Os microplásticos já chegaram ao Monte Evereste (e a razão é inesperada)

Mariusz Potocki/National Geographic

Expedição da National Geographic ao Monte Evereste

Durante uma expedição da National Geographic, uma equipa de investigadores analisou amostras de neve e de pequenos rios, e encontrou evidências de poluição de microplásticos no Monte Evereste.

A equipa encontrou microplásticos a cerca de 8440 metros acima do mar, o que indica que estes resíduos conseguem chegar a locais do planeta extremamente altos. A pesquisa realizada foi publicada na revista One Earth a 20 de novembro.

De acordo com Imogen Napper, “o Monte Evereste foi descrito como o mais alto ferro-velho mundial”. A exploradora da National Geographic, e cientista da Universidade de Plymouth, é descrita pelos colegas como uma “detetive de plástico”, e considera que apesar dos “microplásticos não terem sido encontrados nas montanha antes, estes são muito persistentes e muito difíceis de remover”.

Os microplásticos são minúsculas partículas de plástico que provêm da decomposição de lixo maior e representam uma grande ameaça ecológica porque são facilmente consumidos por animais. Este tipo de resíduos são comuns no oceano, mas não são estudados com tanto cuidado em terra, especialmente em locais com grande altitude.

“Não sabia o que esperar dos resultados, mas surpreendeu-me encontrar microplásticos em cada amostra de neve que analisei. O Monte Evereste é um lugar que sempre considerei remoto. Saber que a poluição que causamos chega perto do topo da montanha mais alta do mundo é uma verdadeira revelação”, afirma a exploradora.

Enquanto alguns membros da equipa fizeram um trabalho de campo, e foram recolhendo pedaços de neve do Evereste durante a primavera de 2019, grande parte do trabalho foi também feito num laboratório a muitos quilómetros de distância, onde Napper e outros elementos analisaram as amostras.

Napper sublinha que “as amostras analisadas mostraram quantidades significativas de fibras de poliéster, acrílico, náilon e polipropileno”. A especialista refere que “este tipo materiais estão a ser cada vez mais usados ​​para fazer roupas para os alpinistas, portanto, suspeitamos que essa é a principal fonte de poluição, e não coisas como recipientes de comida e bebida”.

Como frisa o Phys, embora este estudo tenha demonstrado a presença de microplásticos no Monte Evereste, a melhor forma de limpar este tipo de poluição existente ainda não foi descoberta.

“Para já os esforços ambientais tendem a concentrar-se na redução, reutilização e reciclagem de maiores fontes de resíduos. Isso é importante, mas também precisamos de começar a focar-nos em soluções tecnológicas mais profundas com foco em microplásticos. Por exemplo, mudar o design do tecido e incorporar fibras naturais em vez de plástico quando possível”, sugere Napper.

Os investigadores esperam que este estudo ajude a esclarecer até que ponto a poluição do plástico prejudica todos os ecossistemas, e não apenas o oceano.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Ataque de Sócrates ao PS é uma "tremenda injustiça". Costa não é um "traidor", diz Ana Catarina Mendes

A líder parlamentar do PS, Ana Catarina Mendes, criticou as declarações de José Sócrates que, em resposta a Fernando Medina, atacou a direção do partido. Em entrevista à TVI, na noite desta quarta-feira, José Sócrates respondeu …

Guardiola iguala recorde de Mourinho na Liga dos Campeões

Pep Guardiola igualou o recorde de presenças nas meias-finais da Liga dos Campeões. O espanhol tem agora as mesmas oito presenças de José Mourinho. Há muito tempo que Pep Guardiola enfrentava dificuldades nos quartos de final …

Responsável pela acusação da Operação Marquês fica fora da lista de promoções do MP

O procurador Rosário Teixeira, responsável pela acusação da Operação Marquês, não figura entre os candidatos da lista de promoções do Ministério Público — e já recorreu da decisão. O Conselho Superior do Ministério Público (CSMP) aprovou …

Investigação a ligações entre PJ e Doyen só ouviu 2 testemunhas antes de ser arquivada

A investigação a alegadas ligações entre um inspetor da PJ e representantes da Doyen, foi arquivada após apenas terem sido ouvidas duas testemunhas. A denúncia sobre estas alegadas ligações chegou da então eurodeputada Ana Gomes. Foi …

Depois de Benfica e Sporting, Beto também interessa ao FC Porto

Depois do interesse de Benfica e Sporting, o FC Porto também está atento a Beto, o avançado do Portimonense que tem dado cartas esta temporada. Se pensava que esta ia ser uma corrida de dois cavalos …

Depois de uma emergência a contragosto, decidem-se as medidas para a 3.ª fase do desconfinamento

Esta quinta-feira, o Conselho de Ministro decide se o desconfinamento avança na próxima segunda-feira. Em causa está o avanço da terceira fase como previsto, a estagnação dos concelhos de maior risco na segunda fase ou …

"O culpado sou eu". Abel Ferreira perde Supertaça sul-americana nos penáltis

O Palmeiras, de Abel Ferreira, falhou na quarta-feira a conquista da Supertaça sul-americana de futebol, ao perder com o Defensa y Justicia no desempate por grandes penalidades (3-4), depois do desaire por 2-1 nos 120 …

Podem ter sido encontradas as pegadas de Neandertal mais antigas da Europa

Há cerca de 100 mil anos, uma grande família de Neandertais caminhou ao longo de uma praia naquilo que hoje é o sul de Espanha. Tal como qualquer criança que se preze, os mais novos …

Biden e Merkel pedem a retirada de militares russos (mas já há navios dos EUA a caminho)

Um dia depois de a Rússia anunciar que estava a realizar "exercícios militares" perto da fronteira ucraniana, a Ucrânia indicou também estar a proceder a manobras militares. Joe Biden e Angela Merkel apelaram esta quarta-feira …

Crónica ZAP - Nota Artística por Nuno Miguel Teixeira

Nota artística: FC Porto com baliza tão longe...no Irão

https://soundcloud.com/nuno-teixeira-264830877/chelsea-0-1-fc-porto-o-musical Tu, que estás aí desse lado, admite: nunca tinhas ouvido estes acordes: Eu apresento: é o hino oficial da Liga dos Campeões, a competição mais mediática de clubes no futebol. E é nessa competição que continuava …