Microsoft está a substituir jornalistas por Inteligência Artificial

A Microsoft anunciou que não renovará os contratos com aproximadamente 50 empresas de notícias que trabalham no portal MSN, indicando que essas posições serão substituídas por Inteligência Artificial.

“Como todas as empresas, avaliamos os nossos negócios regularmente”, disse em comunicado um porta-voz da Microsoft, segundo avançou o Seattle Times, citado pelo Interesting Engineering. “Isso pode resultar num aumento de investimento em alguns setores e, de tempos em tempos, na remodelação de outros. Essas decisões não são resultado da atual pandemia”, acrescentou.

Os funcionários demitidos foram notificados na quarta-feira de que os seus serviços não seriam mais necessários depois de 30 de junho. Os criadores de notícias que trabalham a tempo inteiro para a empresa serão contratados. Os restantes serão dispensados.

Sob anonimato, alguns funcionários disseram ao Seattle Times que o MSN usará inteligência artificial para substituir o trabalho de produção que estes estavam a realizar, como identificar notícias relevantes e otimizar o seu conteúdo.

O MSM “está semi-automatizado há alguns meses, mas agora está a toda velocidade”, disse um dos entrevistados. “É desmoralizante pensar que as máquinas podem nos substituir, mas cá estamos”.

Ao Guardian, outro dos funcionários disse: “Passo todo o meu tempo a ler sobre como a automação e a Inteligência Artificial vão tomar os nossos empregos, e aqui estou eu. A Inteligência Artificial ficou com o meu trabalho”.

O mesmo entrevistado alertou que substituir os jornalistas por software é arriscado. Os humanos podem seguir as “diretrizes editoriais muito rígidas”, que garantem que os leitores não recebam conteúdo inapropriado, o que é particularmente preocupante no caso dos jovens. A Inteligência Artificial pode não conseguir reconhecer esse conteúdo.

Os jornalistas que trabalhavam no site da Microsoft não relatavam histórias originais, passando o seu trabalho pela selação de histórias produzidas por outros órgãos de notícias e pela edição do seu conteúdo.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Os jornaleiros em Portugal na sua maioria amantes do Karl Marx. Basta ver os artigos copy & paste de jornecos online. Sem contar que o site esquerda.net e entre outros tem artigos de opinião que depois é multiplicado como a grama, uma erva-daninha. Vamos ver muito da distopia de Orwell e do internacional comunismo espalhado em todos os “países”. E o aeiou é um meio de propaganda política a juntar aos outros….

RESPONDER

Manchester City conquista título no sofá e com costela portuguesa. É o terceiro em quatro anos

O Manchester City garantiu esta terça-feira a conquista do seu sétimo título de campeão inglês de futebol, e terceiro em quatro anos, face ao desaire do Manchester United na receção ao Leicester (1-2), na 36.ª …

Venda da Groundforce pode ficar nas mãos do administrador de insolvência

A apreciação judicial do pedido de insolvência da Groundforce feito pela TAP ainda deverá demorar alguns meses. Até lá, o acionista maioritário terá de conseguir vender a sua parte, ou a decisão poderá passar para …

Estádio do Dragão vai receber final da Liga dos Campeões

O Estádio do Dragão, na cidade do Porto, vai ser o palco da final da Liga dos Campeões, entre Chelsea e Manchester City, agendada para 29 de maio. A hipótese de a cidade "Invicta" e o …

Ministério Público, viúva de Ihor e inspetores vão recorrer da sentença

Tanto o Ministério Público, como a viúva de Ihor Homeniuk e os inspetores do SEF, vão recorrer da decisão no caso da morte do ucraniano no aeroporto. Procuradora considera que penas foram demasiado leves. A decisão …

Entre a espada e a parede. Ministro do Ambiente de “olhos fechados“ em relação à agricultura intensiva

João Pedro Matos Fernandes, ministro do Ambiente, continua a fugir a perguntas sobre a expansão da área de estufas no Parque Natural do Sudoeste Alentejano, quando questionado em audição na comissão parlamentar de Ambiente sobre …

Uma questão de minutos. Os antigos romanos quase foram salvos da erupção do Vesúvio

Centenas de romanos antigos que fugiram da erupção do Vesúvio em 79 estavam a poucos minutos de serem resgatados num barco enviado pelo historiador Plínio, o Velho, quando morreram. Os esqueletos de 300 habitantes da cidade …

Regime de prevenção da corrupção isenta políticos e órgãos de soberania. Delação premiada gera críticas no PS

Os gabinetes dos principais órgãos políticos e de todos os órgãos de soberania, assim como o Banco de Portugal, vão ser excluídos do novo regime geral de prevenção da corrupção. De acordo com o jornal Público, …

”Pouco realista”. Banco de Portugal arrasa plano do Novo Banco para a dívida de Vieira

O Banco de Portugal considera que a reestruturação da dívida de Luís Filipe Vieira no Novo Banco é “pouco realista” e tem “pouca aderência à realidade”. A reestruturação da dívida do grupo de Luís Filipe Vieira …

Um treinador sem medo de errar e um plantel que pouco o fez. As razões para o título do Sporting

O Sporting sagrou-se, esta terça-feira, campeão nacional. Há várias figuras responsáveis pelo título dos 'leões', desde Rúben Amorim ao talentoso plantel. Apito final do Sporting CP-Boavista e os 'leões' voltam a conquistar o campeonato, 19 anos …

Identificada nova espécie de gato dente-de-sabre, uma das maiores de sempre

Usando técnicas detalhadas de comparação de fósseis, cientistas foram capazes de identificar uma nova espécie gigante de gato dente-de-sabre, que teria andado pela América do Norte entre há cinco e nove milhões de anos. De acordo …