Microsoft alerta para telefonemas falsos em nome da empresa

Javier Domínguez Ferreiro / Flickr

A gigante no ramo da tecnologia emitiu um comunicado através do Centro Nacional de Cibersegurança a dar conta da “continuação de telefonemas fraudulentos em nome da Microsoft.

A Microsoft alertou na passada sexta-feira para a “continuação de telefonemas fraudulentos” em nome da empresa, “à semelhança de alerta de 10 de janeiro de 2019”, com “articular aumento das denúncias” durante o dia 8 de fevereiro.

Através de um comunicado emitido no Centro Nacional de Cibersegurança, citado pelo Diário de Notícias, a gigante no ramo da tecnologia adianta que “tudo indica que esta campanha tem como objetivo o roubo de informações e/ou ataque de ransomware“.

“Os atacantes, através de telefonema, fazem passar-se por representantes da Microsoft, incentivando as vítimas a instalarem programas maliciosos no computador, de modo a poderem roubar informações e/ou cifrar conteúdos, eventualmente exigindo um resgate. Existe ainda uma forte possibilidade destes falsos “funcionários” da Microsoft acederem a detalhes de cartões de crédito através destes programas maliciosos”, acrescenta.

“Caso receba alguma chamada deste tipo, não responda às solicitações nem forneça qualquer dado pessoal. Deve ainda fazer queixa à autoridade judiciária ou ao órgão de polícia criminal competente”, aconselha a Microsoft.

Esta não é a primeira vez que este tipo de esquemas acontecem. Em 2015, a Polícia Judiciária lançou um alerta acerca de telefonemas falsos da Microsoft, que estavam a ser realizados em Portugal. Supostos funcionários da empresa americana incitavam as potenciais vítimas a descarregar malwares que poderiam resultar no roubo de informações privadas.

Os telefonemas eram realizados por falsos funcionários da Microsoft que se dirigem aos seus interlocutores em inglês e garantiam estar a resolver problemas técnicos. Em comunicado, a PJ explicou que estes telefonemas são realizados de modo aleatório e “pretendem fazer crer aos destinatários que um funcionário do departamento de segurança informática da Microsoft está a resolver problemas do seu computador pessoal”.

ZAP ZAP //

 

PARTILHAR

RESPONDER

FC Porto admite batalha legal com o Sporting devido ao caso Palhinha

Os azuis e brancos contestam a utilização de João Palhinha após o jogador ter sido suspenso ao somar cinco amarelos na Liga. O FC Porto admite uma batalha legal. O FC Porto está preparado para levar …

Supremo recusa levantar arresto de bens a Rui Rangel e Fátima Galante

O Supremo Tribunal de Justiça (STJ) rejeitou, esta quinta-feira, recursos dos ex-juízes, arguidos no processo "Operação Lex", que contestavam o arresto dos seus bens. No acórdão proferido, a que a agência Lusa teve acesso, o Supremo …

Portugueses a partir dos 60 anos vão ter segunda dose AstraZeneca

Após os casos de coágulos, a DGS só vai mudar o esquema vacinal aos mais jovens, sendo que população com mais de 60 anos que tomou a vacina da Astrazeneca irá receber a segunda dose …

Messi já tem uma decisão tomada em relação ao seu futuro

Andoni Zubizarreta, dirigente do Barcelona, garante que Lionel Messi já tomou uma decisão em relação ao seu futuro no clube, embora não saiba qual é. Depois da novela que foi a situação de Lionel Messi no …

Menos dinheiro para estradas e mais para as empresas. Governo apresenta a versão final do PRR

O Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) vai ser divulgado na sua versão final esta sexta-feira. Durante a manhã, será apresentado ao Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa. A apresentação do Plano de Recuperação e …

Os lobos de Yukon mudaram a dieta para sobreviver à extinção da Idade do Gelo

Os lobos cinzentos (Canis lupus) do território de Yukon, no Canadá, sobreviveram à extinção no final da última Idade do Gelo adaptando a sua dieta ao longo de milhares de anos. Os lobos cinzentos estão entre …

Termina esta sexta-feira 2.ª fase de adesão a medidas voluntárias na TAP

Termina esta sexta-feira a segunda e última fase de adesão a medidas voluntárias para os trabalhadores da TAP, depois de a companhia ter concedido mais uma semana aos colaboradores para analisarem as opções. A TAP anunciou …

EDP entrega aos deputados contratos das barragens, mas pede confidencialidade

Depois do pedido de esclarecimentos de alguns deputados, a EDP enviou ao Parlamento mais de 1500 páginas de documentos sobre os negócios das barragens, mas pediu confidencialidade.  A EDP já enviou ao Parlamento a sua resposta …

Tiroteio em armazém da FedEx nos EUA faz pelo menos oito mortos

Pelo menos oito pessoas morreram, esta quinta-feira à noite, no tiroteio ocorrido num armazém da empresa de serviços postais FedEx em Indianápolis, no estado norte-americano do Indiana. Segundo a porta-voz da polícia de Indianápolis, Genae Cook, …

Cientistas traduziram a estrutura de uma teia de aranha em música

Uma equipa de investigadores garante ter criado música a partir de uma teia de aranha. Os cientistas traduziram a estrutura de uma teia numa melodia — algo que pode ter aplicações que vão desde melhores …