Midtjylland 0-4 Sporting | Pote apanha coroa na Dinamarca

Bo Amstrup / EPA

O seu a seu dono. O Sporting, melhor equipa que o Midtjylland, empatou na primeira mão, em Alvalade, a uma bola, num jogo em que não mostrou a diferença de qualidade entre os dois conjuntos.

Na segunda partida, na Dinamarca, os comandados de Rúben Amorim corrigiram esse facto com um desempenho autoritário, competente, que não deu hipóteses ao adversário. Sebastián Coates abriu o ativo, Pedro Gonçalves – grande exibição -, bisou e Stefan Gartenmann, com um autogolo caricato, fixaram o desfecho.

O “leão” está nos oitavos-de-final da Liga Europa.

O Midtjylland deu mostras de querer pegar no jogo e assumir as rédeas da partida, e conseguiu-o a espaços. Porém, pouco mais do que isso. Os “leões”, pouco afetados pelo resultado da primeira mão, mantiveram a calma, muita posse e os principais lances de ataque.

Ao quarto remate, terceiro enquadrado, o Sporting colocou-se mesmo na frente. Na sequência de um canto, muita confusão na área, o melhor que a defesa dinamarquesa conseguiu foi afastar… para a barra e Coates (21), na recarga, cabeceou para o 1-0, repetindo o feito de marcar, tal como fez em Alvalade.

Na altura do tento leonino os da casa não registavam qualquer remate e os lances de maior perigo continuaram a pertencer ao Sporting, que poderia ter chegado ao segundo golo aos 35 minutos.

Marcus Edwards isolou-se, tentou o chapéu, mas Jonas Lössl não foi na cantiga e intercetou a bola. E aos 39, o lateral do Midtjylland, Paulinho, viu segundo cartão amarelo e foi expulso, deixando o “leão” em superioridade numérica.

Pedro Gonçalves, com um GoalPoint Rating de 6.9, era o melhor na primeira parte e a ameaçar ao que veio a seguir.

E o que veio a seguir foi um golão. Aos 50 minutos, e depois de um adversário bloquear-lhe um cruzamento, “Pote” arrancou um pontapé de primeira, de excelente execução técnica, que colocou a bola junto ao poste esquerdo da baliza dinamarquesa. Um remate fantástico naquele que foi ponto alto do encontro e que deu um impulso decisivo para o triunfo luso.

Pedro Gonçalves fez o 3-0 aos 77 minutos, num remate que ainda desviou num defesa antes de entrar. Estava consumada a vitória leonina, mais do que justa, este sim um resultado que espelha a diferença de qualidade entre os dois conjuntos.

E os números finais contam precisamente essa história. Stefan Gartenmann, na tentativa de atrasar para o seu guarda-redes, que estava em zona lateral à baliza, acabou por fazer um autogolo que irá, certamente, correr Mundo.

Melhor em campo

De longe o melhor em campo. Pedro Gonçalves pode não ter marcado na primeira parte, mas já nessa altura mostrava estar em “dia sim”, em especial no passe, chegando ao descanso como melhor em campo.

E assim prosseguiu, terminando com um fantástico GoalPoint Rating de 9.8. Além dos dois golos – o primeiro de grande categoria -, “Pote” foi o mais rematador, com cinco disparos, três enquadrados, criou uma ocasião flagrante em quatro passes para finalização (máximo), realizou um passe de rutura e quatro passes super aproximativos. Estupendo.

Destaques do Midtjylland

Henrik Dalsgaard 6.4

Apesar da goleada, o melhor dos dinamarqueses foi um central. Dalsgaard fez três bloqueios de remate e um corte decisivo.

Destaques do Sporting

Gonçalo Inácio 7.3

Muito sólido, com dez ações defensivas, com destaque para três interceções, Inácio esteve muito bem no passe, com 60 completos em 66, e acumulou o máximo de ações com bola (90).

Coates 6.9

O uruguaio voltou a marcar, tal como havia feito em Alvalade, na primeira mão. Além disso ganhou dois de três duelos aéreos defensivas e fez cinco alívios.

Adán 6.2

Também o espanhol se redimiu do erro na primeira mão. Adán esteve seguro e realizou duas defesas, ambas a remates na sua grande área.

Paulinho 6.1

Desempenho virado para o coletivo. Com um só remate em todo o jogo, Paulinho recebeu sete passes progressivos e somou dois desarmes. Sofreu duas faltas, ambas em zona de perigo.

Arthur Gomes 5.9

O brasileiro esteve muito ativo no flanco esquerdo. Além de dois dribles completos em cinco, fez três desarmes e acumulou excelentes nove conduções progressivas e duas super progressivas.

St. Juste 5.7

Mais um jogo seguro do central, que errou apenas um de 72 passes (99% de eficácia) e somou 78 ações com bola. A nota poderia ter sido bem melhor se não tivesse desperdiçado uma ocasião flagrante.

Bellerín 5.7

Entrado para a segunda parte, o espanhol fez três desarmes, quatro recuperações de posse e uma condução super aproximativa.

Ugarte 5.7

O médio mais recuado do Sporting fixou o máximo de recuperações de posse do jogo (8), somou três desarmes e completou duas de cinco tentativas de drible.

Resumo do jogo

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.