partido como na vida profissional”, sustentou a ex-ministra de Estado e das Finanças do executivo de Durão Barroso, no seu espaço de comentário na TVI24.

Ferreira Leite aproveitou para recordar que Santana Lopes já foi o candidato do PSD ao cargo de primeiro-ministro numa eleição em que “o engenheiro Sócrates teve maioria absoluta”.

“As pessoas que costumavam votar no PSD não lhe reconheceram essa credibilidade para ser primeiro-ministro”, lembrou a ex-ministra social-democrata, numa referência às eleições legislativas de 2005, que deram a primeira maioria absoluta ao PS.

Ferreira Leite admitiu que Santana pode ter mais popularidade no partido, mas considerou que Rui Rio tem, do ponto de vista do país, “uma imagem mais sólida” para desempenhar o cargo de primeiro-ministro.

A ex-ministra criticou a forma utilizada por Santana Lopes para anunciar a candidatura à liderança do PSD, no espaço de comentário que tem na SIC Notícias. “Em primeiro lugar, Pedro Santana Lopes nem começou muito bem. Fez o anúncio de que se candidatava num programa televisivo”, salientou.

Ferreira Leite admitiu que, para si, o anúncio de Santana foi “uma surpresa”, porque há um ano tinha sido reconduzido no cargo de provedor da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, uma instituição que considerou “importantíssima” e que, além do mais, atravessa uma “situação crítica” com a possibilidade de entrar no capital do Montepio.

Santana Lopes teria, segundo a ex-presidente social-democrata, a possibilidade de percecionar os problemas da Santa Casa, uma vez que é provedor há já alguns anos.

Quanto ao discurso de Rui Rio no lançamento da candidatura, na quarta-feira, em Aveiro, Manuela Ferreira Leite sublinhou que “marcou bem os pontos essenciais para o partido e o país”.

“A ideia de recentrar o partido, de o descolar da direita, desenvolver uma política mais social-democrata, de unir as pessoas, não haver a ideia de os velhos e os novos, a ideia de que todos são úteis”, foram alguns dos pontos do discurso de Rio.

Ferreira Leite frisou ainda que “o núcleo duro do PSD desapereceu” e é preciso recuperá-lo, estando Rui Rio em “melhores condições” para o fazer.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Europeias: PS quer fazer o mesmo na Europa, PSD lembra cataplana de Costa e BE pede para não ficar em casa

No dia em que ficou decidido quem seria o campeão nacional de futebol deste ano, a campanha eleitoral para as europeias abrandou, com os partidos a terminarem as iniciativas pelo final da tarde. O cabeça de …

Descobertas inscrições neolíticas com símbolos da realeza egípcia

Uma missão arqueológica do Ministério de Antiguidades de Egito descobriu perto da cidade de Assuão, no sul do país, as primeiras inscrições reais que remontam ao período neolítico. Este período começou há 12 mil anos e …

Já sabemos qual é o segredo para superar a inveja

De acordo com uma investigação recente, temos mais inveja da experiência de uma determinada pessoa antes de ter acontecido do que depois de já ter passado. O segredo está no tempo. Pesquisas anteriores mostraram que os …

Holanda é a vencedora da 64.ª edição da Eurovisão

A Holanda, que venceu pela última vez há 44 anos, foi o país que obteve maior pontuação (492 pontos), atribuída pelos espetadores de cada país e pelos júris nacionais dos 41 países que participaram na …

Primavera em Plutão: uma análise ao longo de 30 anos

Sempre que passa em frente de uma estrela, Plutão fornece informações preciosas sobre a sua atmosfera, preciosas porque as ocultações de Plutão são raras.  A investigação realizada por investigadores do Observatório de Paris, ao longo …

Os carros voadores podem fazer parte do transporte público de Paris em 5 anos

A operadora de transportes públicos RATP, que administra os serviços de autocarros, elétricos e metros em Paris, anunciou a sua parceria com a companhia aérea europeia Airbus para "estudar a viabilidade" de incorporar veículos voadores …

Porto vs Sporting | Dragões vencem clássico quente

O FC Porto fechou o campeonato com uma vitória, ao bater o Sporting por 2-1, no Dragão, conseguindo, por fim, derrotar um dos principais rivais na principal prova portuguesa de clubes esta temporada. O Sporting …

Uma das ilhas mais remotas do mundo está a afogar-se num mar de plástico

Localizada a mais de dois mil quilómetros da costa noroeste da Austrália, a ilha dos Cocos pode não ter muita população, mas lidera em termos de acumulação de plástico. De acordo com um estudo publicado na …

Benfica vs Santa Clara | Águia garante 37º título

O Benfica venceu o Santa Clara no Estádio da Luz, por 4-1, e sagrou-se campeão da Liga NOS 2018/19, o 37º título da História do emblema “encarnado”. Num jogo mais difícil do que o resultado …

Benfica é campeão nacional de futebol

O Benfica venceu o Santa Clara por 4-1 com golos de Seferovic (dois), João Félix e Rafa e é campeão nacional da temporada 2018/19. Ao vencer o 'nacional' de 1976/77, os 'encarnados' somaram, então, o quinto …