//

Microsoft alerta para telefonemas falsos em nome da empresa

Javier Domínguez Ferreiro / Flickr

A gigante no ramo da tecnologia emitiu um comunicado através do Centro Nacional de Cibersegurança a dar conta da “continuação de telefonemas fraudulentos em nome da Microsoft.

A Microsoft alertou na passada sexta-feira para a “continuação de telefonemas fraudulentos” em nome da empresa, “à semelhança de alerta de 10 de janeiro de 2019”, com “articular aumento das denúncias” durante o dia 8 de fevereiro.

Através de um comunicado emitido no Centro Nacional de Cibersegurança, citado pelo Diário de Notícias, a gigante no ramo da tecnologia adianta que “tudo indica que esta campanha tem como objetivo o roubo de informações e/ou ataque de ransomware“.

“Os atacantes, através de telefonema, fazem passar-se por representantes da Microsoft, incentivando as vítimas a instalarem programas maliciosos no computador, de modo a poderem roubar informações e/ou cifrar conteúdos, eventualmente exigindo um resgate. Existe ainda uma forte possibilidade destes falsos “funcionários” da Microsoft acederem a detalhes de cartões de crédito através destes programas maliciosos”, acrescenta.

“Caso receba alguma chamada deste tipo, não responda às solicitações nem forneça qualquer dado pessoal. Deve ainda fazer queixa à autoridade judiciária ou ao órgão de polícia criminal competente”, aconselha a Microsoft.

Esta não é a primeira vez que este tipo de esquemas acontecem. Em 2015, a Polícia Judiciária lançou um alerta acerca de telefonemas falsos da Microsoft, que estavam a ser realizados em Portugal. Supostos funcionários da empresa americana incitavam as potenciais vítimas a descarregar malwares que poderiam resultar no roubo de informações privadas.

Os telefonemas eram realizados por falsos funcionários da Microsoft que se dirigem aos seus interlocutores em inglês e garantiam estar a resolver problemas técnicos. Em comunicado, a PJ explicou que estes telefonemas são realizados de modo aleatório e “pretendem fazer crer aos destinatários que um funcionário do departamento de segurança informática da Microsoft está a resolver problemas do seu computador pessoal”.

ZAP //

 

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.