Miguel Pinto Lisboa foi eleito, este sábado, o novo presidente do Vitória de Guimarães, avança a imprensa portuguesa.
Os números ainda não são oficiais, mas as primeiras projeções indicam que o candidato de 47 anos da lista B terá vencido com 55% dos votos, sucedendo assim no cargo a Júlio Mendes.
“Agradeço aos vitorianos a confiança que depositaram na nossa equipa. O que prometemos é o que vamos cumprir. Será um mandato de máxima exigência. Fizemos uma campanha transparente e sem desvios. Deixo uma palavra às outras listas candidatas que não foram premiados e queremos chama-los a todos. Agora, só existe um Vitória e somos todos vitoriano”, afirmou Miguel Pinto Lisboa, em declarações citadas pelo jornal A Bola.
O presidente do Vitória SC, Júlio Mendes, e a restante direção do clube apresentaram a sua demissão no fim de maio. Júlio Mendes justificou a sua saída por “incapacidade” para gerir o clube “num permanente estado de guerrilha, intriga e insultos“.
As últimas eleições do clube foram há pouco mais de um ano e, desde então, a direção tem sido alvo de fortes críticas da oposição e de alguns adeptos.
“Um clube totalmente dividido entre os que estão a favor e contra a direção que agora cai”, disse em conferência de imprensa, explicando ainda que a falta de predisposição dos sócios em alterar os estatutos do clube não deu espaço à direção para cumprir os objetivos desportivos definidos.
O minhoto de 55 anos, que estava na presidência do clube há sete anos, queria dar mais poder aos acionistas, mas os sócios do clube não se mostraram a favor da alteração desse mesmo estatuto.
Durante esse período, o Vitória SC conquistou uma Taça de Portugal e conseguiu quatro apuramentos para as competições europeias. Esta temporada, os vitorianos ficaram no quinto posto do campeonato, garantindo a participação na 2ª pré-eliminatória da Liga Europa.