/

Cientistas desenvolveram um microscópio tão poderoso que permite ver a luz a mover-se

Uma equipa de cientistas israelitas desenvolveu um poderoso microscópio eletrónico que fornece a imagem mais nítida já produzida da luz a mover-se dentro de materiais.

O último avanço no campo da ciência quântica é um microscópio poderoso capaz de registar o fluxo da luz. Este novo dispositivo permite a observação direta da luz dentro de um cristal fotónico, que captura a luz num padrão diferente a cada cor.

Ido Kaminer, professor do Instituto de Tecnologia de Israel, explicou que a equipa que liderou desenvolveu um microscópio eletrónico “que produz, em muitos aspetos, a melhor microscopia ótica de campo próximo do mundo”.

“Com o nosso microscópio, podemos alterar a cor e o ângulo da luz que ilumina qualquer amostra de nanomateriais e mapear as suas interações com eletrões, como demonstramos com cristais fotónicos”, adiantou o investigador.

Esta é a primeira vez que “conseguimos observar a dinâmica da luz enquanto está ‘presa’ em nanomateriais, em vez de dependermos de simulações computadorizadas”, acrescentou o engenheiro Kangpeng Wang, um dos autores do artigo científico, publicado no dia 3 de junho na Nature.

Este microscópio eletrónico de transmissão ultrarrápida pode trazer uma série de impactos no desenvolvimento de novos materiais para armazenar bits quânticos com maior estabilidade. Os investigadores destacam ainda que esta descoberta pode também melhorar a nitidez das cores nos smartphones e noutros tipos de telas.

Kaminer acredita que o microscópio quântico vai alcançar uma aplicação ainda mais ampla quando for usado em nanomateriais quânticos mais avançados. “Temos um microscópio de altíssima resolução e estamos a começar a explorar as próximas etapas”, disse ao The Times of Israel.

Uma das tecnologias mais avançadas para telas de smartphones e televisões é o QLED (baseada em pontos quânticos), que já permite um controlo mais preciso de contraste das cores em alta definição, como o 8K.

O desafio dos investigadores é descobrir como melhorar a qualidade destes minúsculos pontos quânticos em grandes superfícies e torná-los mais uniformes.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.