Os microplásticos já chegaram ao Monte Evereste (e a razão é inesperada)

Mariusz Potocki/National Geographic

Expedição da National Geographic ao Monte Evereste

Durante uma expedição da National Geographic, uma equipa de investigadores analisou amostras de neve e de pequenos rios, e encontrou evidências de poluição de microplásticos no Monte Evereste.

A equipa encontrou microplásticos a cerca de 8440 metros acima do mar, o que indica que estes resíduos conseguem chegar a locais do planeta extremamente altos. A pesquisa realizada foi publicada na revista One Earth a 20 de novembro.

De acordo com Imogen Napper, “o Monte Evereste foi descrito como o mais alto ferro-velho mundial”. A exploradora da National Geographic, e cientista da Universidade de Plymouth, é descrita pelos colegas como uma “detetive de plástico”, e considera que apesar dos “microplásticos não terem sido encontrados nas montanha antes, estes são muito persistentes e muito difíceis de remover”.

Os microplásticos são minúsculas partículas de plástico que provêm da decomposição de lixo maior e representam uma grande ameaça ecológica porque são facilmente consumidos por animais. Este tipo de resíduos são comuns no oceano, mas não são estudados com tanto cuidado em terra, especialmente em locais com grande altitude.

“Não sabia o que esperar dos resultados, mas surpreendeu-me encontrar microplásticos em cada amostra de neve que analisei. O Monte Evereste é um lugar que sempre considerei remoto. Saber que a poluição que causamos chega perto do topo da montanha mais alta do mundo é uma verdadeira revelação”, afirma a exploradora.

Enquanto alguns membros da equipa fizeram um trabalho de campo, e foram recolhendo pedaços de neve do Evereste durante a primavera de 2019, grande parte do trabalho foi também feito num laboratório a muitos quilómetros de distância, onde Napper e outros elementos analisaram as amostras.

Napper sublinha que “as amostras analisadas mostraram quantidades significativas de fibras de poliéster, acrílico, náilon e polipropileno”. A especialista refere que “este tipo materiais estão a ser cada vez mais usados ​​para fazer roupas para os alpinistas, portanto, suspeitamos que essa é a principal fonte de poluição, e não coisas como recipientes de comida e bebida”.

Como frisa o Phys, embora este estudo tenha demonstrado a presença de microplásticos no Monte Evereste, a melhor forma de limpar este tipo de poluição existente ainda não foi descoberta.

“Para já os esforços ambientais tendem a concentrar-se na redução, reutilização e reciclagem de maiores fontes de resíduos. Isso é importante, mas também precisamos de começar a focar-nos em soluções tecnológicas mais profundas com foco em microplásticos. Por exemplo, mudar o design do tecido e incorporar fibras naturais em vez de plástico quando possível”, sugere Napper.

Os investigadores esperam que este estudo ajude a esclarecer até que ponto a poluição do plástico prejudica todos os ecossistemas, e não apenas o oceano.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

André Ventura - Chega

Autárquicas serão "início do fim do reinado" de Costa. Em Moura, Ventura é apelidado de "fascista"

Esta sexta-feira à noite, em Moura, um grupo de pessoas juntou-se perto do comício de André Ventura, em protesto, apelidando o líder do Chega de "fascista". O líder do Chega, André Ventura, apresentava esta sexta-feira os …

Incêndios na Turquia chegam a zonas turísticas. Há suspeitas de mão criminosa

Os devastadores incêndios que se estão a fazer sentir na zona sul da costa da Turquia já fizeram pelo menos quatro mortes. Depois das ondas de calor mortais nas Américas, inundações na Europa e China e …

Sonae vende 24,99% da empresa que detém o Continente por 528 milhões de euros

O grupo Sonae acordou vender uma participação de 24,99% na Sonae MC, a proprietária dos supermercados Continente, por 528 milhões de euros, informou em comunicado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM). A alienação de …

Supertaça. Sporting e Sp. Braga defrontam-se 39 anos depois (e adeptos regressam aos estádios)

Sporting e Sp. Braga lutam este sábado pelo primeiro título da época (e os adeptos já vão estar na bancada). O encontro da 43.ª edição da supertaça Cândido de Oliveira está marcado para este sábado, …

Vacinação de crianças divide peritos. Mas sem a inoculação dos mais novos a imunidade pode não chegar

Na sexta-feira, a Direção-Geral de Saúde anunciou que recomenda que a vacinação contra a covid-19 de jovens dos 12 aos 15 anos com comorbilidades. No entanto, o tema está a gerar controvérsia e divide opiniões …

Governo com margem política para abdicar de 15% do Novo Banco

Em 2022, o Governo tem margem política para abdicar do direito de entrar como acionista no Novo Banco (NB), inicial­mente com uma participação de mais de 2%, mas que pode subir a 15%. Para já, nem …

Tóquio2020. Biles renuncia também às finais de salto e barras assimétricas

A ginasta norte-americana Simone Biles, que renunciou à final do concurso geral individual dos Jogos Olímpicos Tóquio2020, também não vai participar das finais de domingo de salto e barras assimétricas, informou esta sexta-feira a Federação …

Governo não pediu parecer à CNPD sobre as "bodycams" em polícias. Método vai "aumentar a transparência"

A proposta da nova lei da videovigilância, que vai permitir que os polícias passem a usar câmaras nos uniformes, já foi aprovada em Conselho de Ministros, mas ainda não chegou ao Parlamento. Também não foi …

Marcelo reuniu com Lula, mas não revela o teor da conversa. Presidente diz que visita é apenas de cariz cultural

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, disse sexta-feira à chegada a São Paulo que a cultura tem um "papel fundamental" na convergência entre Portugal e o Brasil, rejeitando que a agenda alargada de …

PSP abre processos disciplinares por uso indevido de farda em manifestação

A PSP abriu processos disciplinares, por uso indevido e incorreto do uniforme, a agentes que participaram em 21 de junho, em Lisboa, numa manifestação organizada pelo Movimento Zero, confirmou esta sexta-feira à Lusa o porta-voz, …