Michelle Obama diz que Trump é racista e semeia “o medo e a confusão”

1

Peter Foley / EPA

A ex-primeira-dama dos Estados Unidos criticou, esta terça-feira, o atual Presidente, acusando-o de ser “racista” e de semear “o medo e a confusão”.

“O que o Presidente está a fazer é claramente errado, é moralmente errado e, sim, é racista”, disse Michele Obama, referindo-se à onda de manifestações contra a violência policial, que Donald Trump classificou como “terrorismo interno”.

“Apenas numa pequena parte das manifestações houve violência”, afirmou a ex-primeira-dama, numa mensagem vídeo em que apela aos norte-americanos para se mobilizarem em torno do candidato democrata Joe Biden.

Joe Biden, disse Michele Obama, é um líder que tem “o coração, a experiência e o temperamento necessários para conduzir” a América a “melhores dias”. Perante as “mentiras” de Donald Trump e as “conspirações repetidas continuamente”, até “as pessoas razoáveis podem ter medo”, acrescentou, salientando que “a única coisa em que este Presidente é bom é em usar o medo, a confusão, e a espalhar mentiras para vencer”.

No final de agosto, na convenção republicana, Trump disse que se “a esquerda chegar ao poder, vai acabar com os subúrbios residenciais”, acusando os democratas de defenderem “os anarquistas, agitadores, desordeiros” e aqueles que “queimam a bandeira”.

“Imaginem o que é estar sob suspeita desde o dia em que nasceram só por causa da cor da pele”, argumentou a mulher do primeiro Presidente negro da história dos Estados Unidos, numa mensagem dirigidas aos indecisos para as eleições que se realizam no início de novembro.

Racismo, medo, divisão. Essas são armas poderosas que podem destruir uma nação se não os atacarmos pela frente”, sustentou.

Esta terça-feira, a líder dos democratas no Congresso, Nancy Pelosi, também acusou Trump de colocar o proveito próprio à frente do interesse do país, depois de o chefe de Estado ter anunciado a suspensão das negociações para o pacote de estímulo económico.

“Mais uma vez, o Presidente Trump mostrou a verdadeira face: colocar o seu interesse à frente do do país, com a plena cumplicidade dos parlamentares republicanos”, criticou Pelosi, em comunicado citado pela agência France-Presse.

O republicano anunciou a suspensão, até às Presidenciais de 3 de novembro, das negociações com os democratas do pacote de estímulo económico do país, destinado a responder aos efeitos da pandemia. Pelosi acrescentou que esta decisão demonstra que, “obviamente, a Casa Branca está uma bagunça”.

Em vez das negociações, Trump pediu ao líder do Senado, o republicano Mitch McConnell, para trabalhar “a tempo inteiro” na aprovação da sua nomeada para o Supremo Tribunal dos Estados Unidos, a magistrada Amy Coney Barrett.

ZAP // Lusa

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.