Microsoft está a substituir jornalistas por Inteligência Artificial

A Microsoft anunciou que não renovará os contratos com aproximadamente 50 empresas de notícias que trabalham no portal MSN, indicando que essas posições serão substituídas por Inteligência Artificial.

“Como todas as empresas, avaliamos os nossos negócios regularmente”, disse em comunicado um porta-voz da Microsoft, segundo avançou o Seattle Times, citado pelo Interesting Engineering. “Isso pode resultar num aumento de investimento em alguns setores e, de tempos em tempos, na remodelação de outros. Essas decisões não são resultado da atual pandemia”, acrescentou.

Os funcionários demitidos foram notificados na quarta-feira de que os seus serviços não seriam mais necessários depois de 30 de junho. Os criadores de notícias que trabalham a tempo inteiro para a empresa serão contratados. Os restantes serão dispensados.

Sob anonimato, alguns funcionários disseram ao Seattle Times que o MSN usará inteligência artificial para substituir o trabalho de produção que estes estavam a realizar, como identificar notícias relevantes e otimizar o seu conteúdo.

O MSM “está semi-automatizado há alguns meses, mas agora está a toda velocidade”, disse um dos entrevistados. “É desmoralizante pensar que as máquinas podem nos substituir, mas cá estamos”.

Ao Guardian, outro dos funcionários disse: “Passo todo o meu tempo a ler sobre como a automação e a Inteligência Artificial vão tomar os nossos empregos, e aqui estou eu. A Inteligência Artificial ficou com o meu trabalho”.

O mesmo entrevistado alertou que substituir os jornalistas por software é arriscado. Os humanos podem seguir as “diretrizes editoriais muito rígidas”, que garantem que os leitores não recebam conteúdo inapropriado, o que é particularmente preocupante no caso dos jovens. A Inteligência Artificial pode não conseguir reconhecer esse conteúdo.

Os jornalistas que trabalhavam no site da Microsoft não relatavam histórias originais, passando o seu trabalho pela selação de histórias produzidas por outros órgãos de notícias e pela edição do seu conteúdo.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Os jornaleiros em Portugal na sua maioria amantes do Karl Marx. Basta ver os artigos copy & paste de jornecos online. Sem contar que o site esquerda.net e entre outros tem artigos de opinião que depois é multiplicado como a grama, uma erva-daninha. Vamos ver muito da distopia de Orwell e do internacional comunismo espalhado em todos os “países”. E o aeiou é um meio de propaganda política a juntar aos outros….

RESPONDER

Abundância de metais raros aponta para uma estrela companheira desaparecida da supernova Cassiopeia A

Uma análise espectroscópica por astrofísicos do instituto RIKEN (Japão) sugere que a estrela massiva que explodiu para formar a supernova conhecida como Cassiopeia A provavelmente tinha uma estrela companheira que ainda não foi descoberta. Isto …

BMW vai começar a cobrar mensalidade pelo smart cruise e aquecedores de assentos

A BMW vai começar a cobrar uma mensalidade ou anuidade aos condutores por várias funcionalidades opcionais dos seus automóveis. Smart cruise, faróis inteligentes e aquecedores de assentos são algumas funções que passarão a ser cobradas periodicamente …

Uma boa higiene oral ajuda a travar a covid-19. Os especialistas explicam porquê

Especialistas espanhóis defendem que uma boa higiene oral ajuda a travar a covid-19, uma vez que o novo coronavírus se concentra inicialmente no nariz e boca, sendo também expelido através destas vias. "Na fase inicial …

"Muito angustiado". Papa diz sofrer com a transformação de Santa Sofia em mesquita

O Papa Francisco afirmou este domingo estar "muito angustiado" com a conversão, decidida pela Turquia, da antiga basílica de Santa Sofia numa mesquita, após a oração dominical do Angelus. “O mar leva o meu pensamento um …

Gestor de ativos norte-americano diz que o ouro é o "verdadeiro bitcoin" (e explica porquê)

Um gestor de ativos norte-americano disse, em entrevista à CNBC, que acredita que o outro é o "verdadeiro bitcoin" - e explicou porquê. O preço do ouro, "investimento-refúgio" racional para investidores em tempos de crise …

Fortuna de Jeff Bezos não pára de engordar. Acabou de atingir um novo recorde

A fortuna do fundador e CEO da Amazon, Jeff Bezzos, acaba de quebrar um novo recorde ao atingir os 182,6 mi milhões de dólares. Os números foram avançados esta semana pela revista Forbes, que detalha que …

Portugal não pode chegar ao inverno com a situação atual, alerta epidemiologista

Portugal corre o risco de não conseguir responder a um ressurgimento de casos de covid-19 no inverno, afirmou este sábado o médico de Saúde Pública Ricardo Mexia, considerando que o país não pode chegar a …

Pela primeira vez, nasceu um raro par de elefantes gémeos no Sri Lanka

Um raro par de elefantes gémeos foi encontrado num parque nacional no Sri Lanka. É a primeira vez que o país regista crias gémeas, que são extremamente raros em elefantes. Os dois animais, que terão entre …

Teste aos forcados e lotação reduzida. Publicadas as novas regras para as touradas

A temporada taurina retoma com praças com lotação de 50%, uma reivindicação do sector que viu este sábado ser publicada pela Inspeção-Geral das Atividades Culturais (IGAC) uma acualização às normas discutidas com a DGS. “O que …

Trump propôs "vender" Porto Rico após a passagem do furacão Maria, revela ex-funcionária

Elaine Duke, ex-secretária adjunta de Segurança Interna do presidente dos EUA disse que Donald Trump propôs "alienar" ou "vender" a Comunidade de Porto Rico depois de a ilha ser atingida pelo furação Maria, em 2017. "As …