Microsoft alerta para telefonemas falsos em nome da empresa

Javier Domínguez Ferreiro / Flickr

A gigante no ramo da tecnologia emitiu um comunicado através do Centro Nacional de Cibersegurança a dar conta da “continuação de telefonemas fraudulentos em nome da Microsoft.

A Microsoft alertou na passada sexta-feira para a “continuação de telefonemas fraudulentos” em nome da empresa, “à semelhança de alerta de 10 de janeiro de 2019”, com “articular aumento das denúncias” durante o dia 8 de fevereiro.

Através de um comunicado emitido no Centro Nacional de Cibersegurança, citado pelo Diário de Notícias, a gigante no ramo da tecnologia adianta que “tudo indica que esta campanha tem como objetivo o roubo de informações e/ou ataque de ransomware“.

“Os atacantes, através de telefonema, fazem passar-se por representantes da Microsoft, incentivando as vítimas a instalarem programas maliciosos no computador, de modo a poderem roubar informações e/ou cifrar conteúdos, eventualmente exigindo um resgate. Existe ainda uma forte possibilidade destes falsos “funcionários” da Microsoft acederem a detalhes de cartões de crédito através destes programas maliciosos”, acrescenta.

“Caso receba alguma chamada deste tipo, não responda às solicitações nem forneça qualquer dado pessoal. Deve ainda fazer queixa à autoridade judiciária ou ao órgão de polícia criminal competente”, aconselha a Microsoft.

Esta não é a primeira vez que este tipo de esquemas acontecem. Em 2015, a Polícia Judiciária lançou um alerta acerca de telefonemas falsos da Microsoft, que estavam a ser realizados em Portugal. Supostos funcionários da empresa americana incitavam as potenciais vítimas a descarregar malwares que poderiam resultar no roubo de informações privadas.

Os telefonemas eram realizados por falsos funcionários da Microsoft que se dirigem aos seus interlocutores em inglês e garantiam estar a resolver problemas técnicos. Em comunicado, a PJ explicou que estes telefonemas são realizados de modo aleatório e “pretendem fazer crer aos destinatários que um funcionário do departamento de segurança informática da Microsoft está a resolver problemas do seu computador pessoal”.

ZAP //

 

PARTILHAR

RESPONDER

Consumo moderado de álcool pode estar associado a um maior risco de cancro

Um novo estudo sugere que até mesmo o consumo leve ou moderado de álcool pode estar associado a um maior risco de cancro. No entanto, as conclusões não são consensuais na comunidade científica. Nem só o …

Fim da guerra comercial à vista. Estados Unidos e China chegam a acordo

Falta apenas a assinatura do presidente dos Estados Unidos para que o entendimento possa pôr um ponto final na guerra comercial entre os Estados Unidos e a China. De acordo com a Bloomberg, os negociadores …

Recuperados seis dos oito corpos das vítimas de erupção de vulcão na Nova Zelândia

Uma equipa militar neozelandesa recuperou esta sexta-feira seis dos oito corpos dos turistas que permaneciam desaparecidos após a erupção, na segunda-feira, do vulcão Whakaari, numa ilha desabitada da Nova Zelândia. A operação, que envolveu oito membros …

Plantas também "gritam" quando estão sob stress

À semelhança do que acontece com o Homem, algumas plantas também podem "gritar" quando enfrentam situações de stress, como a falta de água ou o corte do seu caule, concluíram cientistas da Universidade de Tel …

ESA declara guerra ao lixo espacial com um robô de quatro braços

https://vimeo.com/379011028 A Agência Espacial Europeia (ESA) acaba de assinar um contrato com a startup suíça ClearSpace para levar a cabo tarefas de limpeza de lixo orbital. Em comunicado, a agência espacial aponta que a empresa vai …

O "Asteróide do Apocalipse" está a cuspir rochas para o Espaço

A sonda OSIRIS-REx da NASA chegou ao Bennu, o "Asteróide do Apocalipse", em dezembro de 2018 e, apenas uma semana depois, descobriu algo incomum: o asteróide estava a lançar partículas para o Espaço. A câmara de …

Projeções dão vitória esmagadora de Boris Johnson

O partido Conservador venceu as eleições legislativas no Reino Unido com uma maioria absoluta de 368 deputados, segundo uma sondagem comum divulgada hoje pelas três estações televisivas britânicas BBC, ITV e Sky, segundo a qual …

Encontrada a obra de arte mais antiga da Humanidade

Um grupo de arqueólogos da universidade australiana de Griffith descobriu numa caverna na Indonésia a pintura rupestre de caça mais antiga do mundo, com cerca de 44 mil anos. A investigação, publicada na revista Nature, descreve …

Há uma petição para tornar o "Baby Yoda" num emoji

Mais de 18.500 pessoas assinaram uma petição online, na qual pedem à Apple que transforme o "Baby Yoda", uma das personagens da série The Mandalorian da plataforma de streaming Disney +, num emoji. A petição, …

Milagres e crucificação. Novo videojogo permite encarnar a pele de Jesus Cristo

Um novo videojogo permite aos jogadores viverem a vida de Jesus Cristo. Neste polémico jogo, poderá realizar alguns dos milagres mais célebres da bíblia e até combater contra Satanás. "I Am Jesus Christ" é um novo …